Biologia 3 > Páginas > 6.1.5. Atividades de integração ensino-extensão
Atividades de Integração Ensino-Extensão
- Um dos grandes desafios da prática docente nos últimos anos do ensino fundamental e em todas as séries do ensino médio envolve questões de comportamentos de risco. Recorrentes nas escolas são: a prática sexual cada vez mais precoce e os riscos consequentes de gravidez na adolescência e transmissão das doenças sexualmente transmissíveis; drogadição e distúrbios alimentares. Pela própria natureza da disciplina, os professores de Biologia em todas as escolas, muitas vezes são solicitados para esclarecimentos de dúvidas e para orientações específicas. No entanto, muitos professores não se sentem preparados para responder a tais questões, em função da natureza delicada das mesmas. E esta restrição é natural, uma vez que a abordagem adequada de tais temas requer uma sólida preparação prévia.
- Sentindo na prática a necessidade de tal formação, em função de vivências na própria turma de alunos que acompanhavam nas respectivas escolas, alguns dos bolsistas ID se voluntariaram para acompanhar as atividades Projeto de Extensão Universitária “O Microscópio vai à Escola” e as respectivas reuniões de formação. Nesse engajamento, realizaram ao longo do ano algumas intervenções pontuais no Colégio Estadual Gottlieb Muller onde o referido projeto atuou em 2015.
- Igualmente, em 2015 o projeto atendeu às demandas do Colégio Estadual Ermelino de Leão, escola parceira do subprojeto Biologia 3.
- Em 2016 pretende-se ampliar as atividades do projeto envolvendo outras escolas, em particular o Colégio Estadual Júllio de Mesquita (também atendida pelo Biologia 3).
- As atividades do referido projeto, já em sua terceira edição e, regularmente inscrito na PROEC sob o nº13/15, envolveram a produção de folhetos informativos, manutenção de um blog educativo, apresentação de minipalestras, dinâmicas em sala de aula e grupos de discussão com a aplicação dos conhecimentos de Biologia e Ciências para a prevenção e promoção à saúde, com ênfase em comportamentos de risco, DST’s e gravidez na adolescência. A temática da drogradição foi incluída em 2015.
- A greve dos professores da rede pública de ensino não possibilitou a atuação do projeto ao longo do primeiro semestre do ano, mas no segundo semestre as atividades voltaram ao normal e foram atendidas pelo projeto 8 turmas dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e 6 turmas dos 1º e 2º anos do Ensino Médio, resultando num total aproximado de 560 alunos.
- O projeto agrega alunos dos Cursos de Medicina, Biomedicina e Ciências Biológicas. Desta forma promoveu-se um trabalho interdisciplinar, integrando, de forma concreta, o ensino e a extensão. Algumas imagens que registraram as atividades estão disponíveis no álbum:
- Para conhecer mais sobre as propostas do “Microscópio vai à Escola - 3ª Edição”, acesse: