As experiências que tive com o PIBID em 2017 proporcionaram um crescimento pessoal e profissional significativo. Acompanhar o professor supervisor em sua rotina, observando como interagia com os alunos e demais integrantes da escola, possibilitou reflexões sobre a forma como eu desejo atuar como professor. Estas reflexões puderam ser aprofundadas durante as reuniões reflexivas do PIBID, onde os Pibidianos eram capazes de compartilhar suas experiências e unir a teoria e a prática. Os momentos onde realizei monitoria, auxiliando o professor em sala de aula e ministrando algumas aulas, também forneceram as oportunidades onde pude colocar em prática minhas ideias e a partir dos resultados, reavaliar minha prática docente buscando aperfeiçoar a maneira com que lidava com as situações dentro da sala de aula. Certamente ainda há muito o que aprender, uma vez que a vida exige uma aprendizagem constante, mas sou grato ao PIBID por permitir desenvolver ainda mais minhas competências técnicas e humanas. Tais competências são essenciais, uma vez vez que os educadores enfrentam situações delicadas, onde eles podem ser apenas mais um espectador na vida dos alunos ou ser alguém capaz de transformar realidades, contribuindo verdadeiramente para a formação de seus estudantes e das pessoas ao seu redor.