Páginas web e blogs

As páginas web e os blogs em geral permitem ao usuário liberdade para navegar, sendo um recurso que se destaca positivamente na educação se usado de forma coerente e contextualizada. A tabela abaixo lista alguns exemplos de blogs e outras páginas webs, com imagens e sugestões de ideias que podem ser usadas para o ensino do conteúdo do sistema reprodutor humano. 

BLOGS e OUTRAS PÁGINAS WEB

FONTE:

DESCRIÇÃO DO MATERIAL:

1 - Página: How to build a human

Clique aqui para acessar

A página conta com uma animação sobre as fases do desenvolvimento humano desde a fecundação até o nascimento. Indica os principais acontecimentos que ocorrem em cada uma das etapas, assim como a diferenciação entre os folhetos embrionários. O site é em inglês e possui uma linguagem visual bem expressiva.

2 - Site: Portal do Professor

Ministério da Educação.

Clique aqui para acessar

 

O site Portal do Professor é um ambiente com recursos educacionais, disponibilizado pelo Ministério da Educação. Possui disponível vários planos de aulas, sugestões de cursos, multimídias, entre outros recursos produzidos por professores de diferentes regiões do Brasil.

Acessando o link <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html?busca=sistema+reprodutor+&x=0&y=0&tipopesquisa=1&modalidade=&componente=&tema=&uf=&ordem=0&ba=false#resultado> é possível encontrar sugestões de aulas, para todo o ensino básico, sobre o sistema reprodutor feminino, com as mais variadas abordagens e acessando o link <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscaGeral.html?q=sexualidade> você navega por uma página com sugestões de aulas voltadas para a sexualidade, para turmas em diferentes níveis.

 

3 - Site: Só Biológia

Clique aqui para acessar

 

Portal educacional que contém vários conteúdos de biologia, voltados para estudantes do ensino médio. Conta com sessões de entretenimento possui jogos didáticos, glossário, um portal para o professor, explicações ilustradas, entre outros. A sessão de conteúdos sobre o sistema reprodutor humano feminino pode ser acessada através do link

4 - Site: Melhor Biológia

Clique aqui para acessar

 

A página do blog que trata sobre a reprodução humana traz aspectos referente ao sistema reprodutor feminino como anatomia externa e interna, ciclo menstrual e ovulogênese. O site também fala sobre o sistema reprodutor masculino e trazem informações sobre a fecundação, diversos tipos de métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis, explicando-os de maneira simples, rico em recursos visuais como imagens didáticas, histórias em quadrinhos e cartilhas explicativas.

5 - Site: Blog Profa Neusa com Educação em destaque, no ensinar e aprender com as TICs

Autor: Neusa Maria

Clique aqui para acessar.

O blog traz 14 opções de atividades sobre o sistema reprodutor humano feminino e masculino. Atividades essas voltadas para alunos do ensino fundamental, abordam temas como a anatomia, mudanças que ocorrem na puberdade, ciclo menstrual, fecundação, desenvolvimento do embrião no útero, perigo, sintomas e prevenção do HIV. Os recursos são simples e contam com atividades de colorir, ligar colunas, palavras cruzadas, entre outros.

6 - Site do Centro de Endometriose de São Paulo

 

Clique aqui para acessar.

O site do Centro de Endometriose de São Paulo, traz como principal assunto informações relacionadas a essa doença. Informações essas como; o que é a doença, histórico, anatomia feminina, causas, sintomas, localização, fatores de riscos, como diagnosticar, questões referentes a menopausa, infertilidade, epidemiologia e tratamento. O site é de fácil navegação, possui os principais tópicos relacionados ao tema logo no início com imagens.  

 

7. Site SOGESP - Canal Saúde Mulher.

 

Clique aqui para acessar.

 O Canal Saúde Mulher / Guia de Saúde & Bem Estar, disponibilizado pela Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), traz informações sobre a doença  dos Ovários Policísticos esclarecendo sobre o que é a doença e qual a sua origem, suas principais causas e sintomas, prevenções, diagnóstico e tratamentos.

 

 

8 - Site UNSW Embryology

 

Clique aqui para acessar.

 O site UNSW Embryology de autoria do Dr. Mark Hill, é uma página online educativa em inglês, que traz uma série de informações, imagens, vídeos e outros recursos abordando diferentes aspectos envolvendo a embriologia humana. O site possui várias opções de navegação, como por exemplo, um glossário com os principais termos usados na embriologia. 

 

9 - Site DST, AIDS e HEPATITES VIRAIS

 

Clique aqui para acessar 

 A página online do Departamento de DST, AIDS e HEPATITES VIRAIS, faz parte do Portal Brasil, do governo federal é um canal de comunicação com o Ministério da Saúde que aborda diversos aspectos relevantes sobre  algumas DSTs. Ela possui uma série de menus com opções claras que encaminham a informações e esclarecimentos sobre o que são as doenças, sintomas, tratamentos, prevenção, formas de contágio, histórias e casos dessas doenças, assim como outras informações de interesse não só para professores e estudantes, mas também para a população em geral.      

 

 

10 - Portal Brasil Saúde - Métodos Anticoncepcionais

 

Clique aqui para acessar.

 Esse site, também do Portal Brasil do governo federal, discorre sobre o funcionamento de oito diferentes tipos de métodos anticoncepcionais, explicando-os de maneira que vise o planejamento familiar. Esses métodos são: Pílula oral, anticoncepcional injetável mensal, dispositivo intrauterino (DIU), diafragma, anéis medidores, preservativos feminino e masculino, pílula anticoncepcional de emergência (pílula do dia seguinte), minipílula e injeção trimestral e métodos definitivos que inclui a laqueadura e a vasectomia. 

 

As páginas webs e os blogs que surgiram no final dos anos 90 são em grande parte diários on-line abertos que pode ter participação coletiva, no qual podem ser publicados diversos tipos de textos (SILVA 2010), inclusive textos de caráter pedagógico e didático, portanto podem ser considerados ricos recursos educacionais. A Tabela 4acima traz páginas web e blogs que retratam o ensino do conteúdo curricular sistema reprodutor, usando diferentes estratégias e abordagens.

O material 1 é uma página web estrangeira que traz uma animação sobre o desenvolvimento humano desde a fecundação até o nascimento, possui forte apelo visual e uma linha sequencial de acontecimentos. De caráter mais anatômico não aborda aspectos relacionado à sexualidade, não traz questões problematizadoras, reflexivas, e nem contextualização com o cotidiano dos jovens. Porém se usado de maneira adequada pelo professor pode ser uma material complementar que chama a atenção e pode despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes em saber mais sobre o assunto, devido o forte dinamismo, portanto pode contribuir para uma aprendizagem significativa do conteúdo. Mesmo sendo em inglês, sua linguagem e recursos visuais já se mostra bastante explicativos, porém é interessante que para seu uso mais aprofundado o professor possa explicar cada etapa observada, utilizando o material apenas como apoio para as aulas. O material 8 seguindo essa mesma linha, também é uma página em inglês que traz importantes informações sobre embriologia.

O material 2 traz planos de aulas sobre o sistema reprodutor feminino e sexualidade elaborados por educadores de diferentes regiões do Brasil. Como o próprio site coloca, a página Portal do Professor é um ambiente com recursos educacionais, disponibilizado pelo Ministério da Educação. É um espaço que permite a troca de experiência entre professores do ensino médio e fundamental e possuem disponíveis vários planos de aulas, sugestões de cursos, multimídias, entre outras estratégias e recursos. Entre os planos de aulas encontrados pode-se perceber a integração entre aspectos anatômicos, fisiológico, relativos à  sexualidade e  à sociedade, com questões reflexivas e problematizadoras, planos que fazem conexão com o cotidiano e realidade do aluno, instigando a curiosidade e o interesse, com sugestões de sites, outros recursos, leituras complementares, aparentando ser um site completo.

 O material 3 também é um portal educacional, porém voltado para alunos de ensino médio e também traz o conteúdo referente ao  sistema reprodutor sob diferentes abordagens, incluindo anatômica, fisiológica, questões referente a sexualidade, atividades, reflexivas e problematizadoras, ligadas ao cotidiano do aluno. Já o material 4 é um blog que também contempla esses aspectos e, além dos assuntos tratados,  traz sugestões e ideias de atividades como a construção de histórias em quadrinho. As páginas do blog disponibilizam espaços para que os usuários escrevam comentários onde o leitor pode dialogar e discutir com o autor e vice-versa sendo assim um tipo de recurso que  incentiva a interação entre os usuários (PONTES 2011).  Os blogs dão este espaço, propiciando tratar os assuntos com maior liberdade, relacionando o conteúdo ao cotidiano, uma vez que o estudante posse se tornar agente ativo na criação e manutenção dos mesmos, porém é fundamental o acompanhamento e supervisão do professor. Os blogs podem despertar grande interesse nos alunos e atuar como subsunçores onde as ideias prévias se somam as novas, modificando o conhecimento e ampliando a estrutura cognitiva conforme preconiza a teoria da aprendizagem significativa (CABRERA, 2007). Consequentemente, os conhecimentos sobre o próprio corpo poderá ser retomados pelos adolescentes sempre que necessários.

 O material 5 é um  blog com exercícios voltados para o ensino fundamental e traz sugestões de atividades descontraídas relacionadas a anatomia, sexualidade, fazendo link com doenças, prevenções ligadas ao cotidiano aparentando ser um bom instrumento para o ensino desses sistema nas séries iniciais. Ao trazer atividade de colorir, possui apelo visual e mexe com as sensações motoras e psicológicas das crianças, pois conforme evidencia o site dica.info, atividades como colorir ajudam a desenvolver capacidades cognitivas e sociais relacionada a expressão pessoal, identificação de cores, aperfeiçoamento das capacidades motoras e de coordenação, além de estimular a curiosidade e a criatividade e agir como uma forma de terapia.

As páginas onlines 6, 7, e 9 da tabela acima, abordam as diferentes doenças que podem acometer o sistema reprodutor feminino, como a endometriose, a síndrome do ovário policístico e DSTs, como a AIDS e a Hepatite. Esses sites são canais de comunicações como o Ministério da Saúde que tem por objetivo informar e esclarecer dúvidas da população como um todo. Porém é importante ressaltar que as informações dos sites não devem ser substituídas pela orientação médica. Por fim o material 10 também relacionado ao ministério da saúde descreve alguns métodos anticoncepcionais.  

 

REFERÊNCIAS

CABRERA, W. B. A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia: Contribuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da aprendizagem significativa. UEL, Londrina – PR, 2007.

DICA.INFO. Colorir: qual a sua importancia?. 2009. Disponível em < http://www.dica.info/colorir_qual_a_sua_importncia.html> Acesso em: 25/10/2015.

PONTES, R. L. J.; FILHO, J. A. C. O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador porAluno (UCA). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza – CE, Anais do XXII SBIE - XVII WIE - Aracaju, 2011.

SILVA, L. N. P. A abordagem da sexualidade no ensino de ciências. Trabalho de conclusão de curso em licenciatura em ciências biológicas, UFRGN, 2010.