PIBID  

SUBPROJETO BIOLOGIA 1 

Supervisora: Sandra Mara Ihlenfeldt 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curitiba, 2016 

 

Sandra Mara Ihlenfeldt 

 

 

 

 

 

 

 

 

PIBID 

SUB PROJETO BIOLOGIA I 

Supervisora: Sandra Mara Ihlenfeldt 

 

 

 

 

Coordenadora: Professora Doutora Claudia Maria Sallai Tanhoffer 

 

 

 

Curitiba     2016 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1.  

 

 

O Programa PIBID tem a função de extrema importância  em proporcionar a aproximação dos acadêmicos licenciados em Biologia junto aos colégios e seus alunos e também a renovação das praticas dos professores supervisores. 

Uma das maiores dificuldades dos licenciados são os desafios que irão encontrar em sala de aula, exemplo violência, desmotivação e outros, pois é nesse momento que iram juntar seu conhecimento teórico com a dinâmica dos alunos,  somadas as experiências que os levará a uma versatilidade e domínio de classe , ao despertar para um  mundo novo que se apresenta.  

A pratica e a teoria beneficiará também o supervisor com a troca de ideias e as novas teorias  da Universidade. Muitas das vezes nós professores nos sentimos em carreiras solos , com essas experiências nos sentimos fazendo parte de uma grande orquestra sinfônica tocando uma bela melodia que é o som da natureza, trazida para o contato com nossos alunos. 

O Colégio também neste momento é beneficiado pelo enriquecimento de material humano tão carente com o trato com essa juventude motivadora, que trazem na sua bagagem idéias e ideais, muitos dos nossos jovens alunos se espelham nesses licenciados como um futuro palpável.  

 

 

 

 

 

 

 

  1.  

 

 

Nossa função como supervisora é aproximar esses licenciados do Colégio e dos alunos em suas praticas da melhor forma harmonioso possível, desde o planejamento de atividades, de avaliações, de aulas expositivas, de aulas práticas, até o atendimento às dúvidas dos alunos, acompanhamento na realização de trabalhos e a convivência no ambiente escolar com todos os seus sujeitos. 

Iniciamos as atividades com uma reunião inicial do Subprojeto de Biologia 1  com os demais supervisores e a coordenação para traçarmos algumas diretrizes de trabalho, depois cada equipe, com cada coordenador e seus respectivos supervisores deram os encaminharam para suas atividades. 

O primeiro a ser visitado foi o Colégio Estadual Professor Algacyr Munhoz Maeder- Rua Sebastião Alves Ferreira, nº 130- Bairro Alto CEP-82.840-160 Curitiba Ensino Fundamental e Médio, composto por mais ou menos 1.300 alunos,  bairro com muitas dificuldades , nível financeiro médio baixo, mas com um alunado empenhado em um futuro melhor.  

Nesse primeiro contato dos bolsistas pibidianos com o ambiente foi participar de um Conselho de Classe e após esse momento conhecer todas as dependências do colégio do Laboratório, da Sala dos professores da Secretaria, da Direção e suas Direstoras na Pessoa da Yasodora Coller Hayashi e Tatiana  Schoneweg , Sala dos professores .  

Os trabalhos no Colégio será com o Ensino Médio , 1ºD, 2º ABC, 3º ABC turmas em médio com 30 alunos. 

Outro lugar a ser trabalhado será Colégio Estadual Santa Gemma Galgani- Endereço: R. Assis Brasil, 983 - Abranches, Curitiba - PR, 82220-150- Ensino Fundamental e Médio. Direção Rosane Bobato e Paulla Helena Silva de Carvalho   com os 7° C, 8º AB, 9º AB, os pibilidianos que estiveram no colégio conheceram todas as dependências inclusive o Laboratório que é de excelente qualidade,  

Ocorreram também reuniões semanais na Universidade Federal do Paraná, que visavam o (re)planejamento das atividades que estavam ocorrendo na escola e discussões de textos que nos conduziram a reflexão da prática pedagógica e das abordagens epistemológicas e metodológicas da educação. 

Participação das palestras com Tema: “Conversando com o PIBID” que foi de grande valia. 

 

 

 

 

  1.  

 

 

Neste período onde houve a minha participação foi muito curto somente de dois meses e  ainda houve a ocupação nos dois colégios , no Colégio Algacyr foi de quatro semanas e no Colégio Santa Gemma foi de duas semanas, essas ocupações atrazaram um pouco nossos trabalhos e por outro lado foi de grande valia pois os pibidianos frequentaram nesse momento os Colégios  possibilitaram oficinas para esses alunos da ocupação e outros que foram convidados a participar com oficinas de revisão para o Enem e para o vestibular com revisões de Genética , Biodiversidade, Biomas, Ecologia e outros conteúdos. 

Observa-se nos estagiários que possuem conhecimento e também muito carinho dedicação e facilidade com o trato com os alunos.  

 

 

ACADÊMICOS 

 

 

 

 

Bruna Holmem Santos  - 24 anos  ( outubro- novembro 2016) 

A Bruna tem muita facilidade na comunicação, fala de maneira clara e objetiva, interage com facilidade e desta maneira passa uma verdade e segurança. No período da ocupação Bruna trabalhou com os alunos sem dificuldade se mostrando muito a vontade no ambiente escolar. 

A pibidiana destacou os Ecossistemas, Biomas, Ecologia , com muitos detalhes explicativos no quadro valorizando todo o seu conhecimento com bases concretas, devido toda a sua preparação com o conhecimento que a Universidade oferta. 

 

Felipe José Ribeiro Benatti -25 anos (outubro- novembro 2016) 

O Felipe se mostra muito a vontade na escolha que fez e determinado a ser um bom professor, sua desenvoltura agradou os alunos e trouxe a eles uma segurança no seu futuro porque alguns deles optaram pela licenciatura no futuro, e o Felipe demonstra que com a sua postura uma boa opção a ser seguida. 

No período da ocupação fez revisões com os alunos  para o Enem e vestibular, se expressa de forma clara e objetiva. 

O pibidiano trabalhou sobre vários assuntos e principalmente sobre Genetica, devido a esses conteúdos serem ministrados no segundo ano e necessitarem serem retomados. 

 

Matheus Eduardo Ferreira – 18 anos  (outubro- novembro 2016) 

O estagiário participou de varias aulas de ciências . esta no período de observação, se mostra interessado e empenhado. Preparou algumas aulas para trabalhar com os 9º anos sobre o Tema Gelsius, Kelvin e Fahrenheits e ocorreu a ocupação, ficando para posteriormente, o estagiário mostra muita sensibilidade e carinho no trato com os alunos, e trabalhar com o 9º A e de muita dificuldade, porque são alunos repetentes e com dificuldade de cognição. 

Auxilio junto aos alunos nas atividades, sanando duvidas com relação aos conteúdos. Interagindo em vários momentos com os alunos na feitura das atividades. 

 

Bianca Aparecida Gimenez de Sena- 21 anos (outubro- novembro 2016) 

A estagiária em vários momentos auxiliou na aplicação das atividades e tirando duvidas sobre a feitura dos mesmos. 

Dedicada, com olhar de carinho e apoio aos alunos com fala mansa mas de firmeza, demonstrando facilidade com o trato em sala de aula. 

Estamos em um período difícil de finalizações de conteúdos e em alguns momentos necessita retomar conteúdos e a Bianca se mostrou empenhada e proativa. 

 

 

 

Yane Costa Chaves- 20 anos  ( outubro- novembro 2016). 

A estagiária participou das oficinas no período da ocupação na retomada de conteúdos de Ecossistemas, Ecologia, Biomas, explicou com facilidade e apresentou segurança nas explicações. Trabalha de maneira agradável, com sorriso largo e com essas atitudes facilita a aproximação dos alunos, na busca de conhecimento. 

 

Andressa Garcia de Carvalho- 23 anos ( outubro- novembro 2016) 

A estagiaria participou das oficinas na ocupação do colégio, auxiliando as colegas na retomada de conteúdo de Ecossistemas, Ecologia e Biomas, tem muita facilidade de comunicação, fala clara e muito interesse em passar conteúdos e a preocupação com os alunos na compreensão dos conteúdos. 

Avaliou o desempenho dos alunos e participo de maneira direta em toda a dificuldade que foi a ocupação.  

Dedicada e tem muita facilidade no trato com os alunos. 

 

Louise Matiê Imamura – 19 anos   ( outubro- novembro 2016) 

A estagiária começou com a observação e aos poucos foi se tornando próxima dos alunos, principalmente na classe de alunos dos 7º anos. 

Participou diretamente na confecção da horta escolar onde ela junto com os alunos plantaram hortaliças e colocaram terra e adubo nos canteiros e como sabemos esse período da idade dos alunos pela imaturidade e certa dificuldade na disciplina, não esquecendo que trabalharam com pás e enxadas, houve sempre uma preocupação e um cuidado da parte da estagiária, a mesma demonstrou muita habilidade e jeito para cuida dos alunos, lidando para que nada ficasse fora das propostas estabelecidas. 

 

Robson Mariano Euzébio de Oliveira – 23 anos  (outubro- novembro 2016) 

O estagiário participou da observação e com facilidade interagiu com os alunos 

Estava presente junto com a Louise nos dias em que foi feito o plantio da horta escolar, auxiliou os alunos na confecção dos canteiros , participou no contato com os gêmeos Alison e Gabriel, que são alunos do espectro autista com dificuldade de cognição, a fazerem um trabalho de plantar as mudas. Em um dos momentos houve uma certa indisciplina com dois alunos brigando e um correndo atrás do outro e o pibidiano soube interagir e sanar o problema. 

De raciocínio rápido e com atitude auxiliou a mediar conflitos, vivemos um período que o professor terá que ser também mediador. 

 

Gessica Carolina Aparecida Bisewski – 23 anos ( outubro-novembro 2016) 

A estagiaria pibidiana participou diretamente dos trabalhos em sala de aula, auxiliou os alunos atividades em classe, possui facilidade para tirar duvidas sobre os conteúdos, na resolução de exercícios sobre Genetica, e sobre as Organelas Citoplasmáticas com os alunos do 1ºC, o feedback dos alunos com relação ao seu desempenho que a Gessica trabalha de forma clara e objetiva e eficiência. Após a sua frequência os alunos vieram perguntar quando voltaria, pois gostaram muito do seu auxilio. 

 

 

  1.  

 

A participação dos estagiários nas escolas é de extrema importância, porque nesse momento se junta a teoria com a pratica, a diversidade de situações que irá deparar neste ambiente será desafiador e auxiliador para uma pratica pedagógica eficiente. 

Os colégios no acolhimento de novas praticas e conhecimento onde Universidade de forma atualizada passara pelas portas das  escolas, na forma mais especial que é o material humano. 

Não teria como preparar esses estagiários de forma total na sua formação, mas quando participa de sala de aula as várias situações e desafios que aumentara sua bagagem neste caminho. 

O professor supervisor e também os colegas da escola o contato com esses jovens motivadores, temos muito a agradecer e valorizar todo o empenho desses estagiários e o apoio as nossas coordenadoras pelo carinho e firmeza nos orientando a fazer um bom trabalho. 

 

 

 

 

 

“O professor é aquele que sempre está se atualizando e tem a humildade para reconhecer que é um eterno aprendiz nesse mundo de conhecimentos e mistérios.” 

Mauricio Costa 

 

 

 

 

 

_______________________________________________________ 

Sandra Mara Ihlenfeldt