PIBID- BIOLOGIA 1

 

Este cenário precisa mudar!

E  isso começa pela formação de professores que sejam capazes de criar condições efetivas de aprendizagem  em Ciências  e Biologia.

Para isso, o futuro docente deve ter uma sólida formação inicial na qual a teoria e a prática estejam completamente amalgamadas. 

O vídeo abaixo representa a forma como o PBID Biologia 1  realiza as sua ativdiades:

 

             A inseração na escola, real,  concreta  e sem  enfeites, e mesmo assim bela, é a principal atividade deste subprojeto e norteia todas as demais. A partir desta vivência, que é refletida à luz de grandes  pensadores da educação,  e juntamente com as supervisoras, os pibidanos  planejam estratégias para solucionar os problemas encontrados. Estas estratégias dependem da situação sobre a qual se deseja atuar e vão desde implementação de aulas práticas até a produção de material didático virtual.
 
  Com isso espera-se formar  professores criativos, capazes de vivenciar e analisar o contexto escolar e interferir de forma contextualizada nas mudanças necessárias na educação e que atendam as necessidades do povo brasileiro.
 
                A aprendizagem significativa de  David Paul Ausubel é o  principal referencial teórico que norteia os trabalhos deste  grupo. Entretanto, outros grandes pensadores também tem sido incorporados em diversos momentos da história deste sub-projeto. Dessa maneira, as atividades na escola desenvolvidas pelos pibidianos têm o objetivo de  ancorar o novo conhecimento ao conhecimento prévio  do estudante. Mas vão além. Visa uma contextualização de tal maneira intrincada com a vida  do estudante, e com  as questões prementes da atualidade,  que resultem em uma aprendizagem  que signifique também  a formação de um cidadão crítico e atuante, que use o conhecimento científico para a melhoria de sua qualidade de vida e seja capaz de interferir na sociedade para o incremento do bem estar coletivo.