Biologia 3 > Páginas > 6.1. Atividades nas Escolas 2015
Atividades nas Escolas 2015
- Os bolsistas ID foram originalmente divididos em dois grupos de trabalho, seis deles foram designados para desenvolver as atividades no Colégio Estadual Ermelino de Leão, sob a supervisão da Profa. Caroline Michelle Fogaça de Souza e os outros oito no Colégio Estadual Júlio Mesquita, sob a supervisão do Prof. Noemir Albenir Amaral.
- Em ambos os colégios os pibidianos faziam o acompanhamento de uma ou duas turmas. No CE Ermelino de Leão, turmas de 1º e 2º anos do Ensino Médio. Já no CE Júlio Mesquita, os bolsistas ID acompanhavam as turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
- A proposta do projeto é um sistema de rodízio sendo que, para o próximo ano, os alunos devem mudar de colégio para vivenciar realidades escolares, formas de acompanhamento das turmas e estilos de supervisão diferentes.
- Alguns bolsistas Pibid tiveram a oportunidade de, durante 2015, atuar em amabas as escolas.
- As atividades nas escolas parceiras foram desenvolvidas pelos bolsistas ID vinculados ao Subprojeto Biologia 3 durante todo o ano de 2015, com a orientação da coordenadora de área e dos respectivos supervisores e apresentaram duas naturezas distintas: atividades didáticas e atividades complementares.
ATIVIDADES DIDÁTICAS
- As atividades didáticas desenvolvidas pelos bolsistas ID estão aqui consubstanciadas, na forma de unidades didáticas, planos de aula e relatos das aulas ministradas. Tiveram o objetivo de capacitar, progressivamente, os bolsistas ID para intervenções seguras no âmbito escolar, partindo de atividades simples de observação e monitoria junto às turmas designadas e culminando com o exercício da prática docente propriamente dita.
- Todas as atividades foram previamente planejadas, com a orientação da coordenadora do projeto e dos respectivos supervisores, e com base em referenciais teóricos, especialmente orientados para uma abordagem problematizadora do ensino de Ciências/ Biologia. Nesse planejamento, foram previstas as ações e os procedimentos que os bolsistas ID iriam realizar junto a seus alunos, a delimitação dos conteúdos para as séries previstas, a organização das atividades discentes e da experiência de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos e a previsão de formas alternativas da ação para superar as eventuais dificuldades encontradas.
- Para conhecer os produtos dessas diversas atividades, visite nossas páginas:
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Foram as seguintes atividades complementares realizadas (links de acesso):
Atividades de Integração Ensino-Extensão