Biologia 3 > Páginas > 6.8 Reuniões
REUNIÕES
- As reuniões do Subprojeto Biologia 3 foram realizadas semanalmente, às quintas-feiras, no período das 12h30min às 14h30min, ao longo de todo o ano e com registro de frequência, contando regularmente com as presenças da coordenadora de área, dos bolsistas ID e dos dois supervisores.
- Com uma periodicidade quinzenal, e duração de uma hora, as reuniões eram expandidas, congregando os integrantes de dois subprojetos Pibid Biologia: o 1 e o 3. Este procedimento aumentou a integração entre os grupos, possibilitando uma profícua troca de experiências e discussão de temas mais gerais, de relevância para a formação docente e aprofundamentos sobre a análise da conjuntura da educação básica no Brasil.
- Salvo estes encontros coletivos, a estrutura e formato das reuniões do Pibid Biologia 3 seguiu o modelo já estabelecido, com êxito, no ano anterior.
- As reuniões tiveram natureza tríplice: a) reflexão sobre a prática docente; b) formação continuada e c) direcionamento dos trabalhos.
- Na parte reflexiva, procedeu-se a discussão sobre textos motivacionais e/ou críticos, da lavra de grandes pensadores da educação e a análise das situações do cotidiano educacional experienciadas e relatadas pelos pibidianos, utilizando-se a experiência e conhecimento dos supervisores para a compreensão das situações e possíveis formas de encaminhamento. Na etapa da formação continuada priorizou-se o aprofundamento no referencial teórico, visando à sistematização das relações entre a teoria e a prática no fazer docente, na perspectiva de uma aprendizagem significativa e problematizadora. Finalmente, na terceira parte, elegeram-se as prioridades a serem enfocadas, com o estabelecimento de objetivos, metas e prazos, além do desenvolvimento de trabalhos, propiciando aos acadêmicos a possibilidade de construir espaços de intervenção pedagógica e de desconstrução do ensino tradicional de Ciências e Biologia.
- Estas três fases das reuniões não possuíam uma duração fixa, variando em função da natureza do tema, da fase de desenvolvimento do projeto e do período do ano letivo nas escolas parceiras.
- Todas as reuniões foram registradas em atas, redigidas em forma livre, pelos próprios bolisistas ID, em regime de rodízio. Cabe ressaltar o crescimento na habilidade de redação ao longo do ano, com melhor organização de ideias, maior facilidade de expressão e precisão vocabular.
- Para ter conhecimento dos referidos registros acesse: