Biologia 1 > Páginas > 2015 - Unidade didática "Fotossíntese"
Apresentação da Unidade
Produtores, consumidores e decompositores são componentes bióticos que integram os ecossistemas e que se relacionam de tal forma que caracterizam estruturas bem definidas dentro das comunidades nas quais cada população desempenha um papel chave para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. Os níveis tróficos são um exemplo dessas estruturas e os organismos autótrofos compõem a base essencial desses níveis, sendo fundamentais para a alimentação do fluxo de energia ao longo das cadeias alimentares. A presente unidade didática trata da importância dos organismos autótrofos para o processo de transformação de energia na biosfera, com enfoque no processo fotossintético de produção de compostos orgânicos e oxigênio. Ainda, ao final do conteúdo, uma breve discussão sobre a teoria da Endossimbiose foi elaborada para situar o conteúdo dentro do contexto evolutivo dos seres vivos.
Objetivo geral da Unidade
Desenvolver no estudante a compreensão da importância dos organismos autótrofos nos ecossistemas para o processo de transformação de energia, com enfoque no processo fotossintético de síntese de compostos orgânicos e oxigênio.
Conteúdos
Níveis tróficos; Fotoautótrofos e quimioautótrofos; Fotossíntese; Cloroplastos; Fase fotoquímica e fase bioquímica; Teoria da Endossimbiose.
Estrutura da unidade
A presente unidade didática é estrutura em 4 aulas de 50 minutos, sendo duas aulas teóricas e duas aulas práticas. Segue-se uma breve descrição das aulas desta unidade. As aulas detalhadas podem ser acessadas pelos links indicados.
1 – Organismos autótrofos
A primeira aula vai tratar, num primeiro momento, da definição de organismos autótrofos e de sua importância, tendo como base o estudo dos níveis tróficos e os diferentes processos de transformação de energia na biosfera (fotossíntese e quimiossíntese). Toda a aula é de caráter teórico e visa situar o estudante no conteúdo com base em ilustrações e esquemas. O segundo momento da aula é dedicado ao início da discussão sobre o processo fotossintético, com enfoque nos componentes essenciais para a síntese de matéria orgânica pelas plantas e algas.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ROTEIRO DA AULA
2 – Aula prática: Fotossíntese em Elodea sp.
Elodea é um gênero de plantas aquáticas muito utilizado em aquariofilia. Essa planta pode ser utilizada, sob determinadas condições, para observar a ocorrência da fotossíntese em meio aquático. Objetivando a prática científica de construção do conhecimento pelos alunos, esta aula prática foi preparada para que os alunos pudessem elaborar um experimento simples que permitisse que eles verificassem a ocorrência da fotossíntese sob diferentes condições de disponibilidade de dióxido de carbono e de energia luminosa.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ROTEIRO DA AULA
3 – Onde ocorre a fotossíntese nas plantas e nas algas?
Essa é a segunda aula teórica da unidade e ela trata do estudo dos cloroplastos - com enfoque em sua estrutura, função e origem, e das fases fotoquímica e bioquímica da fotossíntese. Aqui o aluno entende onde e como ocorrem os processos de assimilação do carbono em plantas e algas e qual é a importância e o papel de cada uma das fases fotossintéticas para a conversão de energia luminosa em energia química nos cloroplastos. Ao final da aula uma breve discussão sobre a teoria da Endossimbiose foi elaborada para situar o conteúdo dentro do contexto evolutivo dos seres vivos.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ROTEIRO DA AULA
4 – Aula prática: Observando os cloroplastos nas folhas de Elodea sp. e verificação da presença de amido nas folhas de plantas.
Após a aula teórica de cloroplastos e das fases fotoquímica e bioquímica da fotossíntese dá-se inicio a presente aula prática que objetiva permitir que o aluno observe os cloroplastos nas folhas de Elodea sp. sob microscópio de luz e que ele verifique a presença de amido, um dos principais produtos orgânicos da fotossíntese, nas folhas de plantas.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ROTEIRO DA AULA
Avaliações
Efetivam-se as avaliações de forma contínua, ao longo da aplicação das aulas através da realização de atividades práticas, discussão de resultados e observação da participação dos estudantes.
Avaliação dos bolsistas e da unidade
Ao final da unidades os estudantes da escola respondem a um questionário para a avaliação da atuação dos bolsistas e da unidade.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS BOLSITAS PELOS ESTUDANTES