Trabalhos Completos em anais

                                                 

1) Isadora de Lourdes Signorini Souza (Universidade Federal do Paraná UFPR), Tatiane Sanches (UFPR), Márcia Helena Mendonça (UFPR), Ruth Janice Guse Schadeck (UFPR). PRODUÇÃO DE UMA ANIMAÇÃO DIDÁDICA INTERATIVA SOBRE CICLO MENSTRUAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. Anais, do XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO – SIRSSE, IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR - I CONGRESSO NACIONAL SOBRE O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO DE SAÚDE – APETS, com a temática:Formação de professores, complexidade e trabalho docente.Acesse em http://educere.bruc.com.br/anais/p1/trabalhos.html?q=Schadeck ou 

 clique AQUI.

2) Ruth Janice Guse Schadeck (UFPR), Rafael de Oliveira Fratoni (UFPR). DESENVOLVIMENTO DE UM ARTEFATO VIRTUAL SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO. Anais, do XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO – SIRSSE, IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR - I CONGRESSO NACIONAL SOBRE O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO DE SAÚDE – APETS, com a temática:Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Acesse em  http://educere.bruc.com.br/anais/p1/trabalhos.html?q=Schadeck ou  clique AQUI.

3) Deborah Talita Ruppel (UFPR), Márcia Helena Mendonça (UFPR), Ruth Janice Guse Schadeck (UFPR). CÉLULA 3D: UM RECURSO DIDÁTICO VIRTUAL INTERATIVO. Anais, do XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO – SIRSSE, IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR - I CONGRESSO NACIONAL SOBRE O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO DE SAÚDE – APETS, com a temática:Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Acesse em http://educere.bruc.com.br/anais/p1/trabalhos.html?q=Schadeck  ou  clique AQUI!
 
 

 

 
RESUMOS COM  APRESENTAÇÃO ORAL 
 
A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO: UM RELATO: RESUMO
É muito reconfortante e recompensador falar de nossas atividades no Pibid  e como isso contribui pra o nosso crescimento profissional.É o momento em que olhamos nosso trabalho e sentimos muito orgulho.Erica
 
ABORDAGENS ATIVAS PARA O APRENDIZADO DE ORGÃOS E SISTEMAS: RESUMO
Essa atividade contribuiu para a minha maturidade em apresentar trabalhos na frente de uma banca, assim como contribui para eu trabalhar minha escrita de resumo. Além disso tudo ... me fez crescer como pesquisadora na área educacional e que me fez ter mais vontade de investir nessa área principalmente por eu ter vencido a banca com o meu projeto. Yasmim
 
PROBLEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE EVOLUÇÃO: APLICAÇÃO DE UNIDADE DIDÁTICA E COLETA DE DADOS  RESUMO
Tive a oportunidade de praticar a elaboração de apresentações científicas formais além da prática de apresentações em público e em defesa de um trabalho de pesquisa.Andrey
 
VIOLÊNCIA CONTRA PROFESSORES: COMO ENTENDER  O MASSACRE DO CENTRO CÍVICO? RESUMO
Além da experiencia da elaboração do  trabalho, também aprendi muito sobre  como as  apresentações funcionam.Contribuiu em todos os aspectos positivos, como na pesquisa, montagem das apresentações e na apresentação das  mesmas. Bruna
 
Trabalhos apresentados em colaboração com o grupo PIBID- Biologia 3 
Clique no trabalho  para acessá-lo

 

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

1.  Residência Pedagógica: Uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR? 

A pibidina  Karolayne Gonçalves Da Silva  desenvolveu o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) -  Residência Pedagógica: Uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR?  a  partir de sua experiência  no PIBID. 

Veja as palavras de Karolayne:

                 .... a ideia desse trabalho surgiu como uma tentativa de tornar o PIBID acessível a todos os estudantes da licenciatura. 

Esta  monografia foi orientada pela professora  Aracy Asineli da Luz, que  NÃO TEM VÌNCULO COM O PIBID, e co-orientada pela professora Odissea Boaventura, que coordenou alguns anos trás um grupo do PIBID, mas que atualmente  não mantém nenhum vínculo com o Programa. Após a apresentação uma das coordenadoras do Curso de Ciências Biológicas convidou Karolayne para apresentar   as suas idéias por ocasião da reformulação  do curso, que acontecerá em 2016.

 ENTENDEMOS QUE ESTE NÃO PODE SER CONSIDERADO UM PRODUTO DIRETO DO  PIBID-BIOLOGIA-1. Mas reflete a abrangência do PIBID na UFPR, o que deve ser divulgsdo e estimulado 

 

2) Estudo dos recursos, estratégias e metodologias para o ensino do Sistema Reprodutor Feminino na Educação Básica e produção de um hipertexto didático.

                                                            

Monografia desenvolvida pela pibidiana TATIANE SANCHES  e ex-pibidiana ISADORA DE LOURDES SIGNORINI SOUZA, orientada pelo professor Carlos Eduardo Pilleggi de Souza, do Setor de educação e Co-Orientada  Ruth Janice Guse Schadeck coordenadora do PIBID-Biologia-1.

Essa monografia desenvolveu-se no âmbito do PIBID Biologia-1  e os produtos da mesma – materiais didáticos e um hipertexto sobre o sistema reprodutor  feminino- encontram-se disponibilizados na página do PIBID.  Dessa maneira os professores do ensino básico já tem acesso aos mesmos. 

Acesse a apresen apresentação Clicando AQUI!

 

 

 


smiley yes PRÊMIOyes smiley

heartkissheart

PRIMEIRO LUGAR NO ENAF: ABORDAGENS ATIVAS PARA O APRENDIZADO DE ORGÃOS E SISTEMAS

Gessica Carolina Aparecida Bisewski  

  e   Yasmin Cartaxo Lima

Acesse o resumo clicando AQUI

Acesse a apresentação clicando AQUI