Biologia 3 > Páginas > 6.1.3. Relatos de Aulas
- No subprojeto PIBID/UFPR Biologia 3, os bolsistas são estimulados a produzir, após cada aula ministrada, seja teórica, prática ou teórico-prática, um relato correspondente à atividade docente realizada. Os relatos de aula são, portanto, um exercício individual de reflexão sobre a prática docente. Cada pibidiano deve refletir sobre a aula ministrada, sendo convidado a responder às perguntas: "O que eu aprendi com ....", no tocante aos seguintes itens:
- a) Postura: (como o pibidiano se sentiu como professor: seguro, inseguro, ansioso, tranquilo, preocupado, etc.)
- b) Metodologia: (foi adequada, inadequada, despertou interesse, o que pode ser modificado para uma próxima aula, etc.)
- c) Uso do tempo: (foi adequado, sobrou tempo, faltou tempo, poderia ser melhor aproveitado, etc.).
- d) Sobre o conteúdo: (não trata-se do que o ministrante aprendeu sobre o conteúdo. O conteúdo deve ser conhecido previamente. Trata-se de como o conteúdo deve ser ministrado: por ex. fazer uma pequena revisão da aula anterior, o conteúdo teria sido melhor compreendido com uma contextualização prévia, seria melhor aproveitado se invertesse a ordem com outro tema, etc.).
- e) Infraestrutura: foi suficiente ou inadequada, surgiram imprevistos em relação aos equipamentos, à reserva de salas especiais, etc.
- Expectativas
- a)Cumpridas: os objetivos foram atingidos, os alunos demostraram interesse, fizeram perguntas, resolveram os exercícios com facilidade, etc.
- b)Não satisfeitas: os alunos estavam dispersos, os alunos não souberam responder os exercícios, etc.
- Conclusão:
- Aqui o pibidiano reflete o que modificaria ao ministrar a mesma aula novamente e o que manteria por ter funcionado bem.
- Na sequência as principais questões dos relatos são discutidas e as experiência partilhadas com todo o grupo do subprojeto Biologia 3.
- RESULTADOS OBSERVADOS: A prática da produção de relatos de aulas tem progressivamente revelado uma maturidade crescente e reflexões mais profundas. Veja nos arquivos a seguir exemplos de relatos de aulas produzidos pelos futuros professores.
- Para conhecer os relatos produzidos acesse:
SISTEMA REPRODUTOR E SEXUALIDADE
Sistema reprodutor masculino 1
Sistema reprodutor masculino 2
Doenças sexualmente transmissíveis
SISTEMA DIGESTÓRIO E NUTRIÇÃO
Introdução ao Sistema Digestório
Órgãos anexos e doenças associadas ao Sistema Digestório
MECÂNICA: CINEMÁTICA E DINÂMICA
FUNÇÕES QUÍMICAS
Reações Químicas e Reações Físicas
REAÇÕES QUÍMICAS
Reações de Deslocamento (Simples Troca), Reações de Dupla Troca e Estados Físicos da Matéria
METABOLISMO CEULAR: FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO
Respiração Celular e Fotossíntese
ARTRÓPODES