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DURAÇÃO – 01 aula de 50 minutos
I. DISTINÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS ASSISTEMÁTICOS E SISTEMÁTICOS; INTRODUÇÃO AO CRITÉRIO DA FALSEABILIDADE E AOS CONCEITOS BÁSICOS DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, BEM COMO SUAS IMPLICAÇÕES E APLICAÇÕES SOCIAIS.
OBJETIVO: Explicitação acerca das principais diferenças e origens dos conhecimentos humanos assistemáticos e sistemático, atentando para a definição exata das discussões pertinentes à ciência e as não pertencentes; mobilização para a proposta de trabalhar com o tema Evolução ou o pensamento evolutivo e sua importância para a biologia e aplicações no cotidiano.
- Introduzir os conceitos definidores de conhecimento assistemático (senso comum) e sistemático (filosófico);
- Definição do Critério de Falseabilidade proposto por Karl Popper, procurando delimitar ciência (se algo pertence ou não a ciência);
- Analisar em linhas gerais as implicações culturais do pensamento evolutivo;
- Introdução às noções de evolução biológica;
- Apontar algumas aplicações dos conceitos de evolução biológica na resolução problemas sócio-científicos de implicações sociais.
ESTRATÉGIAS E MATERIAL: Para este primeiro momento serão utilizadas projeções que exemplifiquem as pontuações. Ao final deste primeiro momento, a turma será dividida em 5 grupos. Cada grupo receberá um texto sobre a teoria de Darwin e Wallace acerca da Seleção Natural e suas implicações culturais e sociais. Na próxima aula, os alunos deverão explanar acerca do que leram afim de que dúvidas sejam levantadas e esclarecimentos acerca de equívocos pontuados pelos livros didáticos e pelos próprios textos base sejam feitos. Cabe ao professor ir organizando os tópicos centrais das discussões que serão levantadas.
- Texto sobre o impacto da teoria darwinista da evolução no pensamento ocidental (Editorial Folha de São Paulo) (Texto 01)
- Texto sobre a biografia de Darwin e a construção da teoria evolutiva por seleção natural (trechos de ensaio de Ricardo Iglesias Rios na Ciência Hoje) (Texto 02)
- Texto sobre a recepção da obra “A Origem das Espécies” pela sociedade inglesa vitoriana (Análise das Charges do Século XVIII) (Texto 03)
- Texto sobre as aplicações modernas das idéias darwinistas (trechos sobre Evolução do Vírus da AIDS) (Texto 04)
- Texto sobre a importância de estudar a biologia evolutiva (Lopes, 2005) (Texto 05)