PIBID- BIOLOGIA 1

Este cenário precisa mudar!
E isso começa pela formação de professores que sejam capazes de criar condições efetivas de aprendizagem em Ciências e Biologia.
Para isso, o futuro docente deve ter uma sólida formação inicial na qual a teoria e a prática estejam completamente amalgamadas.
O vídeo abaixo representa a forma como o PBID Biologia 1 realiza as sua ativdiades:
A inseração na escola, real, concreta e sem enfeites, e mesmo assim bela, é a principal atividade deste subprojeto e norteia todas as demais. A partir desta vivência, que é refletida à luz de grandes pensadores da educação, e juntamente com as supervisoras, os pibidanos planejam estratégias para solucionar os problemas encontrados. Estas estratégias dependem da situação sobre a qual se deseja atuar e vão desde implementação de aulas práticas até a produção de material didático virtual.
Com isso espera-se formar professores criativos, capazes de vivenciar e analisar o contexto escolar e interferir de forma contextualizada nas mudanças necessárias na educação e que atendam as necessidades do povo brasileiro.
A aprendizagem significativa de David Paul Ausubel é o principal referencial teórico que norteia os trabalhos deste grupo. Entretanto, outros grandes pensadores também tem sido incorporados em diversos momentos da história deste sub-projeto. Dessa maneira, as atividades na escola desenvolvidas pelos pibidianos têm o objetivo de ancorar o novo conhecimento ao conhecimento prévio do estudante. Mas vão além. Visa uma contextualização de tal maneira intrincada com a vida do estudante, e com as questões prementes da atualidade, que resultem em uma aprendizagem que signifique também a formação de um cidadão crítico e atuante, que use o conhecimento científico para a melhoria de sua qualidade de vida e seja capaz de interferir na sociedade para o incremento do bem estar coletivo.