Aula Prática 01 – Fotossíntese em Elodea sp.

Os organismos fotossintéticos capturam a energia solar e formam ATP e NADPH, que são usados como fonte de energia para sintetizar carboidratos e outros compostos orgânicos a partir de CO2 e H2O. Os organismos heterotróficos se alimentam desses compostos orgânicos produzidos pelos vegetais, utilizando-os para a produção de energia através da degradação desses produtos orgânicos, ricos em energia da fotossíntese, em CO2 e H2O com o auxílio do O2 que é liberado pela planta para a atmosfera durante a fotossíntese.

Como vimos, a energia solar, o dióxido de carbono e a água, são elementos essenciais para a fotossíntese, ou seja, para a produção de compostos orgânicos pelas plantas e liberação de oxigênio na atmosfera. Sendo assim, o experimento a seguir deve colaborar para o entendimento do aluno de como ocorre esse processo de fotossíntese e qual a importância dos elementos citados para sua ocorrência.

EXPERIMENTO:

PROCEDIMENTOS:

  • Manter a Elodea sp. em ambiente aquático, expondo-a a luz solar no dia do experimento;
  • Colocar um ramo de Elodea sp. dentro de cada béquer e cobri-lo com um funil, que deverá ser colocado embocado (IMPORTANTE: nenhuma folha deve ficar para fora do funil);
  • Preencher um béquer com água e o outro com água e bicarbonato de sódio dissolvido, cobrindo completamente a haste do funil;
  • Colocar sobre a haste do funil um tubo de ensaio, tomando cuidado para que não haja a formação de bolhas;
  • Aproximar a luminária acesa dos sistemas e aguardar cerca de 30 minutos;
  • Observar e anotar os resultados.

Observe a figura que ilustra como elaborar o experimento de forma detalhada.

FIGURA 1. Procedimentos para a realização do experimento com Elodea sp. (A) em um béquer de vidro de 1L colocar um ramo de Elodea sp. e cobri-lo completamente com um funil embocado. (B) preencher o béquer com água ou com água contendo bicarbonato de sódio dissolvido, de tal forma que todo o funil fique submerso na solução. (C) colocar um tubo de ensaio encaixado na haste do funil, tomando cuidado para que não se formem bolhas. Aproximar uma luminária acesa e aguardar cerca de 30 minutos para observar os resultados.