Biologia 3 > Páginas > 5.2.2. Visitação a Museus
- Os museus de ciências são espaços de formação docente. Há necessidade do desenvolvimento de um trabalho intenso na formação docente para participação como mediadores em ações de alfabetização científica, que incluam museus de ciências, ainda durante sua formação inicial.
- Em função do grande potencial educativo dos museus, os futuros professores devem ter formação para atuar nesse intercâmbio entre o espaço escolar e o extraescolar. Os futuros professores devem desenvolver habilidades para utilizar e explorar os recursos dos museus, visando à melhoria da formação científica de seus alunos. A atividade de visitação aos museus do Subprojeto Biologia 3 tem a finalidade de promover essa formação.
- Enquanto futuros professores na educação básica, os bolsistas ID podem ocupar posição privilegiada para acompanhar seus alunos em visita aos museus de ciências, pelo conhecimento que já tem de sua turma e, especialmente, da dinâmica de funcionamento de espaços como esses. Tendo em vista sua interação constante em sala de aula, os pibidianos podem melhor encadear as aprendizagens no museu com aquelas em desenvolvimento nas escolas.
- E mais, as pessoas só podem amam aquilo o que conhecem. Necessário se faz apresentar às novas gerações os museus, cujo acervo documenta a história e os avanços artísticos, científicos e tecnológicos da humanidade. Estudos recentes defendem a noção de que o aprendizado é um processo de mudança conceitual, e mesmo cultural, ao invés da mera absorção de um conhecimento transmitido. Assim sendo, a instituição-museu é o espaço ideal para a criação de uma cultura de amor ao saber.
- No tocante ao conhecimento biológico, o papel educativo dos Museus de Ciências Naturais aponta para uma adaptação das ideias de Paulo Freire – inspirada no seu conceito de “palavra geradora” –, para o ensino de Ciências e Biologia a partir dos objetos. São espaços surpreendentes, capazes de oferecer uma experiência ao mesmo tempo educativa e divertida.
- Em acréscimo, a visitação aos museus do Setor de Ciências Biológicas traz aos alunos uma experiência do ambiente universitário e, tratando-se, em particular, de alunos de escolas públicas lhes reforça a noção de cidadania, trazendo-lhes a possibilidade de integração presente ou futuras no grande espaço público da UFPR.
MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS
- O Museu de Ciências Naturais da Universidade Federal do Paraná desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de educação científica, popularização da ciência e outras áreas específicas das Ciências Biológicas.
- Painéis, balcões, vitrines, modelos, fósseis e peças taxidermizadas são as principais atrações do espaço expositivo do museu. Criado em 1994, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de educação científica, popularização da ciência e outras áreas específicas das ciências biológicas.
- Ainda entre as atrações está uma grande parede com dez lóculos individualizados, constituídos de terrários, aquários e aquaterrários, onde o visitante recebe orientações sobre animais vivos, como: serpentes, lagartos, tartarugas, peixes, anfíbios e outros. Tem, ainda, um terrário externo onde existem plantas da região da Serra do Mar, alguns animais vivos e um pequeno tanque com água.
- O elemento da ação interativa é o monitor, que faz a intermediação entre o visitante e o material expositivo, fazendo-o relacionar, refletir, raciocinar e desenvolver sua criatividade ao longo da “viagem” entre os seres vivos.
MUSEU DE ANATOMIA
- O Museu de Anatomia conta em seu acervo com um grande número de peças anatômicas, divididos em ossos, vísceras humanas preparadas, peças antômicas preservadas em acrílico e peças em látex e cera. Apresenta duas alas distintas: anatomia humana e anatomia comparada, apresentando um grande número de animais taxidermizados. Apesar da grande variedade e da riqueza das peças existentes no espaço, lamentavelmente, este ainda é desconhecido do grande público.
ATIVIDADE DE VISITAÇÃO
- No segundo semestre de 2014 foram agendadas, por inciativa do Subprojeto Biologia 3, visitas ao Museu de Ciências Naturais para alunos das escolas parceiras. Os bolsistas do subprojeto Biologia 3 participaram ativamente do monitoramento e orientação das visitas.
- Foram atendidas três turmas do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Sebastião Saporski, totalizando aproximadamente 90 alunos, devidamente acompanhados por sua professora e supervisora do Pibid, Profa. Caroline Fogaça de Souza e outros professores do Colégio. Em função do número de alunos foram necessárias duas visitas em dias distintos (29/09 e 02/10). No Colégio Estadual Júlio Mesquita, a atividade envolveu duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, com cerca de 60 estudantes, contando com o acompanhamento do Prof. Noemir Albenir Amaral, supervisor do Pibid junto ao projeto, igualmente auxiliado por outros professores da escola.
- A visitação aos museus envolveu um total de 150 alunos, cinco professores de ensino fundamental das escolas parceiras e a totalidade dos bolsistas ID do projeto. A avaliação por parte dos alunos e professores foi extremamente positiva.
- De particular relevância e, materializando essa aprovação, foi o fato de, alguns dias depois da visita, 3 alunos do Colégio Júlio Mesquita terem vindo estudar Biologia com o auxílio das peças do Museu de Anatomia.
- As imagens das visitas podem ser acessadas nos links abaixo:
Visita aos Museus de Anatomia e de Ciências Naturais - Colégio Estadual Júlio Mesquita
Visita aos Museus de Anatomia e de Ciências Naturais - Colégio Estadual Sebastião Saporski