DURAÇÃO – 01 aula de 50 minutos


I. DISTINÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS ASSISTEMÁTICOS E SISTEMÁTICOS; INTRODUÇÃO AO CRITÉRIO DA FALSEABILIDADE E AOS CONCEITOS BÁSICOS DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, BEM COMO SUAS IMPLICAÇÕES E APLICAÇÕES SOCIAIS.


OBJETIVO: Explicitação acerca das principais diferenças e origens dos conhecimentos humanos assistemáticos e sistemático, atentando para a definição exata das discussões pertinentes à ciência e as não pertencentes; mobilização para a proposta de trabalhar com o tema Evolução ou o pensamento evolutivo e sua importância para a biologia e aplicações no cotidiano.

  • Introduzir os conceitos definidores de conhecimento assistemático (senso comum) e sistemático (filosófico);
  • Definição do Critério de Falseabilidade proposto por Karl Popper, procurando delimitar ciência (se algo pertence ou não a ciência);
  • Analisar em linhas gerais as implicações culturais do pensamento evolutivo;
  • Introdução às noções de evolução biológica;
  • Apontar algumas aplicações dos conceitos de evolução biológica na resolução problemas sócio-científicos de implicações sociais.

ESTRATÉGIAS E MATERIAL: Para este primeiro momento serão utilizadas projeções que exemplifiquem as pontuações. Ao final deste primeiro momento, a turma será dividida em 5 grupos. Cada grupo receberá um texto sobre a teoria de Darwin e Wallace acerca da Seleção Natural e suas implicações culturais e sociais. Na próxima aula, os alunos deverão explanar acerca do que leram afim de que dúvidas sejam levantadas e esclarecimentos acerca de equívocos pontuados pelos livros didáticos e pelos próprios textos base sejam feitos. Cabe ao professor ir organizando os tópicos centrais das discussões que serão levantadas.

 

  1. Texto sobre o impacto da teoria darwinista da evolução no pensamento ocidental (Editorial Folha de São Paulo) (Texto 01)
  2. Texto sobre a biografia de Darwin e a construção da teoria evolutiva por seleção natural (trechos de ensaio de Ricardo Iglesias Rios na Ciência Hoje) (Texto 02)
  3. Texto sobre a recepção da obra “A Origem das Espécies” pela sociedade inglesa vitoriana (Análise das Charges do Século XVIII) (Texto 03)
  4. Texto sobre as aplicações modernas das idéias darwinistas (trechos sobre Evolução do Vírus da AIDS) (Texto 04)
  5. Texto sobre a importância de estudar a biologia evolutiva (Lopes, 2005) (Texto 05)