Oficinas didáticas

As oficinas didáticas são estratégias que geralmente são realizadas utilizando diversas atividades lúdicas, diferente do que os alunos estão acostumados. Além disso, é um método que possibilita a participação ativa do estudante, que deixa de ser um sujeito passivo no processo de ensino/aprendizagem. Na tabela 8 segue dois exemplos de oficinas que abordam. 

OFICINAS DIDÁTICAS

 FONTE:

DESCRIÇÃO DO MATERIAL:

1 - Oficina “Vale Sonhar” do Instituto Kaplan

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Essa oficina foi desenvolvida pelo Instituto Kaplan, é um material que visa auxiliar os professores para fazer uma oficina com o tema educação sexual com o objetivo de contribuir para a prevenção da gravidez na adolescência. O material é dividido em três temas de oficinas sendo eles, “Despertar para o sonho”, “Nem toda relação sexual engravida” e “Engravidar é uma escolha” Contem materiais como livro do professor, imitação de teste de gravidez, pranchas dos aparelhos reprodutores femininos e masculinos e cartas com perguntas e respostas.

2 - Blog Sexualidade de A a Z.

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Oficinas sobre “Sexualidade de A a Z”:O blog Sexualidade de A a Z, mostra uma feira de ciências sobre sexualidade, realizada no Colégio Estadual Manuel de Abreu, no Rio de Janeiro.  O blog da oficina traz várias ideias e estratégias que foram aplicadas, sobre o sistema reprodutor humano e sexualidade como; quebra cabeça, construção de cartazes explicativos e modelos anatômicos construídos com massa e com garrafa pet. A oficina parece ter uma abordagem ampla, trabalhando vários aspectos desse conteúdo curricular de anatomia voltada para o contexto e realidade dos estudantes da região, se mostrando uma boa alternativa metodológica. 

 

As oficinas são uma boa estratégia de ensino, pois o estudante pode aprender de forma lúdica. O lúdico possibilita ao estudante decidir quais serão suas ações (SILVA, 2007), de forma que promove sua autonomia. Winnicott (1995) ainda afirma que o lúdico é prazeroso, pois o sujeito se envolve nas atividades resultando em uma motivação a querer aprender. Pensando nisso, o uso dessa metodologia possui um significado a esses alunos e poderão aprender de maneira mais efetiva.

Na oficina 1 da Tabela 8 é apresentado um material desenvolvido pelo Instituto Kaplan, essa metodologia aborda a questão da gravidez precoce e é subdividido em 3 oficinas. A primeira é o “Despertar para o sonho”, que contem objetos para simular um teste de gravidez. A segunda oficina é a “Nem toda relação sexual engravida”, que contem pranchas dos aparelhos genitais tanto externos quanto internos, portanto abordando a anatomia desse sistema, e também cartas com perguntas sobre o tema que propicia ao estudante refletir e raciocinar sobre essas questões. E a última oficina é a “Engravidar é uma escolha”, que trata dos métodos contraceptivos e também, apresenta cartas com perguntas. Essa proposta de oficina possui uma temática relevante e contextualizada à vida dos jovens, pois a gravidez na adolescência é algo recorrente e é um problema de saúde pública no Brasil, que podem trazer consequências negativas principalmente para a vida das jovens (TABORDA et al, 2014). No entanto, Allen et al,  (2007) traz que o domínio da informação disponível nas escolas tem sido apontado como um dos fatores que reduzem o risco da gravidez precoce e indesejada. Sendo assim este material pode ajudar as adolescentes a conhecer o próprio corpo e atuar de maneira consciente nas tomadas de decisões, evitando uma gravidez indesejada.

 A oficina 2 da Tabela 8 do blog “Sexualidade de A a Z” foi realizada em um colégio público em uma feira de ciências, na qual foram  abordadas diversas questões por meio de múltiplas atividades. Nessa oficina pode-se notar também que estão presentes aspectos anatômicos trabalhados através de modelos, feitos com materiais simples do dia-a-dia e que podem ser desenvolvidos pelos próprios estudantes. Paviani e Fontana (2009) afirmam que as oficinas ajudam na construção do conhecimento, pois é levado em  consideração a vivência do indivíduo, além de favorecer atividades em grupos, promovendo assim uma aprendizagem através da interação entre esses sujeitos e suas experiências. Nesse sentido incluir as oficinas no ambiente escolar traz diversos benefícios e pode contribuir para a aprendizagem significativa.

 

REFERÊNCIAS

 

ALLEN, E.; BONELI, C.; STRANGE, V.; COPAS, A.; STEPHENSON, J.; JOHNSON, A. M.; OAKLET, A. Does the UK government's teenage pregnancy strategy deal with the correct risk factors? Findings from a secondary analysis of data from a randomised trial of sex education and their implications for policy. Journal Epidemiol Community Health, v. 61, n. 1, p. 20-27. 2007.  

PAVIANI, N. M. S.; FONTANA, N. M. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. v. 14, n. 2, maio/ago. 2009

SILVA, A. M. T. B.; METTRAU, M. B.; BARRETO, M. S. L. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem das ciências.  R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 88, n. 220, p. 445-458, set./dez. 2007.

TABORDA, J. A.; SILVA, F. C.; ULBRICHT, L.; NEVES, E. B. Consequências da gravidez na adolescência para as meninas considerando-se as diferenças socioeconômicas entre elas. Caderno Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 16-24, 2014.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio d Janeiro: Imago, 1995.