A inserção na rotina escolar tal qual ela se apresenta, com toda complexidade relacionada a aprendizagem, aos conteúdos, a indisciplina dos estudantes,a violência a qual eles estão submetidos (quer sejam familiar ou social), os seus conflitos e desejos, a falta de motivação, as dificuldades dos professores e de infraestrutura das escolas e muitos outros desafios, proporcionam uma vivência ímpar aos futuros professores. É um espaço que promove o desenvolvimento de habilidades competências no professor a partir de suas próprias experiências. No decorrer do ano 2013 ficou evidente o quanto esta atividade contribui para o desenvolvimento das aptidões necessárias a um professor, o quanto amadureceu os pibidianos, o quanto permitiu que eles próprios avaliassem a sua prática educativa. Sem dúvida, entre as demais que o grupo já desenvolve, esta é de uma riqueza uma riqueza incomparável e infinitas possibilidades na formação docente. Na rotina da escola, dentro do horário normal, os pibidianos criam estratégias e atividades para buscar soluções para a aprendizagem, a desmotivação, as dificuldades e relacionamento e as angústias dos alunos. Propõem e aplicam aulas experimentação dentro dos assuntos previstos no planejamento escolar, criando estratégias inovadoras e factíveis. Portanto, estão se preparando para o que irão, de fato, encontrar na sua rotina profissional. Além disso acompanham uma turma por um período de tempo considerável, e assim estabelecem um vínculo professor/aluno que os desperta para a sua responsabilidade enquanto futuro profissional da educação , e mais, para a sua própria cidadania e a sua função no formação cidadã de seus alunos. Duplas ou triplas de pibidianos acompanham semanalmente as aulas de uma turma específica, durante um semestre. Juntamente com a professora da disciplina participam do planejamento do ano letivo. Nesta atividade os estudantes desenvolvem e aplicam aulas teórico- práticas, bem como outras atividades.
Em Sala de Aula
Sala de Aula - Pibid Biologia Ufpr by Ruthschadeck