DURAÇÃO: 01 aula de 50 minutos.


I. ESTUDOS DE CASO – SUPERBACTÉRIAS, MIMETISMO, RESISTÊNCIA A HERBICIDAS, CAMUFLAGEM E ANEMIA FALSIFORME.

OBJETIVO: Tendo como base os conhecimentos adquiridos por meio das aulas expositivas e das discussões baseadas nos roteiros e nos textos, os alunos deverão elaborar uma explicação para casos que foram notícia na mídia sobre anemia falciforme, superbactérias, resistência à defensivos agrícolas, mimetismo e camuflagem.

  • Mostrar que os conceitos de evolução biológica estão presentes do dia-a-dia dos alunos;
  • Esclarecer as duvidas com acontecimentos reais;
  • Conscientizar os alunos sobre a importância do cuidado na utilização de antibióticos e herbicidas;
  • Conceitos como sobrevivência diferencial e freqüência gênica podem ser entendidos com mais facilidade com o exemplo da anemia falciforme.

ESTRATÉGIAS E MATERIAL: Serão utilizados 5 textos que serão distribuídos em 5 grupos na sala. Os alunos farão a leitura e discussão do texto, num primeiro momento, entre eles e depois as conclusões de cada grupo serão compartilhadas com toda a turma. A ideia é fazer com que os alunos discutam e consigam analisar sozinhos os estudos de caso, apenas com os professores fazendo moderação e, quando necessário, complementando o debate.

Estudos de caso:

  1. Grupo descobre como a anemia falciforme protege contra a malária;
  2. OMS: países estão mal preparados para superbactérias;
  3. Lagartas atacam plantações de milho transgênico no Paraná e no DF; 
  4. 'Falsa coral' consegue imitar cores de seis cobras diferentes;
  5. As Mariposas Biston betularia.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO COM TODOS OS ESTUDOS DE CASO