Biologia 1 > Páginas > 2015 - UNIDADE DIDÁTICA "ESTRUTURA DAS CÉLULAS"
Apresentação da Unidade
Inicialmente foi realizado um estudo do quadro atual sobre aprendizagem deste tema com base nas experiências previas dos bolsistas e supervisores no assunto e na bibliografia científica. O quadro traçado é preocupante. No entanto, compreender a célula é fundamental para a construção do conhecimento científico biológico. A ignorância sobre a mesma compromete a aprendizagem em biologia. A célula é um tema no qual os estudantes tem grandes dificuldades no aprendizado (Palmero e Moreira, 1999). Na maioria das vezes, isso se deve a grande abstração necessária (Manzke et al., 2012). Observa-se uma aprendizagem superficial, sem uma representação mental nítida sobre a célula e sem correlação com as os organismos (Díaz e Jiménez, 1993). Com base neste cenário optou-se por abordagens que possibilitam ao estudante o desenvolvimento dos conceitos científicos sobre células de forma integrada ao seu organismo e ao ambiente, dentro de uma abordagem de aprendizagem significativa segundo Ausubel, na qual a uma informação nova relaciona-se de maneira não literal e não arbitrária com uma aspecto relevante do conhecimento prévio do individuo (Pelizzari et al, 2002).
Objetivo geral da unidade
Conteúdos
Introdução ao conhecimento sobre as células. Membrana plasmática: estrutura , delimitação celular e transporte. Citoplasma: citosol e organelas. Estrutura e função das organelas: retículo endoplasmático liso e rugoso; complexo de Golgi; endossomos e lisossomos; mitocôndrias e transformação de energia; peroxissomos. Núcleo: estrutura e função
Estrutura da Unidade
A presente unidade didática é estruturada 10 aulas, incluindo a avaliação. Seguem-se os roteiros detalhados das aulas desta unidade. As aulas detalhadas podem ser acessadas pleos links indicados.
1 - Introdução as células
A primeira aula está baseada na discussão de um hemograma. A partir desta discussão serão analisados os aspectos gerais das células eucarióticas com base em análises microscópicas do sangue e imagens de microscopia eletrônica. Na sequência, a partir das funções de defesa do neutrófilo e fagocitose de bactérias, serão analisadas as células procarióticas.
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2. Como é o limite celular? Como as moléculas entram e saem das células?
Estas aulas partem de um experimento de rebentamento do neutrófilo, observado através de um vídeo e imagens, célula observada na aula anterior, onde se verifica o extravasamento de todo o conteúdo celular. A partir disso se constrói e o conceito de delimitação celular e do mosaico fluído a partir de uma célula do hemograma, visto na aula anterior. Segue-se a realização da osmose em Elodea sp. E o desenvolvimento do transporte através da membrana. A aula é finalizada pela navegação do artefato virtual interativo sobre transporte disponível em http://www.nuepe.ufpr.br/blog/?page_id=560.
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3. Com o citoplasma é organizado? Como são as organelas? Quais são as suas funções?
Esta aula se realiza com o apoio de um impresso que os alunos receberão no início da mesma contendo as atividades a serem desenvolvidas. Espera-se com isso que os estudantes, a partir de discussões entres si e com o professor, cheguem a conclusões e ...mais dúvidas. Cada atividade foca uma estrutura do citoplasma. Na medida em que surgem as dúvidas lança-se mão de recursos com PowerPoint ou quadro de giz para completar as explicações e informações. Mesmo nos tópicos nos quais esta prevista o uso do mesmo antes da atividade este uso deverá ser de forma interativa para então seguir-se a resolução dos problemas. Também serão ofertados aos estudantes exercícios de vestibular para serem resolvidos, em sua maioria, em casa. Vídeos e material interativo virtual serão utilizados.
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4. Qual é composição e estrutura do núcleo? Qual é a sua função? O que são os genes?

5. Aula integrativa
Esta Unidade foi aplicada em 5 turmas da escola Vítor Ferreira do Amaral: 4 turmas de 1ª série do ensino (2 horas/semanais) médio regular e uma turma de 3ª serie do ensino médio integrado ao Técnico em Administração (3 horas/aula semanais).
Aulas isoladas da Unidade forma aplicadas na escola Eranani Vidal.
Período de aplicação - Julho de 2015.
Distribuição das turmas - Cada pibidiano ficou responsável por uma turma, embora duplas ou triplas auxiliassem o responsável, notadamente nas atividades práticas.
Horários e freqüência da aplicação - Duas semanas antes da aplicação os pibidianos participaram das aulas desenvolvendo atividades de monitoria. No período da aplicação o bolsista assumiu a função de professor, acompanhado pelo supervisor. A aplicação deu-se no horário normal de aula, de maneira que cada pibidiano, neste período, trabalhou o horário normal do professor da disciplina. Dessa forma foi possível uma profunda imersão no dia a dia da a sala de aula, na rotina escolar e na busca das soluções dos problemas que surgiam no decorrer do desenvolvimento da unidade, desde de questões de logística até dificuldades teóricas.
Infra-estrutura em microscopia - Cinco microscópios foram emprestados para a escola neste período para a realização de atividades laboratoriais.
Avaliação da unidade
Avaliações continuadas
As avaliações foram realizadas ao longo da aplicação das aulas através da resolução de problemas, discussão de textos e observação da participação dos estudantes.
Avaliação formal
Ao final da unidade aplica-se uma prova para a verificação da aprendizagem e a aferição de nota que constará da média trimestral. A correção é realizada pelos bolsista ID com a orientação da supervisora da escola.
Avaliação dos bolsistas e da unidade
Ao final da unidades os estudantes da escola respondem a um questionário para a avaliação da atuação dos bolsistas .
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