A formação do professor de Biologia na teoria e na prática: a vivência do cotidiano escolar na constituição e valorização do professor

 

  • Com histórico de recorrentes políticas públicas equivocadas, desvalorização e formação precária do professor, crise nas vocações docentes, elevado índice de evasão nos cursos de licenciatura, mercantilização do ensino, ineficiência no processo de aprendizagem e uma ciência incipiente, corre-se o risco de se ver aprofundado o abismo que nos separa dos países desenvolvidos, condenando-nos a uma crônica dependência econômica, técnica e científica. A única resposta, para a construção de um Estado autônomo e verdadeiramente independente, é um investimento consciente e sustentado na educação e nos profissionais que a ela se dedicam. Para tal, urge a revitalização das licenciaturas.
  • Entendendo o PIBID como uma iniciativa real e corajosa para intervir nos problemas centrais da licenciatura, a presente proposta surgiu com o intuito de contribuir para a formação de professores de Ciências e Biologia, capazes de criar ambientes de aprendizagem efetivos. Representa uma ampliação dos trabalhos desenvolvidos no PIBID – UFPR/BIOLOGIA 2011, explorando novas possibilidades e ações.
  • Assim, reflete a preocupação em propiciar aos licenciandos um contato continuado com a comunidade escolar, com vistas a uma formação humanística e humanizadora, crítica e emancipatória, com desenvolvimento da sensibilidade no trato com os alunos e capacitação adequada para a construção do conhecimento, catalisando sua constituição como profissionais da educação, cônscios de seu valor e de seu papel na construção do saber e da cidadania.
  • Sendo o ponto central da proposta o fomento da tradução do saber universitário em transformação social, múltiplas perguntas emergem. Como fortalecer as vocações docentes? Como formar professores com visão crítica, capazes de atuação política, em especial no sentido da proposição de políticas públicas de qualidade? Como tornar a Biologia significativa? Como despertar nos alunos o interesse e a paixão pela ciência?
  • O aprender docente se faz na prática docente. A intervenção na realidade escolar se faz pela imersão no universo da escola, as propostas se constroem na vivência, análise e experimentação das situações problema, a biologia se torna significativa pela compreensão sistêmica da vida, o amor à ciência se desperta pelo conhecimento e o cidadão se constitui no exercício da cidadania.
  • A busca da autonomia cívica e intelectual dos licenciandos, sua autovalorização e sua realização na prática docente são os fios condutores da proposta e permearão todas as ações e atividades a serem desenvolvidas no ambiente universitário e, nas escolas parceiras.
  • A participação dos licenciandos se materializará através de múltiplas atividades: inserção na escola, acompanhamento supervisionado de turmas de alunos, planejamento e avaliação de atividades didáticas, reuniões reflexivas, preparo de materiais didáticos virtuais, confecção de modelos didáticos, organização de oficina pedagógica e apresentações teatrais, entre outras.
  • Este leque de ações comporá um cenário de experimentação pedagógica, de interação e de coparticipação. Os pibidianos deverão manter o foco no objetivo de proporcionar ao aluno do ensino fundamental ou médio a construção do seu conhecimento, rompendo a visão tradicional da mera transmissão de conteúdos. Deverão consolidar na prática o seu saber docente, refletindo sobre as complexidades do aprender e do ensinar. E ainda, enfrentar as limitações e desafios do exercício da profissão, que não raro, transcendem à sala de aula.
  • A presente proposta de ação, inserida no PIBID/UFPR- Biologia 2013 pretende proporcionar aos alunos a percepção de que a docência não se realiza num quadro ideal, de relações abstratas de ensino e aprendizagem, mas dentro de um complexo contexto social, cultural, histórico e institucional. Objetiva, em suma, torná-los mais capacitados para o exercício profissional e para encontrarem-se como professores comprometidos com a educação, podendo fazer a diferença e ter consciência de seu valor.