DURAÇÃO – 02 aulas de 50 minutos

Objetivos

 Ao final da aula os alunos deverão ser capazes de:

  • Conhecer as principais funções dos epitélios corporais e relacioná-los com seu dia-a-dia;
  • Compreender saber as principais características e tipos celulares que compõe o tecido epitelial;
  • Conhecer os tipos de especializações das células epiteliais;
  • Comparar tecido epitelial de revestimento de tecido epitelial glandular quanto principais características, funções e importância de cada um.

Conteúdos

· Estrutura e função dos tecidos epiteliais.

· Diferenciação dos tecidos epiteliais dos demais tecidos.

· Introdução às especializações das células epiteliais.

· Detalhamento do tecido epiteliais glandular e de revestimento. 

ESTRATÉGIAS E MATERIAL:  A aula pode ser ministrada no quadro negro ou em uma apresentação de slides, de acordo com a preferência e disponibilidade de material do professor. A aula será com base em perguntas do cotidiano do aluno, como por exemplo “Por que é importante usar protetor solar”, “Como uma espinha é formada?”, etc. A primeira aula de 50 minutos será focada principalmente no tecido epitelial de revestimento e glandular, seus tipos celulares, funções e especializações. A segunda aula, será destinada à um estudo de caso; a turma será dividida em grupos de no máximo 5 pessoas e cada grupo receberá um texto ou notícia de algo relacionado ao tecido epitelial. Ao final de cada texto, os alunos deverão responder algumas perguntas e apresentar para a turma o material estudado. 

Momento 1

Discussão dos tecidos epiteliais utilizando a projeção de slides como apoio.

Momento 2

Estudos de casos:

· Como nascem os cravos e espinhas - Como se formam as unhas? Por que elas crescem?

· O que é o efeito bronzeado?

· Como são os efeitos dos cosméticos?

· Quanto tempo os pelos do corpo levam para crescer?

· Como se formam as unhas? Por que elas crescem?