Biologia 1 > Páginas > 2015 - Unidade didática "Movimentos"
Unidade Didática: Movimentos
Física 9° ano
Aprendendo a partir de perguntas
Apresentação
Esta unidade desenvolve-se tendo como base questionamentos sobre situações cotidinas vivenciadas pelos estudantes. O texto disponibilizado relata estas questões.
Duração: 3 aulas de 50 minutos.
Objetivos: Após o término dessas aulas, os alunos devem ser capazes de:
Ao final desta aula o aluno deve ser capaz de:
- Reconhecer a importância do referencial para a definição de movimento ou repouso.
- Diferenciar velocidade média de velocidade instantânea.
- Compreender o movimento uniforme.
- Compreender Aceleração Média e Movimento Uniformemente Variado e o fenômeno correspondente da Queda livre.
Conteúdo: movimento e repouso; referencial; trajetória; posição; deslocamento; velocidade; velocidade instantânea e velocidade média; movimento uniforme; aceleração média e movimento uniformemente variado; queda livre.
Estratégias gerais: As aulas são desenvolvidas com base nas discussões sobre os movimentos que os alunos observam no seu cotidiano. A partir destas serão construídos os conceitos envolvidos no movimento. Será realizado uma dinâmica no quadro negro com os alunos para exemplificar o movimento uniforme e variado e depois aplicação de atividades.
Desenvolvimento
Desenvolve-se o conteúdo através de uma série sucessiva de questões e problematizadoras, contextualizando os conceitos ao dias-a-dia dos estudantes.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A SEQUÊNCIA DE PERGUNTAS INSERIDAS NA UNIDADE NA ÍNTEGRA.
Avaliações
As avaliações são realizadas ao longo da aplicação das aulas através da resolução de problemas, discussão de textos e observação da participação dos estudantes.