OS DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Andrey W. de Souza e João Felipe C. Brosin

Trabalho apresentado na 9ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFPR).

16º ENAF - Encontro das Atividade Formativas.

Orientadora: Cláudia Maria Sallai

RESUMO:

O ensino de Biologia na educação básica é norteado por duas questões fundamentais com as quais todo professor se depara ao programar uma aula sobre determinado assunto qualquer: o que ensinar e como ensinar. Isso se deve ao fato de que a Biologia é uma ciência muito ampla, com conteúdos extensos e infinitas possibilidades de relações entre os diferentes assuntos trabalhados. Na esfera da biologia, os objetos do conhecimento são os elementos da natureza, que apresentam configurações tridimensionais dinâmicas e que interagem entre si em determinados espaços e unidades de tempo. Além disso, se trata de uma ciência essencialmente visual, sendo fundamentais as representações mentais daquilo que se está aprendendo, bem como dos processos ativos relacionados ao conhecimento biológico. Entre os diferentes aspectos, inerentes ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Biologia nas escolas públicas, destacamos aqui: a escassez de práticas pedagógicas alternativas ao modelo tradicional de ensino por aulas expositivas e não dialogadas e o reflexo dessa prática na alfabetização biológica dos alunos. Afinal, grande parte dos estudantes do terceiro ano do ensino médio são capazes de explicar os conceitos biológicos de forma adequada e com suas palavras, no entanto, poucos são capazes de aplicar esses mesmos conceitos para resolver problemas reais, o que deveria ser possível considerando que os alunos estão no último ano de sua formação básica. Seria isso, em parte, o reflexo da falta de metodologias pedagógicas alternativas e significativas no processo de ensino aprendizagem? Tudo leva a crer que sim. Afinal, isso vai de encontro com o fato de que, na realidade, as aulas práticas são poucas ou inexistentes assim como ocorre com as aulas que promovem a discussão, o diálogo e a construção do conhecimento científico. Em síntese, o que podemos observar é um quadro visceral, caracterizado de forma sistemática por conteúdos trabalhados de forma desvinculada a realidade dos alunos. Como consequência, temos um empobrecimento da alfabetização biológica, que por sua vez está atrelada a uma pratica superficial de memorização de conteúdos e desvinculada do processo de construção da Ciência. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a importância do incentivo ao uso de práticas pedagógicas alternativas, mais inclusivas e que sejam atrativas. Tudo isso sob a ótica da prática docente vivenciada pelos bolsistas do PIBID Biologia, subprojeto 1.