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OFICINA PEDAGÓGICA
“Os seres vivos - do micro ao macro”
Uma experiência de integração na formação do professor
Apresentação
A escola enfrenta grandes desafios. Um deles é a formação de indivíduos que conheçam o seu corpo e como ele funciona. Mas, além disso, que possam aplicar estes conhecimentos para melhorar a sua qualidade de vida. Outro grande desafio é a formação de cidadãos com conhecimentos suficientes sobre a nossa riqueza e biodiversidade, capazes de participar das decisões relacionadas à ela. Nesta oficina este dois grandes TEMAS foram abordados de forma integrada. Dessa maneira, à medida que os estudantes visitavam as estações puderam focar a sua atenção ora em si mesmo, ora nos organismos vivos ao redor de si, sempre fundamentados no eixo comum, , os seres vivos.
Tema “Conhecendo o próprio corpo”
A gravidez precoce é endêmica, considerada um grave problema de saúde pública em nosso país, e, junto com ela as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Os índices publicados pelo Ministério da Saúde são alarmantes. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 444.056 de brasileiras entre 10 e 19 anos deram a luz em 2009. A cada ano, cerca de 20% das crianças nascidas são filhos e filhas de mães adolescentes, e ao que tudo indica essa taxa tende a crescer. Além disso, estudos mostram um percentual de 42% de ocorrência de alguma doença sexualmente transmissível (DST) dentre gestantes de variadas faixas etárias.
Esse conjunto de dados assombrosos instigou graduandos e docentes da UFPR dos subprojetos PIBID-Biologia a refletir como o ensino de Ciências e biologia auxiliar na reversão desse quadro. E mais, sabendo da influência do nível e qualidade da escolaridade nestes resultados, qual seria o papel da escola?
Buscando contribuir na conscientização e diminuição de tais índices nas escolas nas quais estes pibidianos estão inseridos, foi realizada uma oficina didática organizada em estações, as quais abordavam alguma vertente dos seguintes temas: anatomia dos aparelhos reprodutores; desenvolvimento embrionário; uso de drogas na gravidez; fisiologia humana; métodos preventivos e contraceptivos e transmissão de DST’s. Nesta organização tivemos o objetivo de oferecer informações e esclarecer as principais dúvidas sobre os assuntos.
Descrição das estações do tema “Conhecendo o próprio corpo”
Toda a oficina contou com recursos audiovisuais como vídeos e mídias interativas em flash, modelos celulares e anatômicos interativos, banners, experimentos e observações microscópicas, dentre outros. Procurou-se abordar os temas de maneira dinâmica e interessante, alertando para os riscos e responsabilidades da prática sexual, principalmente na adolescência.
Esta parte da oficina foi desenvolvida com a particpação do Programa de Institucional de Bolsas e Iniciação a docência PIBID Biologia 1, Biologia 3., Iniciação Científica (IC), Extensão e Licenciar. Seque-s a descrição das estações deste tema da oficina, indicando-se em cada um o programa responsável. Neste sentido, a oficina foi também um exercício de trabalho multidisciplinar e colaborativo, no qual todas as partes devem funcionar de forma coesa e integrada.
ESTAÇÕES
Estação “CÉLULA ANIMAL 3D interativa”
Desenvolvimento e apresentação - PIBID Biologia 1 e 3
Nesta estação os estudantes puderam interagir com uma célula 3D interativa, construída por uma pibidiana e disponível em http://www.nuepe.ufpr.br/blog/?page_id=663. A interatividade com o material virtual nos computadores chamou muito a atenção dos estudantes. A célula 3D aqui construída , além de trazer as informações científicas pertinentes, propicia uma experiência impactante de navegação e interatividade com a estrutura celular, em perfeita consonância com os mais avançados recurso tecnológicos. Isso adquire especial importância se considerarmos que a atual geração de alunos do nosso sistema educacional é a geração visualmente mais estimulada que já existiu. Os estudantes estão imersos em um mundo de recursos e artefatos tecnológico em informação e comunicação. Estas tecnologias participam da moldagem das funções cognitivas propiciando o surgimento de novos estilos de raciocínio e conhecimento humanos e têm profundos reflexos no ato de aprender, sendo incorporadas na educação no mundo todo. Assim, a célula 3D pode servir como um recurso poderoso para a aprendizagem da estrutura e função celular
Os tecidos do corpo – Aprendendo interativamente
Desenvolvimento e apresentação - PIBID Biologia 1
Como as células se associam no organismo?
Esta estação contou com um atlas histológico virtual interativo em HTML. O atlas histológico desenvolvido possui um apelo visual contemporâneo e grande interatividade, em sintonia com a realidade cultural em que estão inseridos os alunos. Essa sincronia favorece o estabelecimento de uma via de comunicação efetiva entre o conhecimento e o educando. Outro aspecto que se destaca na utilização do aplicativo pelo aluno refere-se ao entendimento da localização dos tecidos nos órgãos. Contornam-se, assim, as dificuldades de compreensão que advém das metodologias tradicionalmente utilizadas, nas quais os tecidos histológicos são apresentados de forma isolada, retirados do corpo, e, desta forma, destituídas de sentido ou significado. A abordagem integrada do atlas propicia, por exemplo, na língua, analisar os tecidos epitelial, conjuntivo e muscular em uma arquitetura definida e com uma relação espacial e funcional. Este conjunto permite a compreensão das estruturas e funções dos tecidos e suas peculiaridades na composição do órgão. Ao navegar pelo intestino o aluno pode observar os mesmos tecidos, epitelial, conjuntivo e muscular, porém neste outro órgão, com outras características. Em ambos ele visualiza o tecido epitelial: na língua, estratificado, e no intestino, simples. Dessa forma, o atlas desenvolvido, através da interação dinâmica que a navegação entre as lâminas histológicas permite, proporciona ao aluno a construção de seu próprio roteiro de aprendizagem.
ANATOMIA
Desenvolvimento e apresentação - PIBID Biologia 1, 3 e projeto de extensão “O microscópio vai à escola”
Como o corpo humano é formado? Quais sã os seus órgãos? Qual é a relação entre eles?
Esta estação teve como objetivo permitir um maior conhecimento sobre o corpo humano. Enfatizou a localização e morfologia dos diferentes órgãos e o funcionamento dos sistemas fisiológicos. Para tanto, foram disponibilizados modelos anatômicos e banners ilustrativos, permitindo a visualização e o contato com as estruturas. Entender a anatomia nos permite conhecer melhor o funcionamento do nosso corpo, com seus potenciais e limitações, o que eleva o auto-cuidado e a preservação.
ÓRGÃOS E SISTEMAS
Desenvolvimento e apresentação - PIBID Biologia 1 e 3
Células se organizam em tecidos...Tecidos se organizam em órgãos...Órgãos se organizam em sistemas...E agora?
Na estação Órgãos e Sistemas o funcionamento do corpo humano foi o foco principal. Maquetes, banners, artefatos virtuais e modelos didáticos foram utilizados para mostrar como funcionam os principais sistemas que compõem nosso organismo. Os modelos utilizados foram confeccionados pelos próprios membros da equipe de maneira que possibilitou a interação. E, além disso, alguns poderiam ser manuseados pelos alunos para que eles mesmos fizessem o sistema funcionar. Por exemplo, para a representação do Sistema Nervoso, um par de baterias, sob um cérebro de papel machê, alimentava um par de fios que ligavam a uma lâmpada (acoplada a um olho de massa biscuit), simulando a visão, e a um cooler, simulando os pulmões. Com representações atrativas e interativas, como esta, foram exibidos também os sistemas Digestório, Respiratório, Excretor e Circulatório.
Para demonstração também foram fabricados análogos dos sistemas bastante didáticos e funcionais, como: esquema de fios elétricos para representação de sistema nervoso; esquema de ductos para representação do sistema digestório; esquema de pequenas mangueiras e frascos, além de banner, para representação do sistema circulatório; animação com menus, para demonstração do sistema digestório; esquema de garrafa PET e bexigas para representação do sistema respiratório; modelo anatômico de torso para localização e integração dos sistemas; alguns modelos foram produzidos em papel machê e massa de biscuit.
GAMETOGÊNESE
Desenvolvimento e apresentação - PIBID Biologia 1
O que são os gametas? Como eles são formados? Afinal, de onde mesmo vêm os bebês?
Essa estação teve como objetivo explicar e mostrar a formação dos gametas femininos, os ovócitos II, e dos masculinos, os espermatozoides. Para tal, foram expostos modelos de células em biscuit representando as divisões celulares. Os dois tipos de divisões celulares – mitose e meiose – foram sucintamente explicados para tornar possível a compreensão da importância de uma divisão diferenciada para a formação dos gametas em contraste com a divisão realizada para a formação dos tecidos. Todas as fases envolvidas no processo da ovogênese e da espermatogênese foram apresentadas, destacando as principais diferenças entre a formação de gametas femininos e masculinos.
Para que os alunos pudessem visualizar os tecidos reais, foram disponibilizados dois microscópios, um com uma lâmina de ovário e o outro com uma lâmina de testículo para que os estudantes pudessem observar estruturas relacionadas com a produção e liberação dos gametas. Também foi disponibilizado um notebook contendo uma animação interativa sobre o aparelho reprodutor feminino. Os alunos demonstraram interesse na estação, apresentando dúvidas e algumas vezes, principalmente os mais novos, dificuldades na compreensão por se tratar de um conteúdo novo para eles.
CICLO MENSTRUAL
Desenvolvimento e apresentação - PIBID Biologia 1 e 3
Cólica, hormônios, formação do ovócito e a bendita menstruação. Toda menina, mulher e até os rapazes já ouviram esses termos, mas...Como é o ciclo menstrual?
Para a abordagem do Ciclo Menstrual foram utilizados banners que descreviam toda a fisiologia deste processo complexo do organismo humano, apresentando a sequência dos hormônios envolvidos no processo de forma objetiva, desde sua origem até sua atuação no ciclo.
Para promover uma maior interação, foi elaborada uma maquete em forma de círculo que mostrava o sistema em seis etapas e que podia ser manuseada pelos estudantes. Ao girar o disco, os participantes podiam acompanhar todo o processo do ciclo menstrual, desde as modificações no útero e ovários até curiosidades sobre as mudanças no comportamento feminino, contando sempre, com a instrução e o auxilio dos monitores da estação.
FECUNDAÇÃO
Desenvolvimento e apresentação - PIBID Biologia 1
União das células gaméticas, feminina e masculina, para o possível desenvolvimento do organismo. Peraí! até aí todo mundo já sabe...Mas e como ocorre a fecundação nos sapos? E o que acontece para que se formem gêmeos?
Nesta estação apresentamos uma maquete com o sistema reprodutor feminino feito em biscuit e isopor, na qual o centro possuía “caminhos” que os alunos poderiam trilhar, guiando um pequeno espermatozoide, também em biscuit, em direção ao ovócito nas tubas uterinas. Nesta parte da apresentação, procuramos demonstrar como ocorre a fecundação interna, a que ocorre nos humanos, onde e como ocorre essa fecundação. Além disso, integramos também, aspectos do ciclo menstrual, formação do embrião e como ocorre a formação de gêmeos.
Após, com o auxílio de um modelo de ovócito em bola de isopor e biscuit, mostramos o que ocorria com o gameta feminino após a penetração do espermatozoide. Para isso, levamos dois sapos de pelúcia, e explicamos como ocorre a cópula nesses animais e que tanto a fecundação como o desenvolvimento dos ovos ocorre externamente ao corpo da fêmea, para dar a noção aos alunos das mais variadas formas de desenvolvimento e tipos de fecundação.
DIFERENCIAÇÃO CELULAR E DROGAS NA GRAVIDEZ
Desenvolvimento e apresentação - PIBID Biologia 1
Durante a gravidez toda gestante precisa fazer o pré-natal e cuidar bastante da saúde. Certo? Por quê? E quando a mãe fuma, consome álcool, ou drogas durante a gestação? O que acontece com a criança?
Esta etapa da oficina tinha como principal objetivo esclarecer como o uso de drogas, lícitas e ilícitas, afeta os primeiros estágios da gravidez e a diferenciação celular do organismo. Contava com cinco modelos esquemáticos, entre eles: células diferenciadas (neurônio, células do intestino, tecido sanguíneo e macrófago) e células indiferenciadas, a explicação sobre o tema ocorreu de maneira bastante clara e elucidativa.Para que houvesse uma visão mais realista dos modelos esquemáticos, foi utilizado um microscópio de luz com uma lâmina de tecido sanguíneo, parte da estação pela qual os alunos ficaram bastante interessados e intrigados. Para facilitar a compreensão, e consequente análise do aprendizado dos alunos, foram realizados também jogos de pergunta e resposta.