Essa aula tem por objetivo recapitular alguns conceitos de ligações químicas (iônica e covalente) e a distribuição eletrônica pelo diagrama de Linnus Pauling. Para tanto, num primeiro momento, deve ser feita uma revisão no quadro com base em exemplos de ligações químicas; a elaboração do diagrama de Linnus Pauling e a distribuição eletrônica de alguns elementos da tabela periódica. Em seguida dá-se inicio a aplicação do Jogo das Ligações Químicas, que, de forma lúdica, exercita os conceitos aprendidos pelos alunos afim de consolidar o aprendizado.

       Para esse jogo foram compradas balas que representam o número de elétrons da última camada dos elementos químicos que serão distribuídos para cada aluno. A ideia dessa prática é de que cada aluno representa um elemento químico da tabela periódica, de tal forma que cada um deles receberá um cartão contendo o símbolo do seu elemento químico e o número atômico. Após cada um realizar a distribuição eletrônica do seu elemento devem ser distribuídas as balas correspondentes ao número da camada de valência de cada átomo. No quadro devem ser escritos alguns exemplos de compostos formados a partir de ligações químicas iônicas e covalentes para auxiliá-los na última etapa do jogo, que consiste na formação de interações entre os átomos que cada aluno possui em seu cartão (os exemplos devem estar misturados para que eles não saibam quais tipos de ligações químicas cada composto possui, isso porque os alunos devem ser capazes de explicar e identificar essa característica com base no que foi apresentado na revisão teórica). Desta forma eles devem procurar colegas na sala de aula com os quais eles possam estabelecer ligações químicas, compartilhando ou doando as balas (elétrons), afim de que todos os átomos da sala alcancem o equilíbrio de acordo com a regra do octeto ou do dueto. Ao final da prática os alunos podem ficar com as balas correspondentes a sua camada de valência e de suas ligações químicas, devendo ainda escrever e anotar o composto que eles formaram e indicar qual tipo de ligação química foi formada e porquê. 

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