Reuniões reflexivas

 

               Semanalmente é realizada uma reunião na qual participam os bolsistas, as supervisoras das escolas e a coordenadora. Nestas reuniões são estudados textos de autores como Paulo Freire, Rubem Alves, David Ausubel, dentre outros, que podem ser indicados pela coordenadora ou  pelos pibidanos. Os  temas são propostos de acordo com as vivências  na escola que precisam ser refletidas à luz de referenciais teóricos para serem compreendidas. De fato, as reuniões são fundamentais para que se de embasamento teórico  à prática cotidiana na escola. Este ano percebeu-se de forma mais nítida os efeitos da reflexão sobre a ação e sobre o contexto. Como exemplo pode-se citar que os pibidianos, a partir das reflexões e da troca de experiências a respeito da disciplina em sala de aula, por exemplo, encontraram soluções efetivas, quer seja por mudanças nas próprias atitudes relativas à autoridade do professor ou pela constatação de que o problema é a própria aula e a metodologia utilizada.

Seguem-se alguns depoimentos de pibidianos sobre as reuniões reflexivas.

 

Quando nos reunimos para debater e refletir sobre certas questões, esse momento não ocorre apenas ali. Ele se estende até o momento do planejamento das aulas e em sala de aula tentando colher um resultado melhor que o da aula anterior para que essa diferença possa  ser sentida também no aluno.Os textos abordados de diversos autores da um referencial na literatura para estudos com relação à educação. Yane

  
 
O constante pensar, refletir e compartilhar sobre a formação docente permite ao futuro professor um permanente estado de desequilíbrio e isso é ótimo. O desequilíbrio é a primeira etapa para o passo, e o passo a primeira etapa para a mudança. Karolayne. 
 

 

 

 

Essa atividade com certeza é uma das que mais contribuiu para o meu aprendizado pois todas as reuniões trazem assuntos diferentes que são diretamente relacionados com a nossa vivência em sala de aula, assim podemos discutir sobre como foi nossa semana no colégio e relacioná-la com os temas abordados em cada reunião. Yasmim.

 

 

É o nosso momento de reflexão e crescimento, é a hora que analisamos a nossa prática e também onde estudamos autores e práticas diferenciadas de ensino....Crescimento profissional e pessoal com a participação das reuniões reflexivas, quebramos muitos paradigmas, jamais saímos do mesmo jeito que entramos na reunião, é uma contribuição sem igual para nós pibidianos. Érica.

 

É onde os bolsistas compartilham experiências, desenvolvem a visão crítica e compreendem a importancia da teoria, que muitas vezes não parece ser aplicável. Discutir tópicos referentes à realidade dos alunos, educadores e cidadãos, completa a formação deficiente dos professores, uma vez que eles precisarão enfrentar uma complexa realidade. Nesse contexto, será exigido do professor a capacidade de lidar com as adversidades da educação brasileira, necessitando ainda que o mesmo trabalhe em prol da  formação de seres humanos que contribuirão para uma sociedade mais próspera e justa. Robson.

 

 

Essas reuniões me acalmam, me fazem sentir mais preparada para entrar na sala de aula como professora e não apenas uma estagiária, aprendo coisas novas que não se encontra na teoria, apenas na prática vivenciada por meus colegas.Thalita.

 

 

Faz-me perceber coisas que normalmente passam despercebidas. Isso auxilia e nos prepara para estar em sala de aula...Auxilia muito positivamente, pois sempre debatemos temas com que nós encontramos durante a permanência na sala de aula. João.

 

 

 

A visão dos meus colegas e o aconselhamento acerca das minhas atividades são muito importantes para a melhoria da qualidade do meu trabalho. A partir dessas reuniões pude mudar e melhorar algumas de minhas práticas.... Me permite uma auto-crítica com base na asálise de terceiros. Isso é importante para o meu crescimento enquanto profissional e para a integração do grupo. Andrey

 

 

Algumas questões que surgiram neste ano merecem ser destacados, dado a suja relevância, como segue.   

 

Como as metodologias podem propiciar a posição central do estudante no centro do processo ensino/aprendizagem?

Para refletir sobre esta questão os pibidianos organizaram-se em grupos  e estudaram metodologias variadas  à luz das pesquisas científicas e referenciais teóricos.

 

Como desenvolver o tema Evolução?

Este é um assunto complexo de ser tratado pois envolve questões relativas à religiosidade.e o professor de Biologia precisa estar preparado para trabalhá-lo.  Dois estudantes realizaram uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e desenvolveram junto ao grupo um trabalho reflexivo muito consistente.  A partir  desta reflexão originou-se um projeto, ainda em fase de redação, que será submetido ao comitê de ética em pesquisa humana.

 

Por que os governos tem tratado a educação – e os professores -  com tanto descaso? E até com violência extrema?

Este ano de 20145 foi difícil pra os professores do estado do Paraná que enfrentaram uma longa  greve e o “massacre do 29 de abril”, como ficou conhecido o dia em que bombas, balas de borracha e cães foram jogados contra os  professores estaduais. Neste dia, na praça, haviam muitos pibidianos que acompanhavam a luta dos seus supervisores. Estes eventos geraram uma seqüência de reuniões para, primeiro entender historicamente as condições que permitem tal grau de desrespeito,  e na sequência refletir sobre as possíveis soluções. Foi- e ainda é- árduo este caminho.

 

O que fazer para o PIBID não acabar?

Esta ainda é uma questão inacabada. Preocupante, Angustiante. Mas o grupo, refletindo sobre as causa e o momento político atual que  gerou esta ameaça, decidiu, em uma postura proativa, embrenhar-se em atividade e campanhas pela permanência do PIBID, incluindo o desenvolvimento de um vídeo informativo.