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Vídeos, documentários e filmes
Com a popularização da internet e de páginas como a do You Tube houve um grande incentivo para a produção e divulgação de vídeos de caráter informativo e educacionais como os apresentados na tabela abaixo sobre diferentes aspectos do sistema reprodutor feminino.
VÍDEOS, DOCUMENTÁRIOS E FILMES |
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FONTE: |
DESCRIÇÃO DO MATERIAL: |
1 - “Passo a passo da gravidez por dentro”. Autor: Nanci Jerônimo Patrocínio do site:Baby center Clique aqui para acessar |
Possui duração de aproximadamente 13 minutos, com imagens tridimensionais, sons e explicações em português sobre as principais mudanças e acontecimentos que ocorrem em cada semana da gestação. Possui uma linguagem simples e objetiva. |
2 - “Gravidez mês a mês”. Clique aqui para acessar |
Aborda as mudanças que ocorrem durante a gestação, de forma simples e explicativa. Rica em recursos áudio visual. |
3 - “O Ciclo Menstrual” Autor: Ana Luiza Pilatti Clique aqui para acessar
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Aborda a temática do ciclo menstrual de maneira simples e clara, com imagens tridimensionais e harmônicas. Traz questões anatômicas e fisiológicas envolvendo o processo da menstruação. |
4 - “O Ciclo Menstrual” Autor: Biomedicina SP Clique aqui para acessar
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O vídeo publicado pelo curso de Biomedicina de São Paulo tem duração de aproximadamente três minutos e mostra as etapas do ciclo menstrual com imagens tridimensionais, fundo musical e breves explicações em uma abordagem anatômica e fisiológica. |
5 - “(FELº) - Processo da menstruação – Ciclo Menstrual” Autor: Caroline Fel Clique aqui para acessar |
O vídeo aborda o ciclo menstrual com explicações e animações referentes ao tema, de maneira descontraída de fácil entendimento. Possui os aspectos anatômicos e fisiológicos da menstruação. |
6 - Meiose do ovócito em camundongo do Site UNSW de Embriologia. Clique aqui para acessar. |
O vídeo é do site UNSW Embryology de autoria do Dr. Mark Hill, é uma página online educativa em inglês. Esse vídeo mostra a meiose do ovócito em camundongo. |
7- "Fertilization cone" Clique aqui para acessar. |
O vídeo tem duração aproximada de 30 segundos, é publicado pelo Gendered Innovations. É um vídeo real que mostra o encontro entre o gameta masculino com o gameta feminino e posteriormente as clivagens. |
Os vídeos pertencem à classe de recursos lúdicos, que se utilizado com coerência, dentro de um contexto correto, prendem a atenção, trazendo a curiosidade e o interesse dos estudantes propiciando a aquisição do conhecimento proposto e da concentração (SANTOS & SILVA, 2011).
Os materiais 1 e 2 são vídeos curtos que trazem os principais acontecimentos envolvendo as etapas da gestação. O primeiro traz imagens tridimensionais e o segundo imagens mais simples, porém ambos trazem explicações em linguagem fácil de serem entendidas. Já os materiais 3, 4 e 5 são vídeos que abordam o ciclo menstrual, possuem animações também em três dimensões com fundos musicais e explicações. Esses materiais trazem uma abordagem mais anatômica e fisiológica do processo, não falando muito sobre a questão da sexualidade, porém são bem contextualizados uma vez que trazem de forma clara os acontecimentos envolvendo o corpo feminino. São materiais que instigam a curiosidade e ao final sugerem a visualização de outros vídeos, recurso comum do site You Tube. Beerman (1996), afirma que artefatos digitais juntos com imagens, vídeos, textos, animações, sons, entre outros, são ricos em recursos visuais, e podem ser abordados de forma ilustrativa e animada promovendo a interação entre estudantes e o conteúdo e facilitando a compreensão de temas complexos, o que desperta sua curiosidade e a busca pelo saber, favorecendo a aprendizagem em ciências e biologia. Na mesma linha Pietrocola (2004) afirma que os vídeos, de uma maneira geral, trabalham com a imaginação, com a criatividade e com a curiosidade, o que são características diferenciais no processo de aprendizagem cientifica. Os vídeos, expostos na tabela acima, podem contribuir para uma aprendizagem significativa. Porém Ferreira (2007) adverte que recursos áudio visuais para serem eficientes no aprendizado devem ser usados de forma criteriosa com temas e linguagem relevantes, representativas, e adequadas ao nível intelectual de seus alunos, complementando e ilustrando o conteúdo como um material auxiliar. Sendo um erro ao ser trabalhado, por exemplo, de forma a substituir uma aula teórica. Isso, certamente, diminui o valor significativo deste poderoso recurso.
O material 6 e 7 abordam a meiose de um ovócito de camundongo e o encontro dos gametas femininos e masculinos de humanos, respectivamente. Ambos são vídeos reais mostrando esses eventos.
REFERÊNCIAS
BEERMAN, K. A. Computer-based Multimedia: New Directions in Teaching and Learning. Journal of Nutrition Education, v. 28, n. 1, p. 15-18, 1996.
FERREIRA S. M. M. Os recursos didácticos no processo de ensino aprendizagem: Estudo de caso da Escola Secundária Cónego Jacinto. Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Campos Universitário da Cidade da Praia, Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde, 2007.
PIETROCOLA, M. Curiosidade e imaginação – os caminhos do conhecimento nas ciências, nas artes e no ensino. In:
CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2004.
SANTOS, C.R.M.; SILVA, P.R.Q. A utilização do lúdico para a aprendizagem do conteúdo de genética. Univ. Hum, Brasília, v. 8, n. 2, p. 119-144, 2011.