Reuniões reflexivas – Pensando sobre a prática

Semanalmente é realizada uma reunião na qual participam os estudantes do PIBID-BIOLOGIA da UFPR, a coordenadora e as supervisoras das escolas sempre que possível. Nestas reuniões são estudados textos de autores como Paulo Freire, Rubem Alves, David Ausubel, dentre outros,  que podem ser indicados pela coordenadora ou  pelos pibidanos. Muitas vezes o que se propõe são temas de acordo com as vivências  na escola que precisam ser refletidas à luz de referenciais teóricos para serem compreendidas. De fato, as reuniões são fundamentais para que se de embasamento teórico  à prática cotidiana na escola. Mas, é importante destacar que a abordagem é SEMPRE relacionada ao vivencia, aos fatos reais.

Na maior parte das vezes os textos  são escolhidos para responder surgem como: o que é, de fato, a aprendizagem? Como as pessoas aprendem?  O que é significativo?  Para que serve a escola? Como se apreende Ciências e Biologia? Como criar ambientes de aprendizagem efetivos? Como atender os diferentes tipos de inteligência que se percebe em uma sala de aula? Como respeitar as individualidades?  Por que a relação aluno/professor afeta a aprendizagem? Como atender as necessidades reais de aprendizagem dos estudantes, como por exemplo, quando se deparam com o vestibular?  Quais os teóricos  que podem ajudar a em entender  este contexto?  e muitas outras  que surgem. Nas reuniões se reflete sobre estas perguntas, busca-se  entendê-las a partir de  pesadores. Obviamente que nem sempre se encontram respostas, mas abrem-se caminhos para novas buscas. Mas, independente disso, é aqui  que está uma das maiores riquezas do PIBID: é possível enraizar as reflexões na prática diária.  E isso só é possível porque  o estudante do PIBID está inserido, de fato,  dentro da sala de aula, vivenciando o ambiente escolar na sua essência, com a beleza e a aspereza que ele apresenta. E mais que isso, o pibidiano  está motivado a aprender a ser professor, mergulha no processo e se prepara enquanto futuro profissional. É importante destacar as reuniões reflexivas apresentam muitos elementos da aprendizagem colaborativa. Todos são responsáveis, todos participam, e todos aprendem, incluindo a coordenadora e supervisores. Em relação a estas pode-se dizer que é um processo de formação continuada muito efetivo. Pautado na realidade, onde todos aprendem juntos.

Veja AQUI um trabalho apresentado no Encontro de Atividades Formativas da UFPR, 2014, sobre as reuniões reflexivas do subprojeto Biologia- 1.

Veja AQUI  um texto estendido sobre as reuniões reflexivas do Subprojeto PPIBI-Biologia 1 .

 

Veja AQUI o depoimento de Renato Guedessobre as reuniões reflexivas.