PROGRAMA/PROJETO/ATIVIDADE: PIBID

ORIENTAÇÃO: Ruth Janice Guse Schadeck  VICE ORIENTAÇÃO:  Marcia Helena Mendonça

SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.     ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO

PROGRAMA/PROJETO: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência - PIBID Biologia 1

BOLSISTAS/VOLUNTÁRIOS: Andrey Wesley de Souza; Bruna Holmen Santos.;

TÍTULO DO RESUMO:

PROBLEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE EVOLUÇÃO: APLICAÇÃO DE UNIDADE DIDÁTICA E COLETA DE DADOS

RESUMO:

O ensino da evolução é complexo e muitas vezes conflituoso, principalmente por esbarrar em crenças religiosas e formações culturais, como já foi descrito por diversos autores na literatura. No presente trabalho, serão apresentadas as principais percepções das experiências  vivenciadas em sala de aula durante o ensino de Evolução Biológica pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID- Biologia 1, UFPR). Ao se trabalhar este tema com estudantes do o 3o ano do ensino médio do Colégio Estadual Victor Ferreira do Amaral, constatou-se que muitos alunos apresentaram resistência veemente frente à teoria evolucionista e questionaram o método científico. Estes resultados nos motivaram a aprofundar a discussão sobre esse tema para entender as razões dessa recepção por parte dos alunos, e da sociedade em geral, frente aos conceitos e fundamentos evolucionistas e científicos. Inicialmente realizamos um levantamento bibliográfico sobre o tema e percebemos que a resistência em compreender os conceitos sobre evolução biológica são decorrentes de preceitos religiosos e do mau entendimento das diferenças entre ciência e conhecimento de senso comum. Diante desta realidade decidimos pela elaboração de uma unidade didática que tem como objetivo propiciar uma intervenção pedagógica consistente e apropriada para o ensino de Evolução. Para conseguirmos investigar melhor quais as dificuldades e resistências mediante apresentação desse assunto dentro das escolas em que aplicaremos a unidade didática, serão feitos questionários para avaliação dos alunos acerca dos métodos empregados

no ensino de ciências e evolução biológica associada à avaliação crítica por parte do docente, que devem compor um panorama quantitativo e qualitativo frente as adversidade que se apresentam durante o ensino deste tema nas escolas.

Agradecimento - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID UFPR  Biologia1.

PALAVRAS-CHAVE: Evolução; Ensino; Ciência.