A inserção na rotina escolar

 

A inserção na rotina escolar, tal qual ela se apresenta, com toda complexidade relacionada a aprendizagem, aos conteúdos, a indisciplina dos estudantes,a violência a qual eles estão submetidos (quer sejam familiar ou social), os seus conflitos e desejos, a falta de motivação, as dificuldades dos professores e de infra-estrutura das escolas e muitos outros desafios, proporcionam uma vivência ímpar aos futuros professores.

 

Etapas na inserção na escola no PIBID Biologia - 1 

A  inserção na escola acontece em etapas  sucessivas e gradativas, cuja duração exata depende de cada um dos pibidianos. O estudante ao ingressar no PIBID BIOLOGIA-1  inicia participando das reuniões reflexivas  e desenvolvendo atividades na UFPR por um período variável de 1 à 2 meses. Após isso passa para uma etapa de adaptação e  observação na turma que ele irá acompanhar na escola. Após algumas aulas nesta atividade, o pibidiano  sentido-se preparado,  passa a realizar atividades de monitoria. A monitoria consiste em ações, em sala de aula, de suporte aos alunos e ao supervisor. Após um período, que também é variável e depende de cada pibidiano, ela passa a planejar e ministrar aulas isoladas. Este período também é variável  depende do crescimento do pibidiano enquanto futuro docente. Uma vez sentindo-se preparado,  o pibidiano  passa então a planejar a aplicar unidades didáticas inteiras, incluindo a avaliação. Esta última fase normal manete tem acontecido no segundo ano de d participação  do PIBID. Durante todas as etapas as supervisoras e a coordenadora avaliam o estudante no sentido de perceber se ele está preparado para etapa seguinte.  

 

A importância da inserção na escola

A inserção na escola  promove o desenvolvimento de habilidades e competências no professor a partir de suas próprias experiências.   Sem dúvida, entre as demais que o grupo já desenvolve, esta é de uma riqueza incomparável e infinitas possibilidades na formação docente. Na rotina da escola, dentro do horário regular, os pibidianos criam estratégias e atividades na busca de soluções para a aprendizagem, a desmotivação, as dificuldades de relacionamento e as angústias dos alunos. Propõem e aplicam aulas dentro dos assuntos previstos no planejamento escolar, totalmente imersos na  rotina escolar,  estratégias inovadoras e factíveis. Portanto, estão se preparando para o que irão, de fato, encontrar na sua rotina profissional. 

 

O vínculo com os alunos da escola

Os pibidinaos acompanham uma turma por um período de tempo considerável, e assim estabelecem um vínculo professor/aluno que os desperta para a sua responsabilidade enquanto futuro profissional da educação, e mais, para a sua própria cidadania e a sua função no formação cidadã de seus alunos. Individualmente, em duplas ou triplas os  pibidianos acompanham, ao longo do ano, uma turma específica. Este acompanhamento acontece de forma mais espaçada em determinados períodos do ano  nos quais os pibidianos desenvolvem  outras atividades do projeto, e semanalmente, de forma contínua, por  pelo menos um  semestre.  Participam com a professora da disciplina no planejamento do ano letivo e do planejamento das  atividades bimestrais ou semestrais, dentre as quais desenvolvem as aulas, teóricas e práticas.

O ' Ser Professor' em 2016

No decorrer do ano 2016, a semelhança do que aconteceu  nos anos anteriores, ficou evidente o quanto esta atividade contribui para o desenvolvimento das aptidões necessárias a um professor, o quanto amadureceu os pibidianos, o quanto permitiu que eles próprios avaliassem a sua prática educativa. A sua imersão no “ser professor”e a responsabilidade  que assumiram diante de “suas” turmas  foi de tal  ordem  que  ficava patente o desconforto  dos mesmos quando outras atividades os impediam  de ir a escola.

 

 

Série Número de turmas Número de alunos Aulas

7o ano do Ensino Fundamental

1 30

Aula Teórica - Arachnida e Crustacea

Aula Teórico-Prática - Fungos

8o ano do Ensino Fundamental 

2

2

 

1

60

60

 

30

Aula Teórica - Aedes aegypti e doenças relacionadas

Aula Prática - Pesagem dos Alimentos

Aula Teórico-Prática - Alimentação Saudável e Distúrbios Alimentares

9o ano do Ensino Fundamental

 

1

4

-

 

2

 

1

1

-

 

20

100

-

 

50

 

20

20

Aula Prática - Jogo das Ligações Químicas

Aula Prática - Reações Químicas

Aula Prática - pH - As mil cores do Repolho Roxo

Aula Tórico-Prática - Ácido, base, pH e reação de neutralização

Aula Teórico-Prática - Aedes Aegypti

Aula Teórica - Covalência e Eletrovalência

Aula Teórica - Ácidos e Base

1a série do  Ensino Médio

1

2

30

65

 

Aula Teórico-Prática - Mitose e Meiose

Aula Prática  - Extração do DNA

 

 

2a série do  Ensino Médio

 

2

 

60

Aula Teórico-Prática - Histologia Vegetal

Aula Teórico-Prática - Porifera e Cnidaria 

Aula Prática - Características de Gimnosperma e Angiosperma

Aula Prática - Fermentação

Aula Teórica - Sistema Reprodutor Masculino

Aula Teórica - Sistema Reprodutor Feminino

Aula Teórica - DST's e Diversidade Sexual

3a  série do Ensino Médio

-

1

 

1

1

 

2

 

6

 

6

6

 

60

Aula Teórico-Prática - Relações Ecológicas

Aula Teórica de Revisão - Ecologia Básica

Aula Teórica de Revisão - Genética

Aula Teórica - Sustentabilidade

Aula Prática - Fermentação

       
       
       
       
       

 

 

7o ano do Ensino Fundamental 

Aula Teórica - Arachnida e Crustacea

Aula Teórico-Prática - Fungos

8o ano do Ensino Fundamental 

Aula Teórica - Aedes aegypti e doenças relacionadas

Aula Prática - Pesagem dos Alimentos

Aula Teórico-Prática - Alimentação Saudável e Distúrbios Alimentares

9o ano do Ensino Fundamental 

Aula Prática - Jogo das Ligações Químicas

Aula Prática - Reações Químicas

Aula Prática - pH - As mil cores do Repolho Roxo

Aula Tórico-Prática - Ácido, base, pH e reação de neutralização

Aula Teórico-Prática - Aedes Aegypti

Aula Teórica - Covalência e Eletrovalência

Aula Teórica - Ácidos e Base

1a série do Ensino Médio

2a série do  Ensino Médio

Aula Teórico-Prática - Histologia Vegetal

Aula Teórico-Prática - Porifera e Cnidaria 

Aula Prática - Características de Gimnosperma e Angiosperma

3a  série do Ensino Médio

Aula Teórico-Prática - Relações Ecológicas

Aula Teórica de Revisão - Ecologia Básica

Aula Teórica de Revisão - Genética

Aula Teórica - Sustentabilidade