DURAÇÃO: 02 aulas de 50 minutos.


I. INTRODUÇÃO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO DE LAMARCK E DO CONCEITO DE SELEÇÃO NATURAL; TEORIA DE MALTHUS; EXPEIRMENTO DE WEISMANN; FATORES EVOLUTIVOS ASSOCIADOS A MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO DAS POPULAÇÕES NATURAIS.

OBJETIVO: Após a síntese feita pelos alunos acerca dos textos disponibilizados na última aula, dá-se inicio a discussão que tem por finalidade apresentar os conceitos e a importância das ideias de evolução propostas por Lamarck e apresentar os mecanismos de Seleção Natural que explicam a mudança evolutiva em populações naturais. Ao final serão discutidos os principais fatores evolutivos que implicam em alterações nas composições genéticas das populações.

  • Apresentar os conceitos norteadores da teoria de evolução biológica proposta por Lamarck em 1809;
  • Esclarecer os equívocos cometidos por Lamarck ao propor sua teoria da evolução, sempre procurando deixar clara a importância deste cientista para os conhecimentos evolutivos atualmente vigentes;
  • Levantar modelos explicativos para os alunos acerca da diversidade de espécies tendo como base o conceito de seleção natural proposto por Darwin e Wallace em 1858;
  • Discorrer sobre a teoria malthusiana de crescimento populacional;
  • Trabalhar os conceitos de variabilidade intra-populacional, freqüência, competição, isolamento reprodutivo, adaptação e extinção;
  • Analisar os princípios que estruturam a teoria da seleção natural (variação, herança, sobrevivência diferencial e mudança de freqüência gênica na população);
  • Debater os resultados apresentados por Weishmann em 1883 acerca dos princípios da Herança de Caracteres Adquiridos.
  • Discutir os principais fatores evolutivos que promovem alterações nas composições populacionais como: competição, extinção, mutação, deriva genética, migração e especiação.

ESTRATÉIGAS E MATERIAL: Utilizar os conhecimentos obtidos pelos alunos com base nos textos disponibilizados no primeiro momento; exploração de modelos explicativos dos estudantes a cerca das adaptações e diversificação da forma orgânica através do cenário “Tentilhões da Galápagos”.

Cenário:

Na costa pacífica da América do Sul, existe um grupo de ilhas distante 900 quilômetros do continente. Nestas ilhas, chamadas Galápagos, existem muitas espécies de plantas e animais que não são encontradas em qualquer outro lugar do mundo. Entretanto, as formas de vida das Galápagos são claramente semelhantes às espécies que habitam o continente sul-americano. Foram encontradas, por exemplo, treze espécies de fringilídeos, um tipo de ave que ficou conhecidas como os “tentilhões de Darwin”. Todas estas espécies guardavam semelhança com o tentilhão toutinegra, espécie que habita o continente. Em cada Ilha, encontramos diferentes grupos de espécies. Uma das maiores diferenças entre estes tentilhões diz respeito aos tamanhos e às formas de seus bicos. Observa-se que a forma do bico tem uma relação com o hábito alimentar das espécies. Dependendo do tamanho e da forma de seus bicos, alguns tentilhões obtêm néctar das flores, alguns comem larvas de insetos nas cascas das árvores, com o auxílio de um graveto, alguns comem sementes pequenas e outros comem sementes grandes.

Possíveis perguntas para orientar a discussão:

  1. Como você imagina que os diferentes tipos de bico inicialmente se originaram nos tentilhões das Galápagos?
  2. O que poderia explicar a similaridade entre as espécies encontradas na Ilha e a espécie encontrada no continente?

APOIO: Dois pesquisadores Rosemary e Peter Grant passaram 30 anos estudando o comportamento das populações destes pássaros e entre suas descobertas, destacam-se três dados:


(1) Pequenas variações nas medidas do bico podem resultar na capacidade ou não de comer determinado tipo de semente;
(2) aves com bicos menores gastam mais tempo manipulando sementes duras do que aves dos bicos maiores, pois quanto maior a força do bico, menor o tempo de manipulação;
(3) o tamanho do bico é uma característica herdada, portanto, pais com bicos grandes produzem filhotes com bicos grandes e vice-versa.

De posse destas informações, vamos pensar sobre as seguintes situações:

  1. Em uma das ilhas do arquipélago encontramos duas populações de tentilhões de espécies diferentes. Uma delas é de tentilhões com bico menores e a outra é formada por tentilhões que apresentam bicos maiores. O arquipélago de Galápagos costuma passar por anos de seca. Nestes períodos a variedade e fartura de sementes diminuem. O que você acha que pode acontecer com estas duas populações de pássaros, durante uma estação muito seca, que afeta a produção de uma variedade de sementes menores e macias? O que aconteceria com a população de pássaros de bicos pequenos? E com a população de bicos grandes?
  2. Em 1983 foi um ano de chuvas abundantes, e a ilha Dafne ficou coberta de vegetação e a produção de uma variedade de sementes macias e pequenas foi enorme. O que poderá ser previsto em relação ao tamanho dos bicos dos tentilhões desta ilha?

Além dos recursos acima colocados, é interessante o uso de projeções com exemplificações e/ou roteiros de aula que apresentem imagens ilustrativas dos cenários e seus contextos.