Biologia 1 > Páginas > 2015 - O Massacre de 29 de abril
Apresentação do trabalho
O ano de 2015 foi um ano atípico para os bolsistas do PIBID UFPR. Já no início do ano, os professores do estado do Paraná entraram em greve, que culminou no dia 29 de abril, dia do massacre do Centro Cívico. Após esse dia fatídico, muito se discurtiu, entre os bolsistas, professores supervisores e orientadores, sobre a história da luta dos professosas, sua desvalorização, as políticas públicas que levam à atos barbaros e ainda qual seria o papel do pibidiano na luta pela educação e como ter motivação para seguir o caminho do docência. A partir de todas as discussões e reflexões, a ideia deste trabalho surgiu, como uma forma de investigar a história sindical dos professores, bem como fatos parecidos com o que ocorreu no dia 29 de abril. Mas além disso, esse trabalho busca fazer com que os futuros professores conheçam um pouco mais sobre a história da docencia e reflitam sobre qual é o seu papel social.
O trabalho foi apresentado na 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).
Resumo
VIOLÊNCIA CONTRA PROFESSORES: COMO ENTENDER O MASSACRE DO CENTRO CÍVICO?
O Programa Licenciar e o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) têm, dentre os seus vários objetivos, valorizar o magistério e incentivar os estudantes para optarem pela carreira docente. Para uma formação integral e contextualizada e para a criação da identidade do profissional do futuro professor é essencial que os aspectos sociais, econômicos e políticos relativos profissão sejam também considerados. Como construir a identidade profissional do professor diante da violência contra os mestres, como ocorrido no “Massacre do Centro Cívico”, na manifestação do professores estaduais do Paraná no dia 29 de abril de 2015? Professores supervisores das escolas e os licenciandos da UFPR do Curso de Ciências Biológicas vinculados a dois subprojetos dos programas acima referidos que estiverem fisicamente presentes no episódio, bem como os demais bolsistas, sentiram a necessidade de compreender melhor como a categoria de trabalhadores organizados, principalmente os professores, frequentemente são tratados com abuso pelos governos. Além disso, coletando relatos sobre como foi estar presente do fatídico dia em que os professores foram reprimidos com balas de borracha, gás lacrimogênio, spray de pimenta, entre outras formas de tentativa de desarticulação da categoria. Neste trabalho, objetiva-se relatar a busca desta compreensão a partir concepção de que o professor é um trabalhador inserido em um contexto neo-liberal. Umas das estratégias refere-se à investigação da formaçãodos sindicatos e o contexto no qual os professores começaram a se organizar como categoria no Brasil. Casos de violência contra professores grevistas no Brasil e casos de abuso contra trabalhadores organizados são historicamente conhecidos, de modo que a repressão imposta contra os professores unidos em movimentos sindicais acontecem até hoje. Esta pesquisa acontece simultaneamente ao desenrolar da greve dos professores do Estado o Paraná, estado no qual os licenciandos estão inseridos nas escolas e no qual futuramente irão atuar como profissionais. Portanto, o vínculo com a realidade é visceral. Espera-se com esta investigação, que o conhecimento da história das organizações sindicais da classe dos professores possa contribuir para a formação da identidade profissional dos graduandos e criar possibilidades de esperança e estímulo para o exercício da profissão.