Biologia 1 > Páginas > Tecido epitelial
DURAÇÃO – 02 aulas de 50 minutos
Objetivos
Ao final da aula os alunos deverão ser capazes de:
- Conhecer as principais funções dos epitélios corporais e relacioná-los com seu dia-a-dia;
- Compreender saber as principais características e tipos celulares que compõe o tecido epitelial;
- Conhecer os tipos de especializações das células epiteliais;
- Comparar tecido epitelial de revestimento de tecido epitelial glandular quanto principais características, funções e importância de cada um.
Conteúdos
· Estrutura e função dos tecidos epiteliais.
· Diferenciação dos tecidos epiteliais dos demais tecidos.
· Introdução às especializações das células epiteliais.
· Detalhamento do tecido epiteliais glandular e de revestimento.
ESTRATÉGIAS E MATERIAL: A aula pode ser ministrada no quadro negro ou em uma apresentação de slides, de acordo com a preferência e disponibilidade de material do professor. A aula será com base em perguntas do cotidiano do aluno, como por exemplo “Por que é importante usar protetor solar”, “Como uma espinha é formada?”, etc. A primeira aula de 50 minutos será focada principalmente no tecido epitelial de revestimento e glandular, seus tipos celulares, funções e especializações. A segunda aula, será destinada à um estudo de caso; a turma será dividida em grupos de no máximo 5 pessoas e cada grupo receberá um texto ou notícia de algo relacionado ao tecido epitelial. Ao final de cada texto, os alunos deverão responder algumas perguntas e apresentar para a turma o material estudado.
Momento 1
Discussão dos tecidos epiteliais utilizando a projeção de slides como apoio.
Momento 2
Estudos de casos:
· Como nascem os cravos e espinhas - Como se formam as unhas? Por que elas crescem?
· Como são os efeitos dos cosméticos?
· Quanto tempo os pelos do corpo levam para crescer?
· Como se formam as unhas? Por que elas crescem?