Apresentação da Unidade Didática

A presente unidade didática tem um tempo estimado de aplicação de 9 aulas de 50 minutos e uma visita ao museu de anatomia da UFPR. Esse tempo pode ser estendido para melhor compreensão do conteúdo por parte dos alunos, mas é recomendado não encurtar a matéria para evitar um ensino superficial e largado para os estudantes.

Objetivo geral da Unidade

Ao final dessa unidade os alunos deverão ser capazes de compreender a importância dos diversos tecidos e tipos celulares animais, suas estruturas e funções,  integrá-los entre si e aos organismos e relacioná-los com situações do dia-a-dia.

Conteúdos

  • Distinção entre seres uni e multicelulares;
  • O que é um tecido?;
  • Importância dos tecidos para os organismos multicelulares;
  • Estrutura e função dos tecidos epiteliais;
  • Diferenciação dos tecidos epiteliais dos demais tecidos;
  • Introdução às especialização das células epiteliais;
  • Tecido epitelial glandular e de revestimento; 
  • Estrutura e funções dos tecidos conjuntivos proprimente dito, adiposo, cartilaginoso, ósseo e hematopoiético;
  • Estrutura das células musculares lisas, estriadas esqueléticas e musculares;
  • Organização dos tecidos musculares;
  • Mecanismo da contração muscular;
  • Células constituintes do tecido nervoso;
  • Sistema nervoso central e periférico;
  • Propagação do impulso nervoso;​

Estrutura da Unidade Didática

A presente unidade didática é composta por 9 aulas de 50 minutos, incluindo avaliação e um trabalho realizado pelos alunos. Segue-se uma breve descrição das aulas desta unidade. Os roteiros detalhados das aulas podem ser acessados nos  links iabaixo.

1- Introdução à histologia

Essa aula tem como objetivo criar condições de aprendizagem para que o estudante preceba a importância dos tecidos nas suas vidas  e em que organismos vivos os tecidos se encontram. Ao final da aula tem uma parte prática, utilizando o microscópio, com lâminas de cada um dos tipos de tecido encontrados no corpo humano. Durante a parte prática foi distribuiído um roteiro para que os alunos acompanhessem o andar da aula.

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2- Tecidos Epiteliais

O conteúdo de tecido epitelial é divido em duas aulas, a primeira é teórica com todo o conteúdo de tecido epitelial, a segunda é uma prática com 5 estudos de casos sobre assuntos do dia-a-dia relacionados com esse tipo de tecido com perguntas para os alunos responderem em grupos e compartilharem com o restante da turma.

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3- Tecido Conjuntivo

Como o tecido conjuntivo é um assuntoi extenso foram separadas 3 aulas especialmente para ele. A primeira aula é uma prática, em que o professor é o intermediador. São formuladas 6 perguntas sobre o tecido conjuntivo e os alunos, dividos em grupos, tinham que formular respostas para essas perguntas. Nessa aula, o professor não irá passar as respostas, isso irá acontecer nas próximas duas aulas que serão teóricas. Esse jogo irá servir para deixar os alunos instigados para as aulas teóricas do tecido conjuntivo.

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4- Tecido Muscular

Para o tecido muscular fica reservado apenas uma aula, em que o começo é uma exposição dialogada. A segunda parte da aula é uma paródia da música "Beijinho no Ombro" sobre o conteúdo de tecido muscular.

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5- Tecido Nervoso

O tecido nervoso é desenvolvido em uma aula. Inicia-se com, uma exposição dialogada  do conteúdo, e, em seguida, é aplicado um teatro em que os alunos interpretam personagens para a explicação da implicação do uso de diferentes drogas ilícitas.

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Aplicação da unidade

     Esta Unidade foi aplicada em 5 turmas da escola Vítor Ferreira do Amaral: 3 turmas de 1ª série do ensino (2 horas/semanais)  médio regular. Também foi aplicada em uma turma de 1ª série do ensino médio da escola estadual Ernani Vidal.

Período de aplicação -  Outubro e Novembro de 2015.

Distribuição das turmas - Cada pibidiano ficou responsável por uma turma, embora duplas ou triplas auxiliassem o responsável, notadamente nas atividades práticas.

Horários e freqüência da aplicação - Duas semanas antes da aplicação os pibidianos  participaram das aulas desenvolvendo atividades de monitoria.  No período da aplicação o bolsista  assumiu a função de professor, acompanhado pelo supervisor.  A aplicação deu-se no horário normal de aula, de maneira que cada pibidiano, neste período, trabalhou o  horário normal do professor da disciplina. Dessa forma foi possível uma profunda imersão no dia a dia da a sala de aula, na rotina escolar e na busca das soluções dos problemas que surgiam no decorrer do desenvolvimento da unidade, desde de questões de logística até dificuldades teóricas.

Infra-estrutura  em microscopia -  Um microscópio com material para projeção foi disponibilizado pela Universidade Federal do Paraná

Avaliação da unidade

Avaliações continuadas

Realiza-se as avaliações continuamente  ao longo da aplicação das aulas através da resolução de problemas, discussão de textos e observação da participação dos estudantes. 

Avaliação formal

Ao final da unidade aplica-se uma prova para a verificação da aprendizagem e a aferição de nota que constará da média trimestral. A correção é realizada pelos bolsista ID com a orientação da supervisora da escola. 

Avaliação dos bolsistas e da unidade

            Ao final da unidades os estudantes da escola  respondem a um questionário para a avaliação da atuação dos bolsistas  e da unidade.

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