Plano de Aula: Arachnida e Crustacea

         Autores: Bruna Holmen Santos e Andressa Garcia de Carvalho

Escola: Escola Estadual Gottlieb Müller

Ano/Série: 7º ano

Disciplina: Ciências

Quantidade de aula(s): 02 aulas de 50 minutos

1. Conteúdo: entender como esses organismos funcionam, seus comportamentos e peculiaridades.

2. Justificativa: dar continuidade ao estudo dos grupos de invertebrados.


3. Objetivo Geral: a compreensão das características para que os alunos consigam relacioná-las com os grupos anteriormente estudados e os que irão ser estudados.

4. Objetivos Específicos: com a compreensão de como esses organismos funcionam fazer com que o aluno perceba suas respectivas adaptações em relação ao ambiente onde vivem, além de diferentes estratégias para sobrevivência que são particulares de cada grupo.


5. Orientação Didática: o conteúdo foi dado da seguinte forma:

Primeiro momento a aula foi sobre os aracnídeos (aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos) e com a ajuda de fotos e vídeos os alunos puderam ver as características gerais de cada um, alimentação, habitat, reprodução e sistema sensorial.

Segundo momento a aula foi sobre os crustáceos e seguiu o mesmo modelo, também com o uso de fotos e vídeos para exemplificar as explicações.

Alguns vídeos sugeridos:

https://www.youtube.com/watch?v=U11DgbefmQQ (camarão Mantis)

https://www.youtube.com/watch?v=LEV_xNh1oTc (reprodução de aranhas)

 

6. Recursos didáticos: uso de vídeos e fotos para exemplificar as explicações sobre os animais.


7. Avaliação: pesquisa sobre curiosidades dos animais que fazem parte desses dois grupos.

8. Bibliografia: RUPPERT, E. E.; BARNES, R.D. Zoologia dos Invertebrados. 6ª ed. São Paulo: Ed. Roca. 1996.