REUNIÕES

 

  • As reuniões do Subprojeto Biologia 3 foram realizadas semanalmente, às quintas-feiras, no período das 12h30min às 14h30min, ao longo de todo o ano e com registro de frequência, contando regularmente com as presenças da coordenadora de área, dos bolsistas ID e dos dois supervisores.
  • Com uma periodicidade quinzenal, e duração de uma hora, as reuniões eram expandidas, congregando os integrantes de dois subprojetos Pibid Biologia: o 1 e o 3. Este procedimento aumentou a integração entre os grupos, possibilitando uma profícua troca de experiências e discussão de temas mais gerais, de relevância para a formação docente e aprofundamentos sobre a análise da conjuntura da educação básica no Brasil.
  • Salvo estes encontros coletivos, a estrutura e formato das reuniões do Pibid Biologia 3 seguiu o modelo já estabelecido, com êxito, no ano anterior.
  • As reuniões tiveram natureza tríplice: a) reflexão sobre a prática docente; b) formação continuada e c) direcionamento dos trabalhos.
  • Na parte reflexiva, procedeu-se a discussão sobre textos motivacionais e/ou críticos, da lavra de grandes pensadores da educação e a análise das situações do cotidiano educacional experienciadas e relatadas pelos pibidianos, utilizando-se a experiência e conhecimento dos supervisores para a compreensão das situações e possíveis formas de encaminhamento. Na etapa da formação continuada priorizou-se o aprofundamento no referencial teórico, visando à sistematização das relações entre a teoria e a prática no fazer docente, na perspectiva de uma aprendizagem significativa e problematizadora. Finalmente, na terceira parte, elegeram-se as prioridades a serem enfocadas, com o estabelecimento de objetivos, metas e prazos, além do desenvolvimento de trabalhos, propiciando aos acadêmicos a possibilidade de construir espaços de intervenção pedagógica e de desconstrução do ensino tradicional de Ciências e Biologia.
  • Estas três fases das reuniões não possuíam uma duração fixa, variando em função da natureza do tema, da fase de desenvolvimento do projeto e do período do ano letivo nas escolas parceiras.
  • Todas as reuniões foram registradas em atas, redigidas em forma livre, pelos próprios bolisistas ID, em regime de rodízio. Cabe ressaltar o crescimento na habilidade de redação ao longo do ano, com melhor organização de ideias, maior facilidade de expressão e precisão vocabular.
  • Para ter conhecimento dos referidos registros acesse:

Ata 28

Ata 29

Ata 30

Ata 31

Ata 32

Ata 33

Ata 34

Ata 35

Ata 36

Ata 37

Ata 38

Ata 39

Ata 40

Ata 41

Ata 42

Ata 43

Ata 44

Ata 45

Ata 46

Ata 47

Ata 48

Ata 49

Ata 50

Ata 51

Ata 52

Ata 53

Ata 54

Ata 55

Ata 56