A elaboração de unidades didáticas objetivou o desenvolvimento e o exercício de planejamento das ações pedagógicas.

Para a elaboração da UD o(s) aluno(s) foram orientados para pautar-se pela seguinte estrutura básica: a) Referência/síntese, indicando a fonte ou fontes principais de referência sobre a justificativa do trabalho e conter uma síntese do conteúdo e indicações desta(s) fonte(s) . A referência principal para a escolha da unidade didática é o bloco de conteúdos indicados nos PCN´s de Biologia; b) Proposta/justificativa em que deveriam apresentar a forma de tratamento do tema a ser expressa nas atividades.; c) Atividades: Para fins de organização das atividades, deveriam ser especificados no início de cada atividade a Unidade Didática e o bloco de conteúdos a que se refere e, a seguir,  a seguir o desenvolvimento da atividade (planejamento), contendo os objetivos e a descrição e desenvolvimento das ações pedagógicas. 

O passo inicial foi a delimitação de um tema de interesse dos bolsistas ID que compusessem os conteúdos preconizados de Ciências e/ou Biologia para as séries escolares pretendidas. Foram considerados igualmente as experiências previas dos bolsistas e supervisores no assunto, os livros didáticos adotados e a bibliografia científica.

As abordagens escolhidas possibilitam ao estudante a construção dos conceitos biológicos de forma integrada e crescente: partindo de conceitos básicos estruturantes para compor um todo progressivamente complexo.

Diversas foram as unidades didáticas elaboradas ao longo do ano, que previam um ano letivo padrão e que podem ser acessadas a seguir:

8º ano do Ensino Fundamental

Sistema Digestório e Nutrição

Sistema Reprodutor e Sexualidade

9º ano do Ensino Fundamental

Funções Químicas

Reações Químicas

Mecânica – Cinemática e Dinâmica

1º ano do Ensino Médio

Metabolismo Celular:  Fotossíntese, Respiração Celular e Fermentação.

2º ano do Ensino Médio

Artrópodes