Biologia 3 > Páginas > 5.1. Atividades nas Escolas 2014
- Os bolsistas ID foram originalmente divididos em dois grupos de trabalho, oito deles foram designados para desenvolver as atividades no Colégio Estadual Sebastião Saporski, sob a supervisão da Profa. Caroline Michelle Fogaça de Souza e os outros seis no Colégio Estadual Júlio Mesquita, sob a supervisão do Prof. Noemir Albenir Amaral.
- No CE Sebastião Saporski os pibidianos compareciam uma vez por semana e faziam o acompanhamento de todas as turmas: 7º A, B e C, uma vez que todas as turmas tinham 3 aulas semanais de Biologia, distribuídas nas segundas, terças e quintas-feiras.
- Já no CE Júlio Mesquita, os bolsistas ID compareciam duas vezes por semana, por um período menor e acompanhavam uma única turma: o 8ºC ou o 8ºD, com 2 aulas nas quintas e 1 aula às sextas-feiras ou vice-versa.
- A proposta do projeto é um sistema de rodízio sendo que, para o próximo ano, os alunos devem mudar de colégio para vivenciar realidades escolares, formas de acompanhamento das turmas e estilos de supervisão diferentes.
- As atividades nas escolas parceiras foram desenvolvidas pelos bolsistas ID vinculados ao Subprojeto Biologia 3 durante todo o anos de 2014, com a orientação da coordenadora de área e dos respectivos supervisores e apresentaram duas naturezas distintas: atividades didáticas e atividades complementares.
ATIVIDADES DIDÁTICAS
- As atividades didáticas desenvolvidas pelos bolsistas ID estão aqui consubstanciadas, na forma de planos de aula, roteiros de aulas práticas e relatos das aulas ministradas. Tiveram o objetivo de capacitar, progressivamente, os bolsistas ID para intervenções seguras no âmbito escolar, partindo de atividades simples de observação e monitoria junto às turmas designadas e culminando com o exercício da prática docente propriamente dita.
- Todas as atividades foram previamente planejadas, com a orientação da coordenadora do projeto e dos respectivos supervisores, e com base em referenciais teóricos, especialmente orientados para uma abordagem problematizadora do ensino de Ciências/ Biologia. Nesse planejamento, foram previstas as ações e os procedimentos que os bolsistas ID iriam realizar junto a seus alunos, a delimitação dos conteúdos para as séries previstas, a organização das atividades discentes e da experiência de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos e a previsão de formas alternativas da ação para superar as eventuais dificuldades encontradas.
- Para conhecer os produtos dessas diversas atividades, visite nossas páginas:
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Foram as seguintes atividades complementares realizadas (links de acesso):
Revitalização de Laboratórios
Iniciação Científica
Atividades de Integração Ensino-Extensão