Unidade Didática: Movimentos 

Física 9° ano

Aprendendo a partir de perguntas

 

Apresentação

Esta unidade desenvolve-se tendo como base questionamentos sobre situações cotidinas vivenciadas pelos estudantes. O texto disponibilizado relata estas questões.

Duração: 3 aulas de 50 minutos.

Objetivos: Após o término dessas aulas, os alunos devem ser capazes de:

Ao final desta aula o aluno deve ser capaz de:

  • Reconhecer a importância do referencial para a definição de movimento ou repouso.
  • Diferenciar velocidade média de velocidade instantânea.
  • Compreender o movimento uniforme.
  • Compreender Aceleração Média e Movimento Uniformemente Variado e o fenômeno correspondente da Queda livre.

Conteúdo: movimento e repouso; referencial; trajetória; posição; deslocamento; velocidade; velocidade instantânea e velocidade média; movimento uniforme; aceleração média e movimento uniformemente variado; queda livre.

Estratégias gerais: As aulas são desenvolvidas com base nas discussões sobre os movimentos que os alunos observam no seu cotidiano. A  partir destas serão construídos os conceitos envolvidos no movimento. Será realizado uma dinâmica no quadro negro com os alunos para exemplificar o movimento uniforme e variado e depois aplicação de atividades. 

Desenvolvimento

Desenvolve-se o conteúdo através de uma série sucessiva de questões e problematizadoras,  contextualizando os conceitos  ao dias-a-dia dos estudantes.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A SEQUÊNCIA DE PERGUNTAS INSERIDAS NA  UNIDADE NA ÍNTEGRA.

Avaliações

As avaliações são  realizadas ao longo da aplicação das aulas através da resolução de problemas, discussão de textos e observação da participação dos estudantes.