Biologia 3 > Páginas > 6.7. Exploração do potencial pedagógico de espaços extraclasse e extraescolares
Exploração de Espaços Extraclasse e Extraescolares
Os objetivos das atividades abaixo relatadas foram buscar o enriquecimento e promover a diversificação do repertório de estratégias pedagógicas dos bolsistas ID, através da exploração do potencial pedagógico dos espaços extraclasse e extraescolares.
Em sequência à metodologia desenvolvida no ano anterior, de visitas à museus como estratégia didática, em 2015 os bolsistas ID foram estimulados a inserir em seus planos de aulas de Ciências e/ou Biologia excursões para os jardins da escola para ensinar no local, como se em um laboratório ao céu aberto, bem como convidados a visitar uma exposição sobre meio ambiente e identificar o potencial pedagógico de tal atividade. As atividades foram posteriormente discutidas em grupo, destacando-se a necessidade de planejamento prévio e, em particular, de preparo para a mediação do conhecimento nos espaços exteriores à sala de aula.
Estas atividades demonstraram grande criatividade e entusiasmo dos bolsistas ID, que manifestaram uma linguagem própria para o ensino no local, assim como capacidade de identificar os aspectos a serem potencialmente trabalhados com os alunos em uma visita à uma exposição de ciências. São resultados alentadores, como os anteriormente obtidos pelo grupo ao trabalharem com visitas de alunos a museus história natural e anatomia. A constatação dos bolsistas ID foi de que o ato pedagógico não se restringe ao espaço escolar e que estas estratégias deveriam ser mais exploradas pelas escolas. Esses movimentos revelaram para os futuros professores uma riqueza de estratégias de ensino nos espaços extraclasse e/ou extraescolares que podem promover a socialização dos alunos, ampliar seu horizonte de conhecimento, despertando seu amor à ciência e estimulando uma educação continuada para a formação do cidadão.
Fotos da atividade extraclasse
EXPLORAÇÃO DO POTENCIAL DIDÁTICO DA EXPOSIÇÃO SEMANA DO MEIO-AMBIENTE
As percepções e propostas didáticas dos bolsistas ID podem ser consultadas nos relatos abaixo: