Autores:

Andrey Wesley de Souza, João Felipe Coimbra Brosin e Yasmin Cartaxo Lima

RESUMO

Os materiais didáticos são uma importante ferramenta para viabilizar a relação entre professor, aluno e conhecimento. Eles visam facilitar e concretizar o aprendizado de conteúdos muitas vezes abstratos e de difícil abordagem por parte do docente, o que é muito recorrente no ensino de ciências e biologia. A crescente interação dos estudantes com as tecnologias de informação, relacionadas, em sua grande maioria, com o uso das plataformas online, como redes sociais e canais de compartilhamento de vídeos (YouTube), cria a geração de estudantes que está naturalmente estimulada e receptiva para a aplicação de materiais didáticos virtuais como imagens, animações e vídeos como recursos para a aprendizagem. Entretanto, existe um abismo entre o uso destes recursos na vida social destes estudantes e a sua aplicação na escola. Isso se deve, em parte, a ausência de materiais didáticos virtuais em português. Por sua vez, esta escassez de materiais didáticos virtuais se deve, em parte, a falta de professores desenvolvedores de tais materiais. Assim, a prática de produção de materiais didáticos virtuais pode possibilitar um exercício de extrema relevância a formação inicial de docentes com estas habilidades. O objetivo do presente trabalho é a produção de materiais didáticos virtuais como imagens, animações e vídeos, com o intuito de avaliar a possibilidade de elaboração de tais materiais pelos próprios professores. Para tanto, um grupo de bolsistas do subprojeto PIBID-Biologia 1 da UFPR desenvolveu imagens, infográficos e animações utilizando programas gratuitos como o Power Point e o Paint. Estes programas, apesar de apresentarem algumas limitações, disponibilizam ferramentas que podem ser utilizadas para a elaboração de conteúdos visuais de excelente qualidade e didática propiciando ao professor autonomia na elaboração de seu próprio material didático. Como resultado, diversas imagens autorais foram produzidas para diferentes contextos no ensino de ciências e biologia, além da elaboração de uma animação integralmente produzida no programa Power Point que visa conscientizar os alunos quanto a problemática das epidemias transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Esses materiais produzidos atestam que é possível o desenvolvimento de recursos didáticos com excelente qualidade gráfica a partir de programas livres e fáceis de usar. Com base nesta constatação sugere-se que a formação inicial de professores contemple, em seus currículos, conteúdos que visem desenvolver estas habilidades.

PALAVRAS-CHAVE: Ciência e Biologia, Materiais didáticos, Formação de professores.