Bolsistas aplicadores: 

Gabriela Perinazzo Mendes e Douglas Felipe Mendes.

 

Datas de início e término da atividade: 

25/08/2017 - 15/09/2017.

 

O jogo teve como principais objetivos:

Instigar os alunos a estudarem de forma mais dinâmica e descontraída; 
Rever a matéria estudada anteriormente a prova; 
Relembrar conceitos mais básicos de biologia; 
Conectar os assuntos tratados em sala;
Estimular o trabalho em equipe.

 

Descrição da atividade:

Desenvolveu-se sessenta perguntas relacionadas a Invertebrados com linguagem adaptada para o nível de conhecimento dos alunos de sétimo ano (onze a quatorze anos). As perguntas foram transferidas para cartolinas recortadas em formato de cartas (10cmx5cm). Em sala, dividiu-se em dois grupos, A e B. O aluno do grupo A escolhia uma carta às cegas e a lia para o resto da turma. O grupo A teria um minuto para responder a questão, se acertasse, ganhava um ponto, se errasse, passava para o grupo B a chance de responder, caso esse grupo também não soubesse a resposta, um dos dois aplicadores responderiam. O grupo B escolhia uma carta às cegas também e teria o mesmo para responder e assim sucessivamente até o término da dinâmica, a qual se extendeu por aproximadamente sessenta minutos. 

 

Exemplos de conteúdo das cartas: 

1- Todos os Mollusca possuem concha? Cite um exemplo que possui concha e um exemplo que não possui concha. 

2- Qual é o tipo de respiração dos anfíbios?

3- A qual grupo pertence o escorpião?

4- O golfinho está em qual grupo dos vertebrados?

5- O que são quelíceras e qual grupo possui? 

6- O que são animais endotérmicos?

7- Cite três exemplos de equinodermos.

8- Cite dois exemplos de mamíferos.

9- Por que os anfíbios possuem pele úmida?

10- Qual o tipo de respiração dos répteis?

11- Qual a função do tubo de Malpigui?

12- Em que ambiente os crustáceos vivem?

13- O que são ossos pneumáticos?

14- O tubarão é um peixe cartilaginoso ou ósseo?

15- Qual a característica que une todos os vertebrados?

16- Qual o tipo de fecundação dos répteis, aves e mamíferos?

17- O cavalo marinho está dentro de que grupo estudado?

18- Glândulas sebáceas e sudoríparas podem ser encontradas em quais grupos?

19- O que caracteriza os artrópodes?

20- Cite três animais vertebrados homeotérmicos.

 

Resultados obtidos:

Os alunos se mantiveram concentrados durante a explicação e resolução da dinâmica.
Mostraram-se entusiasmados e concentrados no que estava sendo realizado. 
A participação foi unânime, todos contribuíram para com suas equipes. 
A turma conseguiu atingir os objetivos requeridos do quiz aplicado.
Todos obtiveram pleno entendimento dos assuntos abordados.