• O ensino de Ciências/Biologia requer tempo e ambientes propícios, sendo que o ensino em sala de aula e no laboratório devem andar juntos, pois ao explicar um conceito científico de forma teórica e prática o professor pode estar propiciando um melhor entendimento e compreensão dos conceitos para os seus alunos.
  • Porém, o Ensino de Ciências nas escolas públicas enfrenta muitas deficiências, seja pela falta de laboratório de Ciências na escola, pelo não uso desse laboratório que muitas vezes se encontra em más condições de funcionamento, pela falta de material didático ou ainda pela má formação do professor. Estes fatores podem tornar o Ensino de Ciências/Biologia pouco atrativo aos alunos que acabam por não se interessar pelo conteúdo e pela aprendizagem das Ciências.
  • Através de um diagnóstico inicial realizado pelos bolsistas ID, identificou-se que as práticas de Biologia previstas para o desenvolvimento das propostas do Subprojeto Biologia 3 enfrentariam dois tipos distintos de dificuldades. Ambas as escolas parceiras possuíam laboratórios amplos e com espaço adequado, porém no Colégio Estadual Sebastião Saporski o laboratório era um espaço esquecido e pouco utilizado e no Colégio Estadual Júlio Mesquita o estado de conservação do laboratório estava inadequado, impossibilitando seu uso para o ensino de Ciências.
  • A revitalização dos laboratórios foi de suma importância para os alunos, supervisores e bolsistas ID, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais qualificada e, aos professores e licenciandos, a realização pessoal e profissional de ver seus alunos aprenderem através das aulas práticas.
  •  
  • a) Ações no Laboratório de Ciências do CE Sebastião Saporski
  • As ações foram simples, envolvendo uma organização básica e destinação de materiais em desuso ou com prazo de validade vencida, sob a orientação da supervisora Profa. Caroline Souza. O grande esforço concentrou-se na ocupação efetiva do espaço, com a elaboração de roteiros de aulas práticas para os 7º anos e no desenvolvimento das atividades previstas, com grande êxito e envolvimento dos alunos.

Link para roteiros de aula prática
Link para álbum de Aulas Práticas Saporski

  • b) Ações no Laboratório de Ciências do CE Júlio Mesquita
  • Neste caso, as ações envolveram maior empenho, visto as condições precárias em que o espaço se encontrava. Os bolsistas ID, sob a supervisão constante do Prof. Noemir Amaral, e auxílio do pessoal de apoio da escola promoveram um verdadeiro mutirão de limpeza, separação e destinação de materiais inservíveis, recuperação de materiais didáticos em condições de uso, organização geral do laboratório.
  • Uma vez revitalizado o espaço, os bolsistas ID dedicaram-se a ocupá-lo, com muito sucesso, para a realização de aulas práticas para os 8º anos, baseadas nos roteiros experimentais, modelos didáticos e materiais didáticos especificamente elaborados para a exploração dos temas em estudo.
  • Para conhecer a evolução dos trabalhos acesse:

Link para álbum Revitalização do laboratório
Link para Roteiros de Aulas Práticas
Link para álbum de Aulas Práticas J Mesquita