Biologia 3 > Páginas > 6.1.1. Unidades Didáticas
A elaboração de unidades didáticas objetivou o desenvolvimento e o exercício de planejamento das ações pedagógicas.
Para a elaboração da UD o(s) aluno(s) foram orientados para pautar-se pela seguinte estrutura básica: a) Referência/síntese, indicando a fonte ou fontes principais de referência sobre a justificativa do trabalho e conter uma síntese do conteúdo e indicações desta(s) fonte(s) . A referência principal para a escolha da unidade didática é o bloco de conteúdos indicados nos PCN´s de Biologia; b) Proposta/justificativa em que deveriam apresentar a forma de tratamento do tema a ser expressa nas atividades.; c) Atividades: Para fins de organização das atividades, deveriam ser especificados no início de cada atividade a Unidade Didática e o bloco de conteúdos a que se refere e, a seguir, a seguir o desenvolvimento da atividade (planejamento), contendo os objetivos e a descrição e desenvolvimento das ações pedagógicas.
O passo inicial foi a delimitação de um tema de interesse dos bolsistas ID que compusessem os conteúdos preconizados de Ciências e/ou Biologia para as séries escolares pretendidas. Foram considerados igualmente as experiências previas dos bolsistas e supervisores no assunto, os livros didáticos adotados e a bibliografia científica.
As abordagens escolhidas possibilitam ao estudante a construção dos conceitos biológicos de forma integrada e crescente: partindo de conceitos básicos estruturantes para compor um todo progressivamente complexo.
Diversas foram as unidades didáticas elaboradas ao longo do ano, que previam um ano letivo padrão e que podem ser acessadas a seguir:
8º ano do Ensino Fundamental
Sistema Reprodutor e Sexualidade
9º ano do Ensino Fundamental
Mecânica – Cinemática e Dinâmica
1º ano do Ensino Médio
Metabolismo Celular: Fotossíntese, Respiração Celular e Fermentação.
2º ano do Ensino Médio