ORIENTAÇÃO: Ruth Janice Guse Schadeck.

BOLSISTAS/VOLUNTÁRIOS: Robson Mariano Euzébio de Oliveira; Yane Costa Chaves; Andressa Garcia de Carvalho; Patrícia Cristina Lemos Gomes; Jaqueline Evelin Aparecida Martins Quincas

ABORDAGENS EDUCATIVAS NO CONTROLE DO AEDES AEGYPTI NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

RESUMO: O Aedes Aegypti é um mosquito que, se infectado, pode transmitir doenças como a dengue, vírus zika, a febre amarela e a febre chikungunya. No Brasil, até o momento, não surgiram medidas eficientes capazes de eliminar o transmissor de tais vírus e de lidar com as consequências provenientes da infecção e da falta de preparo das autoridades. A partir da análise desse contexto, um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID- Biologia 1, UFPR) adotou como propósito, criar materiais, atividades e processos educacionais sobre o tema, abordando a importância do controle da proliferação do mosquito. Dessa forma, motivar as crianças e adolescentes, e, consequentemente, a população para que ela atue em conjunto com as instituições governamentais a fim de alcançar o objetivo em comum de controlar o Aedes Aegypti e, assim, as doenças que por ele são transmitidas. Incialmente foi realizada uma pesquisa sobre o assunto e sobre o público alvo. Após este estudo definiu-se por uma abordagem através de diversas atividades dinâmicas que propiciassem o desenvolvimento de uma análise crítica sobre o tema. Após elaboração dos materiais foi realizada a aplicação em quatro turmas do ensino fundamental e médio de duas escolas estaduais de Curitiba. Essa aplicação consistiu em uma apresentação e animação, fornecendo as principais informações sobre o assunto. Após isso, os estudantes puderam visualizar o inseto em uma lâmina previamente preparada e participaram de dinâmicas, jogos e entre outras atividades. Através destas metodologias foi possível propiciar aos estudantes uma reflexão e um questionamento sobre o contexto atual. A partir dessas aplicações, buscou-se incentivar os alunos a compartilharem as informações e a servirem como agentes de transformação nos ambientes no quais estão inseridos. Esta abordagem reflexiva tem sido apontada como a melhor estratégia para a mudança de comportamento dos indivíduos no controle da proliferação do Aedes Aegypti. Todo este processo também se constituiu em uma experiência muito rica em reflexões para pibidianos, pois além dos aspectos didáticos e pedagógicos, foi uma vivência de cidadania e a concretização de que as disciplinas de Ciências e Biologia podem fazer a diferença na qualidade de vida da sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: Aedes, Vírus, Docência.