História em quadrinhos

As histórias em quadrinhos promovem a aprendizagem dos estudantes e estimulam a sua criatividade, além de possuir uma abordagem diferente da convencional. Na tabela abaixo segue dois modos de utilizar esse recurso nas salas de aulas.

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

 FONTE:

DESCRIÇÃO DO MATERIAL:

1 - Coleção “Problemas em quadrinhos” da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Essa coleção da secretaria de estado da Educação do Paraná disponibiliza aos educadores o material de histórias em quadrinhos a fim de desenvolver atividades lúdicas com os alunos para que possam refletir e buscar a solução de problemas de diversas situações.

2 - Artigo: “Orientação sexual: concepções sobre sexo em pré-adolescentes”. Data de 2014.

 

Autor: Paulo César Gomes

História em quadrinho sobre sexo para levantar conhecimento prévio dos alunos: o autor descreve como foi elaborado esse projeto que contou com a produção de história em quadrinhos por alunos do 6º ano do ensino fundamental com o tema sexo, sem fornecer nenhum auxilio, procurando descobrir o que os alunos conheciam sobre o tema. Esse recurso além de inserido nas escolas como algo para o aprendizado também pode ser uma forma de saber o conhecimento prévio dos alunos antes de se trabalhar um conteúdo.

 

As histórias em quadrinhos permitem que se possa atingir uma gama de pessoas pelo mundo, isso é demonstrado pelas milhares de tirinhas que circulam por aí (BANTI, 2012). O uso delas, também em ambientes escolares, pode promover a aprendizagem em assuntos como sistema reprodutor, sexualidade, DSTs, entre outros.

O material 1, da coleção “Problemas em quadrinhos”, produzida pela Diretoria de Tecnologia Educacional (DITEC) e do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, é um ótimo recurso , pois contém imagens bem ilustrativas além de possuir diversas sugestões de atividades para serem desenvolvidas com os estudantes. Esse material também contem cenas com balões em branco que possibilitam que os próprios estudantes criem suas histórias, promovendo a criatividade. Luyten (2011) afirma que as HQs propiciam aos estudantes adquirirem uma nova linguagem, além de favorecer a melhora da leitura, a compreensão do tema e promover a imaginação.

Já no material 2 o interessante é o fato dos autores utilizarem as histórias em quadrinhos para tentarem descobrir o conhecimento prévio dos alunos antes de abordar a questão da sexualidade, o que é um dos pressupostos da aprendizagem significativa. É importante antes do início de um conteúdo procurar analisar o que os estudantes já sabem do tema, até mesmo para levantar quais dúvidas, mitos ou o que eles imaginam sobre o assunto, principalmente se tratando de sexualidade que geram muita curiosidade e ansiedade por parte dos alunos, para então orientar seu trabalho a partir das questões levantadas por eles (BRASIL, 1999).

Neste cenário é possível notar que essa abordagem facilita a aprendizagem significativa, pois os estudantes podem adquirir novas aprendizagens que vão se ancorar as antigas, ajudando a inovar e fixar o assunto e a ampliar sua estrutura cognitiva.

 

REFERÊNCIAS

BANTI, R.S. A utilização das histórias em quadrinhos no ensino de ciências e biologia. 37f. Trabalho de graduação (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio: Ciências Naturais. 1999.

LUYTEN, S. M. B. História em Quadrinhos. Um recurso de aprendizagem. Introdução. In: História em Quadrinhos Um recurso de aprendizagem. MELLO de SOUZA, M. C. (Org.). Brasília: MEC, p. 5-9, 2011.