Biologia 3 > Páginas > 5.3. Materiais Didáticos
- Para o desenvolvimento de suas atividades nas escolas os bolsistas ID desenvolveram uma série de materiais didáticos, como pranchas ilustrativas, apresentações em power point, lâminas de microscopia, modelos e maquetes didáticas, exercícios de fixação, etc. A maioria destes materiais foi elaborado para a apresentação de temas programáticos específicos e estão apresentados nas seções Roteiros de aulas e Oficina Pedagógica.
- Particular destaque, por seu maior alcance e grau de elaboração, são os materiais didáticos virtuais produzidos por bolsistas ID ou com sua participação direta, nos trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos nos âmbitos dos subprojetos Biologia 1 e 3.
- A importância crescente destes materiais decorre do fato que a educação através da experimentação promove importantes contribuições no ensino e aprendizagem de ciências e biologia. Entretanto, dificuldades de logística e custos são inerentes ao processo. Atentando-se para esta realidade, o desenvolvimento de recursos virtuais, de baixo custo e facilidade de acesso, que venham a auxiliar o docente no planejamento e implementação de aulas de ciências e biologia, podem ser instrumentos valiosos de ensino-aprendizagem.
- Os materiais desenvolvidos foram:
Modelo virtual de Célula Interativa 3D
- Trata-se de um modelo tridimensional de uma célula animal desenvolvido para o ensino de biologia celular no Ensino Médio. A célula 3D traz as informações científicas pertinentes e sua interatividade possibilita que o estudante navegue pelas estruturas celulares. Tal recurso apresenta grande potencial para a superação das dificuldades usualmente encontradas pelos aprendizes na construção de uma imagem mental sobre a célula e concretize seus conhecimentos sobre as estruturas e funções celulares.
- A célula 3D foi desenvolvida por uma bolsista do PIBID Biologia 3, sob a orientação compartilhada das coordenadoras dos subprojetos Biologia 1 e 3.
- Para conhecer mais sobre a Célula 3D acesse:
http://www.nuepe.ufpr.br/blog/?page_id=663
Atlas Virtual do Corpo Humano
- O atlas virtual consiste em versão interativa e em cores das lâminas histológicas do acervo do Departamento de Biologia Celular da UFPR. Esse material didático possui um apelo visual contemporâneo e grande interatividade, em sintonia com a realidade cultural em que estão inseridos os alunos. A abordagem integrada do atlas propicia analisar os tecidos epitelial, conjuntivo e muscular em uma arquitetura definida e a consequente compreensão das suas relações espaciais e funcionais em diferentes órgãos. Em acréscimo, permite a construção pelo aluno de seu próprio roteiro de aprendizagem, através da dinâmica de navegação entre as lâminas histológicas.
- Participaram na sua elaboração um estudante do Programa Licenciar e duas bolsistas ID, vinculadas aos subprojetos Biologia 1 e 3.
- Para conhecer o Atlas Virtual acesse:
http://www.nuepe.ufpr.br/blog/?page_id=293
Avaliação de Materiais Didáticos
- Os pibidianos do subprojeto Biologia 3 tiveram como uma de suas atividades iniciais a análise dos livros didáticos distribuídos pelo Plano Nacional do Livro Didático - PNLD. Mereceram particular atenção as coleções Observatório de Ciências e Araribá Ciências, obras coletivas concebidas e produzidas pela Editora Moderna, por serem adotadas, respectivamente, pelos Colégios Estaduais Sebastião Saporski e Julio Mesquita.
- Os bolsistas ID trabalharam em sistema de rodízio, de forma que todos pudessem ter acesso aos livros dos 4 anos do Ensino Fundamental 2. Desta forma, puderam se inteirar dos conteúdos programáticos de Ciências ministrados para os diferentes anos, além de se familiarizar com a linguagem utilizada, as estratégias de ensino empregadas e as atividades propostas. Na sequência, as percepções dos bolsistas foram discutidas nas reuniões gerais, para troca de ideias e experiências. A análise dos livros e as discussões relativas antecederam às intervenções dos bolsistas nas escolas, servindo de embasamento prévio.
- Ao longo do ano prosseguiram nesta atividade de avaliação com a pesquisa de bibliografia para o preparo de seus planos de aula e roteiros de aula práticas. Tiveram, igualmente, oportunidade de visitar diversos sites da internet, de credibilidade científica muito variável, exercitando o espírito crítico sobre as informações disponíveis, postura indispensável para educadores.
Avaliação do Zoológico Virtual
- Merece registro a atividade de avaliação dos pibidianos do material didático interativo denominado Zoológico Virtual.
- Consiste numa página virtual/blog, que explora imagens e informações sobre os animais em exposição no Zoológico Municipal de Curitiba, desenvolvido para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Como recurso adicional, com potencial de uso independente ou complementar, apresenta um folder educativo que apresentando as cinco classes de vertebrados e suas principais características. O Zoológico Virtual pode ser utilizado como auxiliar nas aulas sobre Zoologia, seja na introdução aos temas, durante o desenvolvimento das aulas ou como revisão, na retomada dos conteúdos.
- O desenvolvimento e avaliação do Zoológico Virtual resultou num Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPR, coorientado pelas coordenadoras do subprojeto Biologia 1 e 3 e contou com a participação ativa dos bolsistas ID na avaliação dos materiais e na validação dos resultados.
- Para conhecer mais sobre o Zoológico Virtual acesse: