• No subprojeto PIBID/UFPR Biologia 3, os bolsistas são estimulados a produzir, após cada aula ministrada, seja teórica, prática ou teórico-prática, um relato correspondente à atividade docente realizada. Os relatos de aula são, portanto, um exercício individual de reflexão sobre a prática docente. Cada pibidiano deve refletir sobre a aula ministrada, sendo convidado a responder às perguntas: "O que eu aprendi com ....", no tocante aos seguintes itens:
  • a) Postura: (como o pibidiano se sentiu como professor: seguro, inseguro, ansioso, tranquilo, preocupado, etc.)
  • b) Metodologia: (foi adequada, inadequada, despertou interesse, o que pode ser modificado para uma próxima aula, etc.)
  • c) Uso do tempo: (foi adequado, sobrou tempo, faltou tempo, poderia ser melhor aproveitado, etc.).
  • d) Sobre o conteúdo: (não trata-se do que o ministrante aprendeu sobre o conteúdo. O conteúdo deve ser conhecido previamente. Trata-se de como o conteúdo deve ser ministrado: por ex. fazer uma pequena revisão da aula anterior, o conteúdo teria sido melhor compreendido com uma contextualização prévia, seria melhor aproveitado se invertesse a ordem com outro tema, etc.).
  • e) Infraestrutura: foi suficiente ou inadequada, surgiram imprevistos em relação aos equipamentos, à reserva de salas especiais, etc.
  • Expectativas
  • a)Cumpridas: os objetivos foram atingidos, os alunos demostraram interesse, fizeram perguntas, resolveram os exercícios com facilidade, etc.
  • b)Não satisfeitas: os alunos estavam dispersos, os alunos não souberam responder os exercícios, etc.
  • Conclusão:
  • Aqui o pibidiano reflete o que modificaria ao ministrar a mesma aula novamente e o que manteria por ter funcionado bem.
  • Na sequência as principais questões dos relatos são discutidas e as experiência partilhadas com todo o grupo do subprojeto Biologia 3.
  • RESULTADOS OBSERVADOS: A prática da produção de relatos de aulas tem progressivamente revelado uma maturidade crescente e reflexões mais profundas. Veja nos arquivos a seguir exemplos de relatos de aulas produzidos pelos futuros professores.
  • Para conhecer os relatos produzidos acesse:

SISTEMA REPRODUTOR E SEXUALIDADE

Sistema reprodutor masculino 1

Sistema reprodutor masculino 2

Sistema reprodutor feminino 1

Sistema reprodutor feminino 2

Ciclo menstrual e gravidez 1

Ciclo menstrual e gravidez 2

Métodos contraceptivos

Doenças sexualmente transmissíveis

Métodos contraceptivos e DSTs

Sexualidade

Caixa de dúvidas 1

Caixa de dúvidas 2

SISTEMA DIGESTÓRIO E NUTRIÇÃO

Nutrientes e suas fontes

Introdução ao Sistema Digestório

Sistema digestório 1

Sistema digestório 2

Nutrição humana 1

Nutrição Humana 2

Órgãos anexos e doenças associadas ao Sistema Digestório

MECÂNICA: CINEMÁTICA E DINÂMICA

Introdução à Cinemática

Cinemática 1

Cinemática 2

Cinemática 3

Cinemática 4

Cinemática 5

Cinemática 6

Velocidade Média e MRU 1

Velocidade Média e MRU 2

Aceleração e MRUV 1

Aceleração e MRUV 2

Aceleração e MRUV 3

FUNÇÕES QUÍMICAS

Cinética química

Equações químicas

Quiz Funções químicas

Reações Químicas e Reações Físicas

REAÇÕES QUÍMICAS

Reações e Equações Químicas

Reações de Deslocamento (Simples Troca), Reações de Dupla Troca e Estados Físicos da Matéria

METABOLISMO CEULAR: FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO

Respiração Celular e Fotossíntese

Respiração Celular

Fotossíntese

Fotossíntese (prática)

Fermentação

ARTRÓPODES

Artrópodes e Insetos

Aracnídeos e Miriápodes 1

Aracnídeos e Miriápodes 2

Aracnídeos e Miriápodes 3

Transgênicos 1

Transgênicos 2