Biologia 1 > Páginas > 2015 - Inserção na escola: atividade estruturante e continua
A inserção na rotina escolar, tal qual ela se apresenta, com toda complexidade relacionada a aprendizagem, aos conteúdos, a indisciplina dos estudantes,a violência a qual eles estão submetidos (quer sejam familiar ou social), os seus conflitos e desejos, a falta de motivação, as dificuldades dos professores e de infra-estrutura das escolas e muitos outros desafios, proporcionam uma vivência ímpar aos futuros professores.
Etapas na inserção na escola no PIBID Biologia - 1
A inserção na escola acontece em etapas sucessivas e gradativas, cuja duração exata depende de cada um dos pibidianos. O estudante ao ingressar no PIBID BIOLOGIA-1 inicia participando das reuniões reflexivas e desenvolvendo atividades na UFPR por um período variável de 1 à 2 meses. Após isso passa para uma etapa de adaptação e observação na turma que ele irá acompanhar na escola. Após algumas aulas nesta atividade, o pibidiano sentido-se preparado, passa a realizar atividades de monitoria. A monitoria consiste em ações, em sala de aula, de suporte aos alunos e ao supervisor. Após um período, que também é variável e depende de cada pibidiano, ela passa a planejar e ministrar aulas isoladas. Este período também é variável depende do crescimento do pibidiano enquanto futuro docente. Uma vez sentindo-se preparado, o pibidiano passa então a planejar a aplicar unidades didáticas inteiras, incluindo a avaliação. Esta última fase normal manete tem acontecido no segundo ano de d participação do PIBID. Durante todas as etapas as supervisoras e a coordenadora avaliam o estudante no sentido de perceber se ele está preparado para etapa seguinte.
A importância da inserção na escola
A inserção na escola promove o desenvolvimento de habilidades e competências no professor a partir de suas próprias experiências. Sem dúvida, entre as demais que o grupo já desenvolve, esta é de uma riqueza incomparável e infinitas possibilidades na formação docente. Na rotina da escola, dentro do horário regular, os pibidianos criam estratégias e atividades na busca de soluções para a aprendizagem, a desmotivação, as dificuldades de relacionamento e as angústias dos alunos. Propõem e aplicam aulas dentro dos assuntos previstos no planejamento escolar, totalmente imersos na rotina escolar, estratégias inovadoras e factíveis. Portanto, estão se preparando para o que irão, de fato, encontrar na sua rotina profissional.
O vínculo com os alunos da escola
Os pibidinaos acompanham uma turma por um período de tempo considerável, e assim estabelecem um vínculo professor/aluno que os desperta para a sua responsabilidade enquanto futuro profissional da educação, e mais, para a sua própria cidadania e a sua função no formação cidadã de seus alunos. Individualmente, em duplas ou triplas os pibidianos acompanham, ao longo do ano, uma turma específica. Este acompanhamento acontece de forma mais espaçada em determinados períodos do ano nos quais os pibidianos desenvolvem outras atividades do projeto, e semanalmente, de forma contínua, por pelo menos um semestre. Participam com a professora da disciplina no planejamento do ano letivo e do planejamento das atividades bimestrais ou semestrais, dentre as quais desenvolvem as aulas, teóricas e práticas.
O ' Ser Professor' em 2015
No decorrer do ano 2015, a semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, ficou evidente o quanto esta atividade contribui para o desenvolvimento das aptidões necessárias a um professor, o quanto amadureceu os pibidianos, o quanto permitiu que eles próprios avaliassem a sua prática educativa. A sua imersão no “ser professor”e a responsabilidade que assumiram diante de “suas” turmas foi de tal ordem que ficava patente o desconforto dos mesmos quando outras atividades os impediam de ir a escola.
Atividades de observação, monitoria e aulas isoladas em 2015
As atividades de observação e monitoria foram bastante intensas em função da inserção de vários novos pibidianos no ano de 2015.
Unidades didáticas em 2015
Individualmente ou em duplas os pibidianos que estão no seu segundo ano de PIBID, pelo menos, acompanharam a mesma turma ao longo do ano - as "suas turmas". Iniciaram com atividades de observação e monitoria e na sequência aplicaram as unidades didáticas. Dessa maneira, mesmo com a presença do supervisor, puderam vivenciar plenamente a regência de uma classe, incluindo os processos avaliativos. Cinco unidades foram planejadas e aplicadas conforme segue:
Unidade |
No Aulas |
No de turmas |
Roteiro da Unidade |
Total de aulas |
Total de pibidianos |
Estrutura das Células |
10 |
4 |
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40 |
05 |
Tecidos Animais |
9 |
5 |
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45 |
05 |
Evolução |
05 |
1 |
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5 |
02 |
Movimentos |
3 |
1 |
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4 |
02 |
Fotossíntese |
05 |
1 |
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5 |
02 |
O número de aulas expresso na tabela acima é aproximado. Em algumas turmas houve a necessidade de mais aulas, por motivos variados, desde avaliações continuadas que indicavam ser essencial a retomada de conceitos até imprevistos como o não funcionamento de uma tomada ou de um microscópio.
As aulas foram desenvolvidas por um único pibidiano, em duplas ou mais pibidianos por turma. Essa distribuição ficou na dependência das disponibilidades de horários dos pibidianos, visto que assumiam integralmente as aulas da unidade.
Obs. Em algumas turmas, que não estão incluídas nas tabelas, somente parte das unidades didáticas foram aplicadas.