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REUNIÕES REFLEXIVAS: COMO A REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO E O PAPEL DO EDUCADOR AFETA A PRÁTICA DOCENTE
Resumo: As reuniões reflexivas são parte do programa PIBID Biologia 2 da UFPR. Nestes encontros são estudados textos de diversos autores com diferentes temas envolvendo educação. O impacto dessas reuniões tornou-se evidente não apenas na formação dos alunos enquanto futuros professores, mas também enquanto pessoa e cidadão, sendo também destacada a importância conferida à vivência do trabalho em grupo e das trocas de experiências e colaborações, essencial na vida do docente.
Palavras-chave: Reuniões reflexivas. Docência. Formação.
Introdução
As reuniões reflexivas têm acompanhado o grupo Biologia 2 do PIBID da Universidade Federal do Paraná, ocorrendo paralelamente às reuniões gerais realizadas semanalmente. Nestes momentos, são levantadas questões que estimulam o grupo a refletir sobre a educação e suas infinitas variáveis. Busca-se, com esta abordagem, a formação de futuros docentes preparados para a realidade escolar, bem como auxiliá-los em sua trajetória durante o PIBID através do compartilhamento de experiências. A importância das reuniões relfexivas vai além de formar bons professores, pois busca auxiliar na formação de educadores e cidadãos capacitados para desenvolver seu trabalho tanto na escola quanto na sociedade.
Desenvolvimento
A prática docente é recheada de possibilidades e desafios, tendo em vista os inúmeros caminhos que podem ser traçados e em como estes são alterados constantemente ao longo do percurso. A formação de um professor conta não apenas com os referenciais teóricos que este segue, mas também com um acervo de experiências profissionais e pessoais, que moldam a forma como lidam com seu papel na educação. “Desse modo, uma reflexão na e sobre a prática docente contribuirá para o redirecionamento do fazer pedagógico em busca do aperfeiçoamento da ação docente.” (MENDES, 2005, p.37). A educação não é tarefa e nem mérito de um único professor, ou de uma única escola. É sim, o objetivo de todos os docentes, de toda comunidade escolar. Devido a isso é de extrema importância repensar o papel da escola, do educador e da sociedade em relação à educação.
“A educação atual nos remete a inúmeros desafios que atingem não apenas o aspecto teórico, mas também as situações práticas do processo educativo. Pensar em Educação é, antes de tudo, vislumbrar o fazer que se adeque à nossa realidade (…) (CRUZ, 2006, p.1)”, ou seja vai além se somente transmitir conhecimento. É necessário também formar cidadãos.
Porém, não cabe ao professor/educador somente ensinar cidadania, mas também viver a cidadania dentro e fora da escola. E devido a isso é necessário que o professor tenha plena consciência do seu papel diante dos educandos, da escola e da comunidade, para assim colaborar de forma efetiva na formação de futuros profissionais e cidadãos. (COSTA, 2001). As reuniões reflexivas buscam auxiliar na formação de professores englobando todas as esferas que esta formação necessita.
Uma vez por semana os estudantes do PIBID se reúnem para aprofundar questões teóricas, trocar experiências e definir ações práticas. Nestes mesmos encontros acontecem as reuniões que serão aqui abordadas.
Nas reuniões reflexivas, ministradas pela professora Márcia Helena Mendonça, são estudados textos de diversos autores com diferentes temas envolvendo educação, com o objetivo de fundamentar os pibidianos que estão indo para a sala de aula. Além dos textos estudados, as reuniões reflexivas abrem espaço para o aluno compartilhar suas experiências com os demais, proporcionando e recebendo conhecimento. “(...)a construção do conhecimento pessoal e prático do professor também se dá ao se narrar as histórias de sua experiência profissional e interpretar palavras faladas e escritas.” (SIQUEIRA, 2009, p. 9).
O presente trabalho analisa as reuniões reflexivas que aconteceram no ano de 2013, a fim de avaliar a importância dessa prática no desenvolvimento do futuro docente e na sua visão sobre a educação. Para tal análise, foram utilizados depoimentos escritos bem como manifestações verbais das partes envolvidas diretamente nas reuniões reflexivas. Em seus relatos os alunos contam como as reuniões contribuíram na sua prática em sala de aula, no seu amadurecimento enquanto futuro professor e na sua percepção da educação.
Depoimentos
“(...) dessa forma, nunca se sai de uma reunião reflexiva da mesma maneira que entramos, pois depois de debruçar-se sobre determinadotema, entendemos a pluralidade de cada problemática” (Aluno 1).
“As reflexões incitam a vontade de querer fazer algo para mudar o mundo” (Aluno 2)
“(...) me ajuda a compreender que cada aluno precisa ser respeitado dentro de sua capacidade e deve sempre ser incentivado a querer aprender.” (Aluno 3)
“As reuniões são importantes pare reforçar a relação entre o grupo de trabalho e para refletir e compartilhar nossas experiências em sala de aula” (Aluno 4)
“(...) Nesse momento é que o trabalhado nas reuniões reflexivas faz muito sentido.” (Aluno 5)
“Tal atividade ajuda a melhorar minha autonomia e tomada de decisão.” (Aluno 6)
Conclusão
É evidente o impacto das reuniões reflexivas não só na formação enquanto futuro professor, mas também enquanto pessoa e cidadão de cada pibidiano. Destaca-se também a importância conferida a vivência do trabalho em grupo e das trocas de experiências e colaborações entre os pibidianos, essencial na vida do docente. Outro aspecto enfatizado refere-se ao significado que as reflexões passam a ter quando os pibidianos estão inseridos na complexa realidade escolar. Os estudantes do PIBID apontam que pressupostos teóricos passam a fazer sentido, bem como se faz necessário buscar novas formas de pensar para melhor compreender e atuar na realidade da escola. Sem dúvida as reuniões contribuíram no formação de professores reflexivos, e possibilitaram uma compreensão profunda das experiências vividas auxiliando-os a encontrar soluções para as situações do dia-a-dia escolar. “O processo de reflexão contínua e permanente do professor é uma forma de avaliar o próprio trabalho desenvolvido na sala de aula, a fim de perceber as implicações da prática pedagógica na sua formação, assim como perceber a importância dessa prática na vida dos alunos.” (MENDES, 2005, p.37).
Ao final de 2013 foi realizada uma síntese sobre a percepção dos alunos do PIBID sobre as reuniões reflexivas, que se encontra disponível em http://www.pibid.ufpr.br/pibid_new/projetos/biologia2011/posts/160.
Referências Bibliográficas
BÁRBARA MARIA MACÊDO MENDES. Artigo: FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Teresina, n. 13, p.37-45, jul./dez. 2005
ANTÔNIO CARLOS GOMES DA COSTA. O PROFESSOR COMO EDUCADOR: UM RESGATE NECESSÁRIO E URGENTE. Salvador: Fundação Luíz Eduardo Magalhães, 2001.
MÉRCIA SOCORRO RIBEIRO CRUZ. Artigo: O OLHAR DO EDUCADOR À LUZ DAS MUDANÇAS CULTURAIS. Salvador, 2006.
REGINA APARECIDA RIBEIRO SIQUEIRA. Tese: FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS UMA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA. Marília, 2009.