Biologia 3 > Páginas > 6.1.4.Blog Educativo BIOBID
CONSTRUÇÃO E ATUALIZAÇÃO PERMANENTE DO BLOG EDUCATIVO BIOBID
A tecnologia tem se mostrado forte aliada do ensino nas escolas, a partir da utilização de ferramentas como projetores multimídia, notebooks e outros recursos de informática. Professores que optam pela inclusão da tecnologia em sala de aula, ao empregá-la com responsabilidade e moderação, têm registrado resultados alentadores.
Nesse contexto, os blogs podem vir a ser importantes ferramentas na área educacional, vez que promovem grande interação entre os jovens, além de compartilhamento de informações e ideias, possibilitando a construção de conhecimentos de forma colaborativa. No entanto, alguns professores têm enfrentado dificuldades para colocá-las em prática, seja por falta de domínio da tecnologia ou de infraestrutura nas escolas. Porém, a principal dificuldade reside no paradigma emergente. Ao professor não basta ser detentor das informações ou ter domínio instrumental do equipamento. São igualmente necessários esforços e habilidades docentes no sentido de despertar a participação e criticidade dos alunos, fazendo com que realizem as atividades e construam seus próprios conhecimentos. Estudos mais aprofundados sobre o tema são importantes para a verificação da real contribuição dessa metodologia para o ensino e aprendizagem, bem como imprescindível se faz a capacitação dos docentes para que possam utilizar o recurso com segurança.
Visando explorar essa promissora possibilidade, foi criado um blog, o “Biobid”, integralmente desenvolvido pelos estudantes do curso de Ciências Biológicas da UFPR, bolsistas ID do subprojeto Biologia 3 do PIBID. Pretende-se que o “Biobid” possa visa servir de instrumento de comunicação entre universidade-escola, auxiliar nas aulas dos professores e trazer informações importantes aos estudantes. O blog foi criado em uma plataforma livre (WordPress), que possibilita o acesso por intermédio de celulares, computadores (tanto pessoais quanto os da escola) e tablets. Os temas abordados têm relação com o ensino da biologia e são complementares às atividades a serem desenvolvidas pelos pibidianos nas escolas.
O Biobid apresenta-se dividido em três grandes áreas: BioMundo, BiobidNews e Jovem em Foco, subdivididas em temas de interesse da comunidade estudantil e trazendo uma linguagem diferenciada e lúdica, que atende à faixa etária e nível de ensino da população alvo. Os bolsistas ID são os autores dos textos que alimentam o blog e também do personagem central o “Professor Jaguatirica”.
Neste viés, o objetivo da construção do blog foi promover a capacitação dos bolsistas ID na criação e manejo de ferramentas tecnológicas com potencial educativo. No caso específico do blog Biobid o objetivo foi a construção de instrumento de comunicação entre universidade-escola e auxiliar nas aulas dos professores, possibilitando o compartilhamento de informações e a construção de conhecimentos de forma colaborativa.
A atividade de criação do blog foi um fator de integração de todo o grupo, estimulando a capacidade de trabalho em equipe, busca de consenso e criatividade. De maneira semelhante, reforçou nos bolsistas a consciência de que esforços e habilidades docentes são necessários para despertar a participação dos alunos, fazendo com que realizem as atividades e construam seus próprios conhecimentos. A atividade igualmente favoreceu a discussão dos conteúdos biológicos apresentados na mídia e a reflexão do papel fundamental do professor no desenvolvimento do espírito crítico dos alunos.
A divulgação do blog nas escolas parceiras foi fator de realização dos bolsistas ID, orgulhosos de seu trabalho e da boa receptividade pelos alunos. A longo prazo espera-se que o blog se popularize nas escolas, com o envolvimento crescente de professores e estudantes, logrando resultados tão satisfatórios com o uso dessa ferramenta, quanto obtiveram outros projetos semelhantes do grupo na UFPR.
Para maior conhecimento do Biobid, acesse:
Textos produzidos para o Biobid:
A felicidade está na sua cabeça
Infidelidade e expansão de nossa espécie?