Participação em oficinas didático-pedagógicas

 

A participação dos bolsistas ID do subprojeto Biologia 3 em oficinas didático-pedagógicas tem sido muito estimulada com o principal propósito de propiciar sua vivência com experiências didático-pedagógicas reais. As oficinas de ensino são uma forma de ensinar e aprender, mediante a realização de algo feito coletivamente. Caracteriza, portanto, uma modalidade de ação.

O entendimento é que, a habitualidade de frequência e participação efetiva nessas atividades favorece a possibilidade de se promover uma formação abrangente e que responda às necessidades e barreiras impostas pela carreira docente.

Em 20 de junho de 2015 os bolsistas ID do subprojeto Biologia 3 tiveram a oportunidade de participar de oficinas didático-pedagógicas diversas, ofertadas durante o V Seminário Institucional do PIBID: O PIBID/UFPR e a formação de professores".  Em todas as oficinas promoveu-se a integração entre a teoria e a prática docente. Os pibidianos compartilharam suas experiências de participação nas diferentes oficinas nas reuniões reflexivas do grupo, após o que foram estimulados a registrarem suas impressões por escrito.

As oficinas didático-pedagógicas frequentadas promoveram a investigação, a ação, a reflexão, combinando o trabalho individual e a tarefa socializadora, garantindo a unidade entre a teoria e a prática. A contar de seus depoimentos e relatos escritos pode-se perceber que a experiência foi muito valiosa para a formação dos bolsistas ID e que a participação em oficinas pedagógicas favorece o desenvolvimento da autonomia dos futuros professores.

A oficina “A Produção de Texto a Partir do Contexto” foi ministrada pelo Professor Altair Pivovar em 27/06/2015, com duração de 4 horas, e ofertada para os bolsistas ID, supervisores e coordenadores de área dos subprojetos do Pibib Biologia. A iniciativa foi do Prof. Marco Randi (Biologia 2) e reuniu cerca de 50 pessoas no 5º andar do prédio Dom Pedro I da UFPR. A atividade foi eminentemente interativa e prendeu a atenção dos participantes, explorando diferentes linguagens através de dinâmicas, jogos e exemplos que demonstraram muitos dos equívocos que ocorrem na prática escolar clássica sobre a leitura e a produção escrita.

A participação na oficina foi muito proveitosa, em especial para os bolsistas ID dos subprojetos da Biologia, presentes em número expressivo, levando a uma reflexão sobre a produção de texto (tarefa que permeia quase todas as disciplinas escolares) e outros processos que levam a ineficiência no aprendizado. Nas discussões que permearam toda a atividade os pibidianos puderem perceber que a habilidade de ler é o primeiro passo para a assimilação dos valores sócio históricos. E a escrita, associada à leitura é uma condição indispensável à vida em sociedade. Desta forma, a concepção da leitura como prática social, privilegia a formação de leitores competentes, e por isso mesmo bons produtores de textos. A atividade, além de propiciar a integração com os pibidianos dos demais subprojetos, contribuiu de forma significativa para o entendimento de diferentes linguagens e diretrizes para produção de um bom texto. Segundo a opinião dos próprios bolsistas ID, eventos desta natureza são de extrema importância para a capacitação dos futuros docentes.

Os relatos dos bolsistas ID sobre sua participação nas oficinas pode ser consultado abaixo:

O Texto a partir do Contexto

Danças circulares

Do cotidiano para a sala de aula

Jogos Teatrais para Salas de Aula 1

Jogos Teatrais para Salas de Aula 2

Jogos Teatrais para Salas de Aula 3

Mediação de leitura e produção textual.

O Sensoriamento Remoto como ferramenta didática para o diagnóstico de   problemas ambientais 1

O Sensoriamento Remoto como ferramenta didática para o diagnóstico de problemas ambientais 2

Questões de gênero no ensino de História

Vamos jogar? Construção e uso de jogos didáticos.