Biologia 1 > Páginas > 2014 - Inserção na escola, atividade estruturante e contínua
A inserção na rotina escolar, tal qual ela se apresenta, com toda complexidade relacionada a aprendizagem, aos conteúdos, a indisciplina dos estudantes,a violência a qual eles estão submetidos (quer sejam familiar ou social), os seus conflitos e desejos, a falta de motivação, as dificuldades dos professores e de infra-estrutura das escolas e muitos outros desafios, proporcionam uma vivência ímpar aos futuros professores. É um espaço que promove o desenvolvimento de habilidades e competências no professor a partir de suas próprias experiências. Sem dúvida, entre as demais que o grupo já desenvolve, esta é de uma riqueza incomparável e infinitas possibilidades na formação docente. Na rotina da escola, dentro do horário regular, os pibidianos criam estratégias e atividades na busca de soluções para a aprendizagem, a desmotivação, as dificuldades de relacionamento e as angústias dos alunos. Propõem e aplicam aulas dentro dos assuntos previstos no planejamento escolar, totalmente imersos na rotina escolar, estratégias inovadoras e factíveis. Portanto, estão se preparando para o que irão, de fato, encontrar na sua rotina profissional. Além disso, acompanham uma turma por um período de tempo considerável, e assim estabelecem um vínculo professor/aluno que os desperta para a sua responsabilidade enquanto futuro profissional da educação, e mais, para a sua própria cidadania e a sua função no formação cidadã de seus alunos. Individualmente, em duplas ou triplas os pibidianos acompanham, ao longo do ano, uma turma específica. Este acompanhamento acontece de forma mais espaçada em determinados períodos do ano nos quais os pibidianos desenvolvem outras atividades do projeto, e semanalmente, de forma contínua, por pelo menos um semestre. Participam com a professora da disciplina no planejamento do ano letivo e do planejamento das atividades bimestrais ou semestrais, dentre as quais desenvolvem as aulas, teóricas e práticas.
No decorrer do ano 2014, a semelhança do que aconteceu em 2013, ficou evidente o quanto esta atividade contribui para o desenvolvimento das aptidões necessárias a um professor, o quanto amadureceu os pibidianos, o quanto permitiu que eles próprios avaliassem a sua prática educativa. A sua imersão no “ser professor”e a responsabilidade que assumiram diante de “suas” turmas foi de tal ordem que ficava patente o desconforto dos mesmos quando outras atividades os impediam de ir a escola.