ORIENTAÇÃO: Ruth Janice Guse Schadeck.

BOLSISTAS/VOLUNTÁRIOS: Louise Matiê Imamura e Maria Clara Alencastro.

MATERIAIS DIDÁTICOS VIRTUAIS SOBRE CÉLULAS E TECIDOS: FACILITANDO A SUA APLICAÇÃO PELO PROFESSOR

RESUMO: As tecnologias de informação e comunicação (TICs) estão profundamente arraigadas na sociedade, e, na parte do mundo economicamente mais privilegiado, plenamente inseridas na educação. Materiais didáticos digitais com os quais os alunos interajam facilita a aprendizagem em Ciências e Biologia, fato amplamente descrito na literatura. Entretanto, no Brasil, a apropriação das TICs em sala de aula está longe do ideal. Um dos empecilhos, embora não o único, consiste no ensino de biologia celular e histologia. Ambas as matérias são de difícil entendimento pelo aluno. A escassez de materiais didáticos virtuais em língua portuguesa, como se observa em processos complexos em que o objeto de estudo não é visível a olho nu, torna estes conteúdos abstratos e de difícil compreensão. Almejando contribuir com a melhoria deste quadro, este trabalho tem como objetivo a criação de uma seleção de materiais didáticos virtuais e a disponibilização desta seleção na internet, a fim de facilitar, ao professor, o uso destes recursos. Para tanto foi realizada uma minuciosa e abrangente busca de materiais didáticos virtuais nos assuntos sobre células e histologia no Google e em sites especializados. Constatou-se que os recursos estão pulverizados pela rede, o que dificulta a sua localização, sendo que a maior parte dos materiais disponíveis está em inglês, com textos longos e de difícil compreensão pelo aluno. Os recursos encontrados em português são raros e nem sempre de boa qualidade. Este cenário torna a busca muito árdua e demorada, o que, certamente é um fator agravante para o professor no uso de tais recursos. Dentre mais de cinquenta materiais analisados, foram escolhidos aqueles com uma boa resolução de imagem, sem erros conceituais, didáticos, dinâmicos, com interface amigável e com potencial de chamar a atenção dos estudantes. Neste contexto espera-se que esta seleção possa auxiliar o educador e contribuir para a aprendizagem dos alunos. No entanto deve-se levar em consideração que o emprego das TICs não depende somente da vontade do professor e do acesso aos materiais didáticos, mas também da infraestrutura em computadores e velocidade de rede nas escolas. A literatura e a experiência dos estudantes deste projeto no cotidiano escolar, têm demonstrado que este é outro grande entrave no uso das TICs nas escolas e que é preciso políticas públicas que revertam, objetivem o aparelhamento e modernizem os recursos computacionais nas escolas.

PALAVRAS-CHAVE: Materiais Didáticos Virtuais, Biologia, Aprendizagem.