Plano de Aula: Fungos

         Autores: Bruna Holmen Santos e Andressa Garcia de Carvalho

Escola: Escola Estadual Gottlieb Müller

Ano/Série: 7º ano

Disciplina: Ciências

Quantidade de aula(s): 02 aulas de 50 minutos

1. Conteúdo: Dentro desse conteúdo foi abordado: tipos de fungo, onde são encontrados e qual o seu uso pelo ser humano, diferença entre fungos e plantas, alimentação e reprodução.

2. Justificativa: mostrar que os fungos estão presentes na vida das pessoas de uma maneira muito ampla e que são organismos com características singulares.


3. Objetivo Geral: entender como esses organismos funcionam a partir da observação de experimentos e elemento presentes do cotidiano do aluno.

4. Objetivos Específicos: mostrar o experimento e os elementos como graveto e pão com fungos tem o objetivo de fazer o aluno perceber que os fungos estão presentes em nossas vidas e a partir disso trazer informações sobre as características dos fungos para que os alunos consigam fazer paralelos com o que foi visto e as funções desse tipo de organismo.


5. Orientação Didática: são necessárias duas aulas para esse conteúdo. O primeiro momento se dá pela apresentação do experimento e de outras ferramentas que mostrem como os fungos são amplamente distribuídos, como gravetos com liquens e fruta ou pão embolorado. O segundo momento pelo conteúdo teórico sobre o assunto.

6. Recursos didáticos: experimentação com leveduras presentes no fermento biológico, apresentação de elementos como gravetos e pão com fungos e o quadro negro, para a explicação teórica do conteúdo.


7. Avaliação: participação do aluno e uma atividade simples no final da aula. O professor pode escolher qual tipo de atividade se encaixa melhor em seu método de trabalhar. No caso dessa aula os alunos fizeram uma atividade de palavras cruzadas.

8. Bibliografia: http://www.icb.usp.br/~crpmicol/materiais/apostila_fungos.pdfplanejamento

http://tvcultura.cmais.com.br/x-tudo/experiencia/14/estufandobalao.htm (experimento com leveduras).