surpriseyes  Pesquisa-ação  smiley enlightened

Introdução

A pesquisa-ação tem sido apontada como uma excelente estratégia para a formação de professores. Integra a ação, investigação e formação, tudo em um único contexto (Rocha, 2012). No entender de Domingo (1994): “A pesquisa-ação não é o estudo do que os outros fazem, mas o de nossas próprias práticas”.  Além disso, a pesquisa-ação na formação inicial dos professores possibilita a incorporação da pesquisa como integrantes da vida profissional de um professor. Em acréscimo, está perfeitamente coadunada com os conhecimentos pontuados no PPC do Curso de Ciências Biológicas que lista também como conhecimento necessário o “conhecimento advindo da experiência” (PPC, Ciências Biológicas/UFPR, pg.10).

 

Metodologia

Com base nestes referenciais optou-se por desenvolver um relato pessoal estruturado que os pibidianos respondiam após - até -  24 horas da aplicação da aula.  Este relato tem a principal finalidade de uma reflexão baseado na prática efetiva enquanto as percepções da aula estão bem vívidas e presentes com finalidade de detectar os pontos positivos  e os aspectos deverão ser trabalhados no processo ensino/ensino aprendizagem e no futor professor.  Dessa maneira o bolsista  identifica os pontos crucias de sua prática que requerem uma reflexão e um aprimoramento. No relato da próxima aula ele verifica os avanços realizados nos pontos evidenciados no relato anterior, assim sucessivamente. O modelo de relato foi elaborado pela Professora Márcia H. Mendonça.

Clique AQUI para acessar o relato de aula.

Além disso, ao final da unidade os estudantes respondem um questionário avaliando o pibidiano.

Clique AQUI para acessar o questionário de avaliação do pibididiano pelos estudantes.

As análises comparativas dos relatos e das avaliações dos estudantes serão analisadas, comparadas e discutidas no grupo.

Os relatos eram respondidos  ao longo das unidades didáticas.

Unidades didáticas

As Unidades didáticas foram planejadas e desenvolvidas por pibidianso que estavam no projeto desde o ano de 2014. Os pibidianos assumiram toda a responsabilidade do processo ensino-aprendizagem, sempre com a orientação das supervisoras e coordenadoras, incluindo a avaliação formal e sua correção. Esta atividade permitiu aos futuros professores a vivência da completa responsabilidade  pela aprendizagem de seus alunos, ainda que com o apoio e orientação do supervisor e coordenador.  

Planejamento das Unidades

O planejamento das unidades aconteceu nas dependências da UFPR e das escolas parceiras, com a participação dos pibidianos, supervisoras e coordenadora. Todas as aulas contavam com vários momentos de problematização e uma variedade de estratégias.. De cada unidade foram escritos roteiros detalhados na tentativa de uniformizar  as várias turmas que teriam aulas com diferentes pibidianos. Entretanto, a aplicação era flexível para atender as diferenças entre as turmas e à necessidades específicas que surgiam durante o processo.

Aplicação das unidades

Adaptação às turmas - Previamente a aplicação das unidades os  pibidianos  realizaram atividades de monitoria nas turmas designadas por pelo menos 2 semanas para a adaptação mútua pibidianos/estudantes e a criação de vínculo com as turmas.

Aplicação - Cinco unidades foram planejadas e aplicadas  em conjunto com os supervisores, conforme segue:

Unidade

No Aulas

No de turma

Roteiro da Unidade

Total de aulas

Total de pibidianos

Estrutura  das Células

10

4

Clique AQUI

40

06

Tecidos Animais

9

5

Clique AQUI

45

06

Evolução

05

1

Clique AQUI

5

02

Movimentos

3

1

Clique AQUI

4

02

Fotossíntese

05

1

Clique AQUI

5

02

O número de aulas expresso na tabela acima é aproximado. Em algumas turmas houve a necessidade de mais aulas, por motivos variados, desde  avaliações continuadas que indicavam ser essencial a retomada de conceitos até imprevistos como o não  funcionamento de uma tomada ou de um microscópio.

As aulas foram desenvolvidas por um único pibidiano, em duplas ou  mais pibidianos por turma. Essa distribuição ficou na dependência  das disponibilidades de horários dos pibidianos, visto que assumiam integralmente as  aulas da unidade.

 

 Resultados e perspectivas futuras

Um número muito foi gerado e que ainda estão em processo de análise. Esta análise é complexa e requer uma reflexão aprofundada e que demanda tempo. Não pode ser realizada com pressa, uma vez que o objetivo da pesquisa/ação é o amadurecimento do futuro professor. Inicialmente previa-se uma analise individual, baseada apenas nos relatos de aula.   Mas na medida que as unidades foram sendo desenvolvidas percebeu-se que muitos dos pibidianos  a  necessidade de discussões coletivas  dos relatos individuais.  Espera-se avançar nestas análises nos meses de dezembro e início de 2016.