Biologia 1 > Páginas > Observando os cloroplasto nas folhas de Elodea sp. e verificação da presença de amido nas folhas de plantas – Aula Prática 2
Observando os cloroplasto nas folhas de Elodea sp. e verificação da presença de amido nas folhas de plantas – Aula Prática 2
Os cloroplastos são plastídeos que se autorreplicam e que são os sítios de assimilação de CO2. Eles estão presentes em todos os tecidos verdes das plantas e das algas e são de fácil visualização sob microscopia de luz.
O amido é um dos compostos orgânicos que são produzidos ao final do processo de fotossíntese. Esse composto está presente nas sementes, frutos, caules, raízes e até mesmo nas folhas das plantas, sendo uma importante forma de reserva dos vegetais. Esse amido reservado nos tecidos vegetais serve de alimento para os organismos heterótrofos herbívoros, e consequentemente para o restante da cadeia alimentar, de forma direta ou indireta.
EXPERIMENTO 01
Este experimento nos permite visualizar os cloroplastos presentes nas folhas de uma espécie de plantas aquáticas do gênero Elodea sp.. Para realizar o experimento, oriente os alunos de acordo com o esquema apresentado na Figura 01.
Figura 1: Para visualizar os cloroplastos presentes nas folhas de Elodea sp., (A) coloque uma folha da planta sobre uma lâmina, (B) adicione algumas gotas de água e cubra com uma lamínula. (C) coloque o preparado no microscópio e observe.
EXPERIMENTO 02
Como já vimos, para que a planta consiga assimilar o CO2 produzindo compostos orgânicos de alto valor energético como o amido, é necessária a disponibilidade de luz e água. Desta forma, esses elementos regulam a atividade fotossintética da planta, sobretudo da fase fotoquímica.
O experimento a seguir nos permite verificar o efeito da luz sobre as taxas de produção de amido nas folhas das plantas. Numa primeira etapa, três folhas de uma árvore qualquer devem ser submetidas a diferentes condições de exposição à luz solar durante um período de 48 horas, como representado no esquema da Figura 02.
Figura 2: Para verificar a presença de amido nas folhas das plantas, três folhas foram submetidas a diferentes condições de exposição a luz por um período de 48 horas. A folha controle ficou totalmente exposta a luz; uma segunda folha foi parcialmente coberta com um pedaço de papel alumínio; e uma terceira foi totalmente coberta com papel alumínio, ficando totalmente carente da incidência de luz.
Na segunda etapa (previamente realizada pelo professor para poupar tempo e por questões de segurança), as folhas da etapa anterior devem ser adicionadas em água fervente durante dois minutos e depois submetidas a um banho de etanol dentro de frascos ou tubos de ensaios identificados com o tipo de exposição (parcialmente coberta, totalmente coberta, etc.) e dispostos dentro de um recipiente com água quente por cerca de meia hora. Esse procedimento é necessário para romper as células vegetais e expor o conteúdo dos cloroplastos.
Passados 30 minutos, as folhas devem ser rapidamente mergulhadas em água da torneira e depois colocadas sobre uma superfície clara. Para verificar a presença de amido nas folhas, gotas de tintura de iodo devem ser pingadas em diferentes porções das folhas como no esquema da Figura 03.
Figura 3: (A) as folhas com diferentes tipos de exposição são adicionadas em água fervente por 2 minutos. (B) após serem fervidas elas devem ser colocados em um tubo ou frasco contendo etanol, que por sua vez é submetido a banho maria por cerca de 30 minutos. (C) por fim, gotas de tintura de iodo são aplicadas sobre diferentes partes da folha, procurando evidenciar a presença ou ausência de amido.
É recomendado solicitar aos alunos que anotem em uma tabela a coloração das folhas a cada passo do experimento. Isso ajuda no entendimento e acompanhamento do experimento.